sábado, 31 de outubro de 2009

Viagem Rodoviária Chegada em Salta

Equipe TO chegou inteira em Salta, via msg de texto, estão bem instalados, apesar de ser feriado por lá e a maioria dos hotéis estar lotada.  Reportado um calorzinho de 45 graus durante a travessia do Chaco, se fizer tanto calor não sei se conseguirei decolar com o DG...



TESTE DE BLOG POR EMAIL

Testando update no blog por email

Atacama voando por cima

Recebi o link do amigo Nader, de fotos que ele tirou durante sua visita ao Atacama, em especial a foto aérea abaixo é incrível.  Região onde irei voar nos próximos dias.





Para ver mais fotos sugiro entrar no album de fotos do Nader

Carreta TO avançando rapidamente

Após rápida passada no hotel Carimã em Foz de Iguaçu, que tem enorme estacionamento para a carreta do planador, e fica ao lado da estrada, rumo a Argentina.  Abaixo podemos ver a evolução da viagem.


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Cordilheira Norte ainda não estou lá

Imagens da parte Norte da Cordilheira dos Andes, efetuada pelo amigo Marcelo Martino, que irá voar com seu DG800b, e foi um dos instigantes para eu conhecer a região.  Que vontade de iniciar logo os voos.

A região de Chilecito fica uns 500km ao sul de Salta.a


Cordillera Velasco vista desde Chilecito La Rioja




 Plataforma de Parapentes en Famatina la Rioja



Aerodromo de Chilecito La Rioja



Cordon Velasco visto desde Chilecito

Video de Jundiai

Viagem Rodoviária, dia 1

Uma amostra dos dados do localizador SPOT, a cada 10 minutos ele lança uma posição, não funciona 100% das vezes, como o gap que dá para ver proximo a Cascavel, mas isso pode ser devido a posição do satélite que recebe as mensagens, pois o aparelho está no parabrisa do carro, e não na cabine do planador, com vista ilimitada para o céu.



Com o Spot deu para ver que o Rocco dirigiu até as 3:@0 da manhã, e saiu as 10:@0 do dia seguinte, até deu pra ver que ele está hospedado no hotel Carimã em Foz de Iguaçu.  Basta entrar no link do spot .

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Início da Expedição Andes 2009

Este início de expedição para os Andes está bastante interessante.  Após os intensos preparativos para a viagem algumas novidades.  Será a terceira vez que voarei na cordilheira, a ultima foi em 2006 .
- Equipe TO desta viagem é o Eduardo Rocco, que saiu nesta quarta feira de São Paulo, irá dirigir um poucomais tranquilo, devendo chegar em Salta, Norte da Argentina Sábado no final da tarde ou Domingo.








- A viagem terá um localizador chamado SPOT que enviará um sinal a cada 10 minutos, com isso saberei onde está a equipe TO, sem a insegurança do passado, onde uma vez fora do Brasil, com o celular na Argentina funcionando mal nas rodovias, não tinha idéia do que acontecia. Neste link dá para ver, mas parece que no início da viagem não está funcionando muito bem não.  A idéia é usar o aparelho em voo, pois ele além de enviar as coordenadas a cada 10 minutos, tem mais alguns botões, que podem servir de "pânico" preciso de ajuda, assim por diante.  Será bem interessante para a equipe TO, que ficará de sobreaviso no aeroclube.


- Fiz o seguro de automóvel "carta verde" direto na Argentina, e com isso consegui incluir a carreta do planador, que aqui no Brasil não conseguia
- No planador instalei mais 2 baterias de 6 volts, então ficou: 
  4 baterias de 12 amperes 6 volts, 2 bancos em série - 24 amp
  1 bateria de 18 amp 12volts - 18 amp
  2 baterias de 6 volts - 12amp
  Total 54 amperes, acho que deve ser suficiente, pois com o frio as baterias perdem até 50% de sua capacidade, pela baixa temperatura, o original do planador é 24 amperes, estou com o dobro, deve ser suficiente.
- Nova barraca menor e prática


A idéia desta viagem é explorar a parte mais a norte da cordilheira, com lindas paisagens quase lunares, na região que fica quase na mesma latitude de São Paulo.   Não é uma região boa de "ondas atmosféricas" portanto creio que os voos serão na maioria térmicos, antes de rumar ao sul, onde tudo muda.  Encontrarei o Marcelo Martino com se DG800b argentino e voaremos juntos.

