quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ANTEPENULTIMO DIA

GANHEI A PROVA DE HOJE 

EGON CONTINUA EM 1
CONFUSAO COM HANDICAP DO ASH25
BLOIS  EM 5 LUGAR
SCHMIDT EM 4 LUGAR


E ASSIM VAMOS


O tempo melhorou muito , comissão de provas marcou provas muito curtas , ficamos no ar mais de 1h30 esperando o tempo melhorar mais ainda !  E todos voaram felizes com tempo forte.  Alguns pousos fora, o Nimbus 3 pousou a 300m da cabeceira ! Sempre com o vento contra de 30-40km/h , o planeio final sempre complicado.

Coluna da Solange

- As mulheres cumprimentam ela 40x por dia, como famoso "Como Andas" e ela responde "Com as pernas"
- Gostou de todos aqui, alguns gostou mais que outros
- Todo dia fala que vai ter tempestade e nunca chove (tem 20 dias que estou aqui)
- Ela esta com a camiseta "Oxênte Pensou que ia te esquecer, foi ?" (Egon comentou que a camiseta "está precisando" ser lavada
- Ela perguntou ao fruteiro, pondo a mão na aliança dele, se ele é casado, mas ele deu bolo
- A minha batata frita é a melhor do mundo, crocante, e não conto como faço, segredo total
- O sotaque mineiro da Solange fez sucesso com os argentinos(as) do campeonato
- As mulheres daqui perguntaram se eu estava "embaraçada" , ela respondeu que nãooooo, estou com excesso de gordura

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Os amigos de Chaves, organizadores do campeonato

Esperando para voar no extenso grid de 95 planadores, mais de 1h30 para decolar todos


Piscina do Aeroclube para o pessoal que fica no chão, água geladíssima



Nosso equipe Horácio "Chollo" Miranda arrumando o microfone do ER

BANHO FRIO CHEGAAAAAAAAA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vamos fazer passeata amanhã.

Queremos água quente no chuveiro, hoje foi o fim da picada !!! Estava gelada a água, o boiler quebrou de vez.  Quando temos água quente, quase nos queimamos !!!!  Depois das 19 sem chance... Que saudades de casa.

PIQUETE JÁ POR ÁGUA QUENTE !!!


Vamos invitar la comisión organizadora de Otto Ballod a bañar en água fria para sentir el drama.  

Outras sugestões virão depois do campeonato.

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O planador ASW20 do Campeão Argentino Damian


Heinz, Johnny, Berenice, Marcel ajudando os pilotos

Adam e Batata


Batata e Schmidt radiantes após ganhar a prova com 131km/h de média


Fabiano e seu equipe Enzo

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Ao lado do Pik20E, unico na Argentina, motoplanador de mais de 20 anos !


Lito Fentanes (82a) ainda voa nos campeonatos, deu uma grande força junto a ANAC e Fuerza Aerea Argentina, e jo

Fuscão Preeeeeeeeeeeetooooooooooooooooo

ALTOS E BAIXOS

Chaves é cheio de altos e baixos, a meteorologia continua pregando interessantes surpresas. Num dia a meteorologia dizia que o tempo iria ser bom, prova de 2 1/2 mas nem conseguimos decolar.  Frente estacionou no norte, vento sul, a frente voltou um pouco com ar quente, nem urubu conseguia voar mesmo com 33 graus.  No dia seguinte, todos meio sem saber o que iria acontecer, vira para vento Norte, dia térmico previso para iniciar relativamente tarde.  Decolaram em 1h28min os 85 planadores puros, todos conseguiram subir bem.  As provas de 2horas, foram pequenas demais para o dia !!!

Tudo foi alegria, índice térmico forte, térmicas de 3 a 4m/s, largada a 2300m, cumulus, enfim o dia clássico do voo a vela, e tudo isso depois das 15 !!!  Cláudio Schmidt ganhou a prova da classe Std com impressionante média de 131km/h, Egon foi muito bem também apesar de ter largado mais cedo que a maioria cravou 127km/h de média na classe aberta.  No planeio final novamente alguns planadores pousados nos arados proximo a pista, o vento contra no solo surpreendou a muita gente.  Eu estava com excelente média, mas fiquei a 300m no planeio final tive que rodar térmica fraquíssima, e com isso a média piorou bastante.  Todos aterrisaram sorridentes com  a certeza de um ótimo voo.

Blois para variar teve mais um colapso de trem de pouso, mas isso ele já tirou de letra, pista de grama, sem maiores problemas.  Acredito que ele tenha passado mais horas mexendo no planador do que propriamente voando, quem sabe na próxima vez ele irá trazer seu Lak17 , já que pareceu bem animado com os voos na Argentina.

Forte discussão sobre sistema de handicap, segundo o Presidente da FAVAV, houve um erro no sistema da dispersão dos planadores (muitos pousos fora vs os que chegaram), e a pontuação saiu falha, irão recalcular todos os dias do campeonato, mas não se prevê alterações significativas nos resultados.  Também chama atenção desde o primeiro dia o handicap do ASH25, que voa com índice de handicap praticamente igual a DG800b.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

IMPRESSÕES DA EQUIPE RP (BLOIS)

By Berenice Duarte


Quando cheguei em Chaves há 10 dias, para acompanhar pela primeira vez meu marido (Claudio Blois) - que já participou em quatro campeonatos mundias -  cheia de animação para assistir as provas e também conhecer turisticamente a região, já me imaginava  fazendo passeios, compras, etc. Grande engano. A realidade se apresentou bem diferente e tive que lidar com pousos fora, nos arados, no meio do nada e eu sem saber direito onde ele estava; chegada de madrugada com o planador desmontado, recomeçando tudo no dia seguinte. É claro que levei um choque e minha primeira reação foi voltar para casa correndo. Tive, porém, a sorte de contar com a compreensão de todos e as duas brasileiras, esposas de pilotos brasileiros que aqui estão, Julieta e Maza, me explicaram que campeonato é campeonato, não é um passeio turístico e que tudo isso faz parte do esporte.

Como diz o Thomas, o tempo aqui muda a toda hora já que a fábrica de frentes frias está aqui do lado, em Baía Blanca. Assim como o tempo, minha cabeça também mudou,  bem como meu olhar sobre o esporte. É incrível a solidariedade e amizade entre equipes e pilotos bem como a concentração deles no campeonato. Chego a ter inveja (no bom sentido, é claro) de um hobby tão envolvente, que fica em primeiro lugar na lista das prioridades de cada um dos praticantes.


Laguna del Corazon, ponto de partida da Classe Aberta

Finalmente, gostaria de registrar algo que chamou minha atenção. No grid de decolagem (caja) observei que os pilotos participantes, independente da idade, parecem incrivelmente jovens,  não aparentam a idade que têm e todos tem um brilho especial no olhar. Acho que descobri o segredo dessa eterna juventude: quando eles voam, se sentem VIVOS!!!!!!!!!

NÃO VOAMOS

Dia 25/01

Apesar da temperatura ter atingido 35 graus em alguns lugares, não conseguimos decolar !!! A base ficou abaixo dos 1000m.  Ar muito estável, com inversão, não teve jeito.  Hoje como o vento amanheceu Norte, as perspectivas são melhores.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

FOTOS NOITE E DIA


Varias noites aqui em Chaves a Meteorologia alertou para possíveis tempestades, até agora (ainda bem) não tivemos chuva no aeródromo.  Esta linha de tempestade passou perto, mas não chegou aqui.  Por 2 ou 3 noites todos os planadores, ou quase todos, foram desmontados e guardados na carreta, pelo receio de CB's fortes.  A Argentina tem muito problema com granizo, e fortes ventos.






O Grid "click para ampliar"

Paliteiro comum, onde 20-30 planadores ficam empilhados na mesma térmica, mesmo que ela suba pouco

FOTOS FOTOS FOTOS






Sábado a noite vendo fotos na frente do bar do aeroclube, o pessoal aproveita pra comer algo também

Cholo e Julieta preparando o delicioso jantar, na luz de lanterna (pifou a eletricidade por algumas horas)

FOTOS POUSOS FORA

Neste dia apenas 3-4 planadores da Aberta chegaram, um festival de pouso fora impressionante, até Nimbus 4 com motor foi para o arado.






Esse Ventus 2CxT nao pegou o motor, pulou o fusível, baixo demais, pousou a menos de 1km da pista !