domingo, 25 de outubro de 2009

BEBEDOURO 2009 CAMPEONATO BRASILEIRO ETAPA FINAL

Meteorologia
Na etapa final voamos 5 dos 7 dias de prova, com muita mas muita sorte mesmo.  A meteorologia esteve complicada, com tempestades destelhando casas nas cidades ao redor, o sul sendo transbordado e assim por diante.  Esse ano de El Niño deixou muita água espalhada pelo Estado de SP.  Foi o inverno mais chuvoso dos ultimos 60 dias, e arrisco dizer que uma das primaveras mais molhadas.  Francisco Galvão tentou nos ajudar, com sua planilha milagrosa, mas nem ele conseguiu fazer o tempo ser melhor.  De toda forma tivemos vários dias com base acima de de 1500m, outros entre 1000 e 1300.  Que saudade da década de 90 quando o tempo de Bebedouro foi fantástico na primavera, com anos de base acima de 2000m, e alguns dias acima de 3000 !!!


Além das frentes frias agora precisamos prever mais mudanças de tempo, ETA aquecimento Global !
Vejam o comentário do meteorologista Rubens Vilella sobre a meteorologia bagunçada do campeonato.


Não é frente. É COMPLEXO CONVECTIVO DE MESOESCALA (CCM), composto por aglomerado de CBs, move-se de W para E aprox., costuma formar a noite mas pode sobreviver no dia seguinte. Este originou-se no extremo W e NW do PR.
Assume aparência de frente no estágio maduro. Muito dificil de detectar pelos dados de superficie ou altitude. Escrevi sobre isso na AERO Magazine extensamente.



O Milton levou embora nossa sonda meteorológica, que muito fez falta, e prometeu entrega-la de volta com um novo hardware que ele mesmo desenvolveu, dentro da carcaça, vamos torcer para ver o funcionamento.  O Eitel do APP-Jundiaí também se animou a nos ajudar a melhorar a comunicação da mesma.  Aliás com seu Lambada ele zuniu nos céus de Bebedouro, mas precisou usar muito o motor (etapa SE).









Patrocinadores
A JF Citrus o nosso agradecimento por ter acreditado neste campeonato, a Red Bull e a OI que viabilizaram o 51 Campeonato Brasileiro de Voo a Vela – Planadores.
A Red Bull levou um automóvel Mini com uma lata no teto além de um Jipe Hummer, com um DJ, que deu uma grande agitada no Domingo com grande publico.  A esquadrilha OI, veio com seus antigos e bonitos aviões, fazendo sua demonstração para agradar o grande publico da cidade.
















Provas
Bem desenhadas pelas comissões de provas, foram na maioria provas de 2h30 devido a total incerteza das previsões meteorológicas, que indicavam fortes CBs, mas que no final sempre foram mais pessimistas do que a realidade.  O polígono de provas fortemente reduzido pelo Cindacta 1 de Brasília, só não foi um problema maior porque não conseguimos voar provas grandes.  Entendo que Bebedouro será inviável no futuro, se não conseguirmos melhorar o espaço aéreo, principalmente para o setor NE/E. 


Campeonato de duplas na classe Aberta
A dupla Cláudio Schmidt e João Widmer (Batata) cada um voando seu Jantar Std3, novamente mostrou estar com as garras afiadas, vencendo a maioria das provas, levando o campeonato com poucos pontos de diferença. Já outra dupla, Alberto Kunath e Celso Jafet, mas estes dentro de um só planador biplace, o DG500M, levou o terceiro lugar !!!  


Por outro lado, eu tentei voar um dia com o Cláudio Blois, e tivemos uma experiência super interessante, conseguimos voar bem juntos na alegria, porém o sofrimento foi muito grande.  Na volta do Norte, o tempo se deteriorou, e ficamos a menos de 100m do solo, eu teria pousado fora pois não tinha altura em para ligar o motorzinho do DG.  Mas por um desses milagres conseguimos nos safar aos poucos, com térmica de 0.1m/s incialmente, chegamos atrasados da prova em quase 1 hora !!! Divertido foi mas estressante também, vamos lá Blois, tentar novamente com mais calma.