Próximo a cabeceira... o Cemitério local

domingo, 24 de janeiro de 2010

SUL AMERICANO CHAVES 2010 DIAS INTERESSANTES

Dias muito interessantes, num momento estamos debaixo de enorme sombreamento, e em seguida temos térmicas de 5 metros, tem sido assim em grande parte das provas.  Hoje por exemplo largamos em tempo bom, e uma boa região até a segunda área, depois um buraco azul (região com poucas térmicas) grande, ajuste para um vôo mais lento, e assim atravessar “terra inóspita” para chegar em região com excelentes cumulus.  Já ontem, tivemos grande parte da classe aberta pousada nos arados.  Eu fiz um erro estratégico, e também não cheguei, poucos quilômetros antes tive eu ligar o motor.  Mas vi uma incrível quantidade de planadores pousados, o mais próximo estava a 400m da pista, um Nimbus 4 que não deu tempo de ligar o motor, já um Ventus motorizado (Chile), resolveu acionar tão baixo o motor “sustainer” mas o fusível pulou, aí ele pousou também num “rastrojo de trigo” . 

Neste momento escuto uma banda de rock tocando aqui no camping, que é freqüentado nos finais de semanas pelo pessoal da cidade, que vem jogar tênis, piscina ou mesmo sentar debaixo das frondosas árvores curtir um picnic.   Hoje trouxeram vários destes brinquedos tipo playcenter para as crianças, ou seja o aeroclube é totalmente integrado a vida da pequena cidade de Adolfo Gonzales Chaves.   Aliás ale mencionar os jantares que a Julieta e Solange preparam para nós, com a grande ajuda do Cholo tivemos ontem um ótimo churrasco com “papas fritas” sequinhas e crocantes preparadas na hora mesmo.  Hoje foi bife na “wok” trazida diretamente de Rio do Sul, por Gugui , Marcel, Johnnie que trouxeram também o monoglota Francês “Claude”.  A carne argentina tem sido uma constante no cardápio diário por motivos óbvios, mas a farofa de Goiás também é imbatível.

Falando um pouco da organização do campeonato, este ano temos o sistema de pontuação totalmente integrado ao handicap, usando See You Competition.  A publicação ainda leva um tempinho, mas bem mais avançado que nos anos anteriores.   Já o esquema de soltar a prova do dia com meteorologia, anda um pouco mais difícil, com a mudança constante da meteorologia, recebemos na pista a maioria das provas, que não é o ideal .  Impressionante mesmo é o número de planadore no grid, levamos quase 2 horas para decolar os 93 planadores, tem ao redor de 9-10 rebocadores, o que é pouco para essa quantidade de planadores.  Como a meteorologia não tem cooperado muito , normalmente a classe que decola por ultimo, costuma sofrer com o final do dia, onde as térmicas ficam mais fracas.  Nos anos anteriores eles avisavam pelo alto falante os resultados, mas aqui só publicação no bar do aeroclube, e mais recentemente o site tem sido atualizado pelo amigo Luccho de forma bem ágil.

- Marcel chegou de Rio do Sul, e já mecheu no computadores de todos, sabe lá o que fez
- Chollo nosso equipe Argentino é mais alerta e prestativo do que os equipes que tem 1/3 da  idade
- Solange faz sucesso com sua culinária Goiana
- Julieta está tentando aprender a usar sua nova Camera Canon, só hoje foram algumas centenas de fotos
- Blois está todo feliz, NÃO POUSOU FORA !
- A reunião mais importante da FAVAV foi debaixo de uma árvore ontem a noite, saindo do banho, muita policiticagem
- Johnnie ajudou a passar lixa fina na asa do ASW do Blois, está com o braço dolorido
- Lito Fentanes com seus 85 anos é o piloto menos jovem de todos, voando seu planador “LL Tábano” de fabricação Argentina
- Já o casal Repicky parece passear no seu biplace ASH25, mas está em terceiro no Campeonato Argentino
- Thomas é totalmente inconstante, parece que não sabe mais voar
- Hoje o primeiro banho quente em pelo menos 3 dias
- Heinz firme e forte ajudando Emidio no planador do Schmidt.

SULAMERICANO FOTOS


Uuuuppppsss, esqueci de baixar o trem de pouso


Equipe ER Liderando a Classe Aberta

Muita poeira no pedaço


Trazendo o planador ASW20 do Blois, alugado


Equipe Blois

SULAMERICANO GRID

O grid com 93 planadores alinhados, RECORD Sul Americano

Sulamericano Fotos








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sábado, 23 de janeiro de 2010

SUL AMERICANO SEXTA FEIRA 23

Todos estavam animados com o dia, pois havia feito bastante frio a noite, cerca de 14 graus, entretanto todavia contudo, levamos um banho negro da meteorologia, que no briefing avisou que estava passando uma frente fria seca, então nova sondagem seria feita as 12:00.  Todos os planadores estavam alinhados no grid, aguardando a prova.  Ela foi entregue tarde, depois das 13  e apenas a numerosa classe dos 58 planadores de 15m sem flap (std) foram içados para o céu de Adolfo Gonzales Chaves.  A previsão de 1000m de base de nuvens não foi concretizada, o tempo foi muito melhor tiveram base de 1800m, mas sempre voando no azul.  A prova foi a clássica de velocidade em circuito fechado de 151km (AST), completada em 1h30min com 97.7km/h com um Jantar Std3 de Azul, e por isso a pontuação máxima foi de apenas 500 pontos.  Widmer e Schmidt em 3 e 4 lugares, Fabiano um pouco mais atrás no 15 tiveram boas colocações.

Equipe TO ficou mexendo no planador, trocamos o cabo do freio do planador, da loja de bicicletas da cidade compramos o cabo de aço e trocamos.  A carreta também teve alguns ajustes feitos, enfim a manutenção necessária.  Interessante é a oficina que foi montada pelo Damian, campeão Argentino.  Se chama “Alas Blancas”, e ontem uns 6-7 planadores encostaram na porta do hangar, eles trabalharam bastante.  Um Nimbus 3 foi desmontado, e raspada a base do cone de cauda, pois havia uma rachadura, averiguada que era superficial, colocaram carbono para reforçar.  Já um Cirrus Std, planador de mais de 30anos, parou do lado desmontou todo, e começou a mexer no sistema de trem de pouso, e assim por diante, parecia “borracharia” de automóvel no vai e vem de planadores.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

SUL AMERICANO CHAVES PROVA 4

PROVA 4

Dia estranho, forte vento, fizeram a segunda sondagem quase ao meio dia, passara uma frente sem atividade chuvosa, mudou a massa de ar de novo.  Forte vento, alinhamos os planadores na pista, com “precauciones” ou seja vários amarraram o planador no chão para não ter problemas com o vento forte.  

Somente a classe aberta e 15m decolou, 2 horas de prova, um triangulo com vento de 30-40km/h, voamos entre 500m e 1200m, no azul total com muitos paliteiros (pajarero).  Erro de estratégia meu e do Blois, entramos demais na área de 3 Arroyos, mais próxima do mar, com tempo mais frio.  E depois na ultima área, tivemos dificuldades para subir.  Em cima das lagunas secas de cor bem escura consegui me virar para voltar, mas minha colocação foi lá para baixo de novo, e o Blois pousou fora.  Egon se deu muito bem, ficou em 2do lugar novamente, está com o campeonato no bolso, só ir administrando !

A INTERNET VOLTOU A FUNCIONAR !!! Depois de muita reclamação deram algum “jeito” e não preciso ir mais para cidade para acessar os emails, etc...

Sergio Reinaudo , Chefe da Delegação Argentina nos Mundiais de Luesse e Szeged e Uli Schwenk jantarm conosco.  Muitas histórias interessantes, com conversa em inglês, espanhol, português e alemão.


O RESGATE DO BLOIS

Pouso fora a 36km fora, o forte vento contra impediu ele de conseguir chegar de volta, fez uma ótima aterrisagem num arado na região de “Mariano”.  Tempos depois aqui no aeroporto, a dona da fazenda veio falar com a gente, que coincidência !!!

O resgate saiu as 1800 para pega-lo porém, 10km antes de chegar na fazenda, o pneu do pequeno Renault Clio furou.  Jabuti recém chegado o Brasil, todo animado e Fabiano foram pegar o estepe para fazer a troca fórmula um.  Porém o estepe do carro era de outro tamanho, resultado a troca formula 1 virou troca tartaruga, ou Jabuti ?????  Tentaram por o pneu do estepe da carreta, porém ele tinha um parafuso anti furto, e a chave ninguém sabe onde está... provavelmente com o ex dono na Nova Zelandia ou o atual em Buenos Aires.  Será que roubam muitos pneus de planador por aqui ???  Depois de 2 horas encontram um tratorista que não entendia o portunhol de Brasilia, logo a comunicação complicou.   O celular do Fabiano não tinha sinal, mas o tratorista pegou um Motorola Star Tac “Tijolo” que funcionou, avisaram o Schmidt / Batata que foram com a Pajero continuar o resgate isso as 22:00. 