Os 3 planadores da FBVV, Discus, tiveram atuações diversas, Wolfi voou muito bem, consistente, terminando em boa colocação o campeonato.  Já o Guilherme de SC, teve altos e baixos, sendo que um pouso fora arruinou seus resultados.  Braucílio de Marília está aprendendo a voar planador classe aberta, mostrou muita vontade de voar, quem sabe ano que vem avança bastante na pontuação


Classe Olímpica
O Cel. Carlos Lorenzini abriu bem a pontuação vs os demais competidors vencendo com boa margem o campeonato.  Ficou a boa nota para o estreante Jolando Gato de Marilia.  Já Fábio Pimenta do APP Jundiaí, ficou em terceiro lugar, poucos pontos atrás, marcando sua volta ao esporte, que ele deixou de praticar por uns bons 20 anos ! Bem vindo de volta.  Vários arados molhados, na segunda prova todos os planadores da classe com excessão do Daniel Czenszel pousaram fora, muitas histórias boas para contar.


Organização
Como de costume tivemos o esforço do Angelo Hermini na organização do campeonato.  Os banheiros estavam sensivelmente mais limpos graças ao esforço do Mauro.  A internet funcionou bem durante todo o campeonato, copiadora, impressora também andaram bem.  O restaurante serviu uma comida muito boa, e com a temperatura um pouco mais amena, pudemos aproveitá-lo.  Entretanto, sentimos muita falta de um aeroclube mais atuante, o perfume da secretária estava impagável não é Pirolla ? Espero que Bebedouro reative o mais rapidamente possível a atividade do aeroclube.
Vale salientar que o Vice Presidente Pontes da FBVV conseguiu na ultima hora autorização para os rebocadores irem ao campeonato sem transponder (agora exigidos) na sexta feira as 18:00 antes do início da Etapa SE, que com certeza foi ajudado pela boa vontade do Ten. Cel. Av. Carlos Henrique Kühl Nogueira, ANAC GER 4 que coordenou, dentro do órgão, as providências necessárias para a realização do 51º Campeonato Brasileiro de Vôo a Vela. 
Por outro lado eu quase quebrei o trem de pouso do planador, num dia que saí da pista um pouco antes da intersecção de asfalto, pois todos planadores chegavam ao mesmo tempo, passei por um buraco inadmissível onde estava.  Tive muita sorte, pois não entortou nada.


O Pirolla com sua paciência de Jó, fez um bom trabalho na contagem de pontos e inclusive inovou, enviamos por email os arquivos IGC, não aceitamos mais entrega de loggers, ou via pen drive ou por email mesmo.  Tivemos problemas com o sistema de handicap, que apresentou algumas distorções fortes. 


Operações foi assumido pelo Marcos, primo do Gugui, que aos poucos foi aprendendo o ofício.  A falta de experiência dele foi compensada com a firmeza em não permitir pessoas próximas do lançamento dos cabos de reboque.  Ele pesou pesou diariamente os planadores, de forma firme e incansável sob o forte sol de Bebedouro.  Gostou tanto da coisa, que já solicitou ser operações em 2010 !!!


Precisamos comprar uns 2 rádios HTs para a FBVV, e desta forma zerar os problemas de comunicação entre as decolagens e a largada.  Também sugiro comprar uma estação meteorológica mais compacta que a grandona, que foi comprada 10 anos atrás.


Agradecimentos ao:
- Angelo Hermini – Infraestrutura Bebedouro
- Flavia Schubert – Cartazes, camisetas, troféus
- José E. Pontes – Planejamento inicial, DECEA/ANAC
- Sergio Bassi – Rebocadores e AVGAS
- Thomas Milko – não posso me agradecer !







Rebocadores
No final do campeonato tínhamos 6 rebocadores, todos ajudaram a lançar os planadores rapidamente.  O veterano Emídio, de Rio Claro, ajudou a explicar aos mais novos o procedimento.  Tivemos uma operação bem fluída, com pouco stress (relativamente), alguns resgates em pistas diversas, enfim tudo funcionando.  Fica o agradecimento a tropa de Boeros barulhentos que são, mas totalmente necessários.  