Sr Walter, dono da fazenda mandou recado dizendo que o Blois estava na sede da fazenda tudo ok, e ele as 11 da noite, os levou a uma Gomeria (Borracharia) para trocar o pneu que estava totalmente moído, pois andara mais uns 10km furado.  Chegaram de volta depois da 1 da manhã.  Nem preciso comentar.

Agora Blois tem que lutar para conseguir de volta sua boa colocação, o dia hoje promete, fez frio a noite, a meteoro deve ser boa hoje, vamos ao Briefing, “chau” como dizem aqui.

FOTOS



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SUL AMERICANO FOTOS



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quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SUL AMERICANO CHAVES PROVA 3

SUL AMERICANO 2010 PROVA 3

Sai cedo para cidade, telefonar, usar internet, já que aqui continua lenta a infra estrutura.  O dia prometia ser bem interessante.  A previsão dos meteorologistas era para base alta, ao redor de 2500-3000m, a situação bem cômoda para os pilotos sem duvida.  Nenhum sistema frontal previso para a região do campeonato para os próximos dias.

Um aparte, os nosso amigos de Rio do Sul, Germano e Emilio e Cia se foram hoje cedo, então nosso camping ficou um pouco mais vazio. Mas teremos visitas já no próximo final de semana de outros amigos que virão do Brasil para acompanhar o campeonato in loco.

Levamos o planador para pista mais cedo, hoje a classe aberta de "somente" 35 planadores decolou na frente dos 55 da classe std, que é um mundo de planadores.  Corrigida a pane de freio, não consegui fazer o setting do computador de bordo LX8000, algo deixa ele no default, e foi uma forte causa de eu ter pousado fora ontem.  Passo a acreditar mais no SeeYou que está no IPAQ, apesar de parecer mais simples funciona muito bem.

Fui o ultimo a decolar na classe aberta, e o motor não deu partida, bateria não foi corretamente carregada a noite, pois teve falha de energia no camping, que desligou os carrregadores das baterias.  Sai do chão rebocado mesmo, para na passar pelo stress de decolar no meio da classe seguinta. 

Fiz o vôo sem saber se o motor iria pegar em caso de necessidade, mais um incentivo para voar direito, e não pousar fora.  Base alta, a maioria largou a 2500m, com poucas nuvens , voamos principalmente segu9indo os fiapos de nuvens, ou até mesmo no azul.  Tivemos térmicas médias de 3m/s mais algumas com 4 e 5m/s, ou seja um dia realmente bom. 

Não acostumado a voar com bandão de planadores, fui fazendo o caminho sozinho, e trocando idéias com o Claudio Blois, que voa um ASW20 alugado do Osvaldo.  Ao mesmo tempo o "balizamento" dos inúmeros planadores ajudou uma parte da prova, até a primeira área.  Muito bacana voar junto com vários aludos, e outros muitos planadores de alta performance.

Conseguimos voar alto, e mantendo uma boa sequencia de térmicas, uma pena que a Codilheira da Ventana, próxima a Cel Pringles, não funcionou muito bem, pensei que as pedra iriam gerar fortes térmicas, mas foi o trecho mais fraco da prova, pelo menos para mim.  Cruzei várias vezes com planadores de todos os lados, o Chileno eu voou um pouco comigo, uma dupla girando térmica de 2m, em vez de andar para achar o 4m, e assim por diante.

A volta foi rápida com vento de cauda, foi influenciada pelo otimista Blois que colocou o Anel de Mc Ready em 3.5 para voltar, eu pus em 2.5, e tive a sensação de ter ido longe demais, já meio no azul.  No final cheguei 9 minutos depois, o que não é tão ruim assim.   Cruzei com uma esquadrilha de 15-20 planadores da outra classe, eu voavam prova de velocidade em circuito fechado.  Novamente o LX mostrava altura de chegada totalmente diferente do SeeYou, fiz o planeio mais conservador por ele.  A informação do Blois a minha frente do buraco azul a ser atravessado, fez a volta um pouco mais conservadora (lenta).

Cheguei alto, para pouso direto com mais 3 planadores, a 180km.h abri o trem de pousco, e a 160 o freio aerodinâmico, para diminuir a energia e pousar.  Neste campeonato rasantes são proibidos, por segurança.