Em especial agradeço aos aeroclubes abaixo e seus pilotos que cederam suas possantes máquinas de 180hp para levar os planadores a 600m de altura.



Rebocadores e Operações




Bauru         PP-GCJ           –   Carlos Magno Montacholi Junior
Ourinhos    PP-FYA           –   Danilo Pilan
Marilia        PP-HSW          –   Ana Carolina Colombera
Rio Claro   PP-GBM          –   Emidio Rosa Oliveira
CVV-CTA PP-HSU           –   Celso Vilarinho
Tatuí           PP-GEG          –   Antonio Tadeu Passareli










Reunião de pilotos





Uma reunião longa e cansativa, mas que deu uma grande mexida com o sistema de contagem de pontos da FBVV. A partir da temporada 2009/2010, passamos a adotar o handicap fixo do DaeC (Alemão) por um ano.  O sistema de handicap variável desenvolvido pela turma do saudoso José Ilton, sempre em constante evolução, apresentou problemas graves, que causaram esta decisão pela maioria dos 28 pilotos presentes (ata da assembléia arquivada na FBVV, com lista de presença assinada). Afinal o voo a vela é feito de novas experiências também !!!
Por outro lado o piloto Pontes irá liderar uma comissão para apresentar a FBVV dentro de 12 meses o sistema de handicap com melhorias necessárias, e diversas simulações, para decidirmos o futuro, após este período de experiência.


Agora temos 3 classes:
Aberta – com índice acima de 110 (planadores acima de 15m)
Standard – com índice de 93 a 110 (Libelle a ASW20)
Olimpica – com índice abaixo de 93 (KWs+PW5 etc)


Respeitando a norma dos 19% poderemos agora voar mais provas AST, desejo de todos os pilotos, que adoram voar provas de velocidade por circuito fechado, e não apenas as provas de área AAT.  A Diretoria ainda irá definir o número mínimo de planadores para evitar a unificação das classes.

Resultados da Etapa Final do 51º Campeonato Brasileiro de Voo a Vela realizado em Bebedouro






--------------------------------------------------------------------------------
CLASSIFICAÇÃO GERAL CLASSE ABERTA
--------------------------------------------------------------------------------
 1º BY    CLAUDIO EDUARDO SCHMIDT                                  JANTAR 3              4133
 2º JO    JOÃO ALEXANDRE WIDMER                                      JANTAR 3               4102
 3º HK   ALBERTO HENRIQUE KUNATH / CELSO JAFET       DG-500M 2P           3910
 4º BU   HENRIQUE AZEVEDO NAVARRO                              LIBELLE                  3864
 5º B3    WOLFRAM A H GABLER                                             DISCUS A/B            3695
 6º ER   EGON OTTO REHN                                                      ASW-22BE             3681
 7º XT   JULIO   CESAR RIBEIRO                                             NIMB.3DXT2*         3591
 8º TO   THOMAS SIGISMUNDO MILKO                                    DG-800 18m           3123
 9º CB   CLAUDIO BLOIS DUARTE                                           DG-800 18m**        3085
10º CJ   GUSTAVO HARUO DELFIN SHIGUENO                      JANTAR 3               2990
11º B1   GUILHERME PURNHAGEN                                          DISCUS A/B           2964
12º AR   ARMANDO RICARDO PUCCI                                       VENTUS 2CM         2802
13º HW  JOSÉ EDUARDO PAULETTO PONTES                     JANTAR 3               2671
14º M2   GUILHERME DIAS RIBERIO                                         JANTAR 3               2468
15º B2   BRAUCILIO FOGANHOLO JUNIOR                             DISCUS A/B           2270
16º A1   MILTON SOARES                                                         JANTAR 2               1231
17º SP  JULIO CESAR MAGALHAES ALVES                            JANTAR 2               1004
18º DT   FABIO HENRIQUE CORREA                                       JANTAR 3                 200
19º ZG   MAURICIO ZENDRON                                                   NIMBUS4DM               0


* Planador modelo ASH25, Nimbus para o handicap
** Planador modelo Lak-17, DG800 para o handicap