A noite, nossa Chefe de Delegação, Julieta Rehn, informou que eu ganhara a prova ! Fiquei feliz, pois ontem fui um dos últimos.  Egon em 2, já está longe na frente em primeiro na nossa classe. Blois  e Schmidt em 5, Fabiano em 8 e Widmer em 10 colocação completaram os bons resultados do dia.


E agora dormir !


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Thomas Milko

PROVA 2 CHAVES

`Prova 2

Situação melhorando e muito, de ontem para hoje diminuiu o tempo de decolagem de quase 3 horas, para menos de 2 horas, esperamos que amanha, dia da prova 4, consigam melhorar mais ainda.  Afinal temos mais de 90 planadores para decolar, sendo apenas ½ dúzia com motor.

No dia da segunda prova, tive a infelicidade de ter problemas electronicos, que foram detectados justamente quando eu estava entrando na chuva, o computador de vôo marcando por default um raio de 20km, aí dancei porque voei 10km a mais debaixo de forte chuva para entrar na área.  O dia tinha sido lindo, uma baixa pressão na serra da ventana instabilizou a atmosfera, chuva, e ao mesmo tempo uma linda sequencia de nuvens que se juntaram num grande e temível sombreamento.  Na borda bom o sol tudo subia, me dei bem mas a chuva e voar mais 10km mataram meu dia, tive que acionar o motor para não pousar fora, quando a prova estava garantida.

O vencedor do dia foi o Egon na Aberta, faturando bem em cima dos concorrentes.  Já nas outras classes Blois ficou em 4 lugar, pousou fora a 1700m do aeródromo de Chaves !!!  Fabiano também foi bem na prova, ficou em 4 lugar também. 

O Japones Makoto visitou o campeonato, queria participar, mas não conseguiu passar o planador ASG29e do Chile para Argentina por ter deixado em cima da hora a papelada, mas disse que ira voltar para voar aqui também.  Já Uli Schwenk (escreve assim ? )  está aqui há vários dias, junto com a equipe Chilena, muito simpático, promovendo um pouco o vôo a vela alemão por aqui.  Este campeonato mostra os desafios que os Chavenses terão para organizar o campeonato mundial de 2012 que irá ocorrer aqui.  Dá para enumerar vários itens que precisam ser melhorados, mas com certeza eles sabem de tudo isso.

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Thomas Milko

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

SUL AMERICANO 2010 PRIMEIRA PROVA

Após a linda "inauguracion" com palestra em praça publica, desfile de
delegações, discurso mil.  Hoje tivemos um dia complicado, fui caminhar as 7
da manhã, e o ceu estava azul, muito sol, mas no horizonte dava para ver uma
barra de nuvens.  Não deu outra, 2 horas depois cobriu tudo aqui em cima.  O
Briefing foi atrasado, mas aconteceu, e todos para a pista.  Numero recorde
de 93 planadores, muito discurso de segurança do Barrera, Presidente da
Federação Argentina.

Decolaram todo a balsse aberta, com 32 planadores, e saimos para prova,
térmicas fracas, azul, e tarde, nao conseguia passar de 1200m, mas alguns
planadores largaram muito alto.  Sai com o Blois, que voa um ASW20 alugado,
e fomos nos ajudando durante grande parte do voo.  Termica média menos de
1m/s, mas andamos aos poucos, entramos nas 2 a'reas.  Mas depois complicou,
cheguei em 2 bandões, mas eles não subiam muito.  E aos poucos ficando mais
baixo, quando Blois me chama dizendo "tou pousando fora", eu falei, estou a
300m, mas não deu outra alguns minutos depois liguei o motor, ou seja pousei
fora também.

Voltei pra casa no motor mesmo, e Blois foi achado as 9 da noite, enquanto
nós curtimos um ótimo churrasco aqui no Camping.  A esposa do Blois, muito
preocupada com o Blois, está sendo acalmada por todos, ela não gosta muito
da falta de previsibilidade do nosso esporte.  A missão de Julieta e Mazza é
de explicar todo o voo a vela, durante o intensivo de dez dias, para que no
final ela esteja totalmente a vontade.

O Fabiano, de Brasilia, irá auxiliar no blog, já que estou com pouco tempo,
e conexão de Internet fraca aqui no Aeroporto.



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Thomas Milko