Podium Classe Aberta


 -----------------------------------------------------------------
CLASSIFICAÇÃO GERAL CLASSE OLÍMPICA
--------------------------------------------------------------------------------
 1º AA    CARLOS ALBERTO LORENZINI BASTOS                  PW-5                      3156
 2º Z2    JOLANDO GATO NETO                                               KW-1                      2511
 3º KC   FABIO PIMENTA                                                            PW-5                      2501
 4º JU    DANIEL CZENSZEL                                                       JUNIOR                 2493
 5º S1    SERGIO BASSI                                                             ELFE S-4                2477
 6º Z4    JOAO GUSTAVO BAROS DE CARVALHO                  ELFE S-4                2055
 7º JR    FABIO HENRIQUE LAMEIRAS                                      JUNIOR                  1168
 8º LD   ANTONIEBI VIEIRA TORRES                                       KW-1                        736



Podium da Olimpica

terça-feira, 6 de outubro de 2009

FLAMINGO'S DAY

O dia amanhaceu um pouco melhor, mais áreas azuis, com menos cirrus.  Conseguimos alinhar os planadores bem mais cedo.   Apesar da comissão de provas ter protestado durante sua nomeação, Egon e Gugui alegavam não saber usar SeeYou, eles estão tirão de letra as provas.  Montaram a prova rapidamente, estamos pensando em nomea-los comissão permamente de Provas durante Bebedouro 2009, junto com o Fábio Pimenta do APP.

Por enquanto temos um pouco de sorte, pois conseguimos voar dentro da meteorologia complicada deste ano, que teve o inverno mais chuvoso em São Paulo nos últimos 60 anos.

Decolamos as 1240, onde todos subiram rapidamente para 1600m, o dia pareceu muito bom no início, mas depois foi piorando. O Planador SP do APP - Jundiai, pousou fora proximo a Olimpia, o Rocco foi ajudá-los, voltaram a 1 da manhã !!! Apesar de ter pousado num lindo arado a apenas 50km daqui.

Avistei 4 flamingos durante o voo, em bando, mas estavam batendo asas, ou seja não me ajudaram muito, mas segundo a tribo de índios de São Pedro de Atacama (Altiplano Chileno), são um sinal de boa sorte.  E realmente foi, pois no final ganhei a prova do dia.

Todos planadores da Olímpica completaram a prova !!

Fotos excelentes podem ser vistas no site do Harilton, equipe do APP-Jundiai neste link

Hoje Terça feira o tempo amanheceu encoberto, mas agora está abrindo bem as 10:#0 da manhã.

domingo, 4 de outubro de 2009

Campeonato Brasileiro 2009 ETAPA SE

PROVA 1

Primeiro dia de prova sempre mais complicado.  Mas a organização aos poucos foi feita.  Flávia Schubert veio de São Paulo especialmente para nos ajudar, e realmente pôs em ordem o "galinheiro" , MUITO OBRIGADO pela ajuda Flávia.

  • Temos o secretário Vinicius, de Bebedouro tocando o escritório.
  • Pirolla fazendo a pontuação.
  • Marcos (equipe do Gugui) Alemão alto de SC, piloto de avião assumiu operações, e nos ajudará durante todo o campeonato, como cortesia da equipe de RIO DO SUL !  
  • Ângelo correndo para lá e para cá, nos ajudando em tudo como sempre
  • Tivemos hoje 3 rebocadores Aero Boeros para esta etapa, suficiente para o numero de planadores., mais o Olympio da AFA, com o novíssimo Ipanema, decolamos todos muito rapido.
  • O restaurante está visivelmente mais caprichado que o ano passado
  • Tatuí contibuiu com a pesagem sob cuidados do Milan, que esperamos que venha com se Jantar no ano que vem.

Vamos aos vôos.  O Galvão enviou a previsão meteorológica, e matou EM CIMA !!!
Cobertura de cirrus o tempo todo, com o céu meio "leitoso" impediram grande insolação. Resultado o dia foi um pouco dificil, mas todos subiram bem, e conseguiram dar a largada ao redor de 1600-1800m.  Prova de 2h30.

Voei ao lado de um Tuiuiu lindo !!! E logicamente estava sem camera fotográfica, que raiva !!! A partir de amanhã levarei todos os dias.  O bicho planando do meu lado foi realmente muito interessante.

Equipe TO chegou de A3 de SP no final da tarde !!!!

Vamos jantar, amanhã tem mais..