quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Iquique ? Planos Mirabolantes

São Paulo -> Iquique ?


Como cruzar a cordilheira ???

Flight Planning at SkyVector.com

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Iguaçu - SP

No mesmo dia depois da saída de Tucuman e passado por Iguazu, finalmente cheguei no Brasil, para fazer os trâmites no aeroporto de Foz de Iguaçu, único aeroporto movimentado da viagem, tinha uns 8 aviões de grande porte estacionados.  Fiquei muito triste com a enorme quantidade de funcionários superfluos no aeroporto, cabide de emprego mesmo da Infraero.  Passei a mochila várias vezes no raio X, mas tudo foi muito rápido. 

O mais demorado foi o plano de voo, no sistema da ANAC, que travou, depois funcionou, mas mesmo após o sargento ter pedido antecipação para calços fora, não deu certo.  Encontrei o Moure no saguão de embarque, ele voltando para Brasilia com a familia, e eu apressado, muito apressado .  Dentro do avião, a TWR disse que havia falhado o envio do plano de voo para o Centro Curitiba, e bla bla bla bla, quando passaram os 45min ele me autorizou a taxiar e decolar.

 Voando um pouco mais rápido para tentar chegar em casa antes do por do sol
 Outra visão do cockpit

Já próximo de casa 

 Tinha aviso de tempo ruim , SIGMET na TMA SP para TCUs, CBs... cade eles ??

Ainda em Foz, me haviam dito que estava chovendo em SP, e que o tempo não estava bom, me preparei para pousar em Tatuí ou Sorocaba, e terminar a viagem de onibus.  Mas o tempo não esatava tão ruim assim, nas ultimas milhas do voo, tive que voar a 1000" do chão lambendo as nuvens, tinha uma camada baixa, e dentro da TMA SP ... não dava para ir por cima.  O forte vento sul já trazia a umidade do mar para SP.

Até Pilar do Sul o tempo estava ótimo !!!

O paredão azul mostrava que a camada estava bem baixa

Como o final do voo foi um pouco mais tenso, não deu para bater fotos, o ar estava turbulento , a base baixa, e eu cansado, tive que me concentrar para terminar bem o voo.

Foi um dia bem longo 7,1 horas de voo, 2 fronteiras, e tempo +- no inicio e no final do dia

Levei o SPOT em toda a viagem, mas aqui, esqueci de ligar ele antes de decolar de Tucuman, só muito para frente que lembrei, engraçado que foi bem antes de Resistência, mas levou tempo até ele começar o tracklog decente.

Resumo das escalas da viagem com o horímetro do avião:

114.3 SDTB
114.6 SDAM
118.7 SBPK 113litros 2350 rpm 600nm
120.9 SADF 
122.5 GVZ vento de cauda de 25kts
124 0 GVZ
127.0 SAOS
127.7 SACC
129.7 TCM
133.7 SARI Cataratas Arg
133.9 SBFI Iguaçu Br. 
136.8 SDNI

Aduana Brasil - Argentina

Na ida Brasil - Argentina


-       Amarais – via telefone 25min de ligação com SBKP para o plano a Pelotas, necessidade de 200nm para cada fixo, voo VFR, caiu o sistema 3x ...

-       Pelotas – Trâmite muito rápido menos de 5min, havia solicitado via FAX, mas que também pode ser efetuado por email sbbk@infraero.gov.br solicitam que seja com mínimo de 24h de antecedência, plano de voo VFR tem que esperar os 45min... para decolar

-       Buenos Aires – aeroporto San Fernando, um pouco mais burocrático, mas também não levou mais que 20min, troquei um pouco USD com a mulher do plano de voo, lá o paralelo bateu 7,50 vs 4,50 Pesos/USD.

-       Iguazu – SARI - um pouco mais confuso tem que andar pelo aeroporto, mas tem sem problemas, já via rádio havia solicitado efetuar o plano de voo, para evitar as 2-3h  de espera para plano internacional, me informaram que não existe espera, fiz o plano e 20min depois decolei

-       Iguaçu – SBFI – como do outro lado,tive que andar para cima e para baixo no aeroporto, e notei a enorme quantidade de funcionários Infraero fazendo nada... uma pena mesmo.  Estava pressionado pelo por do sol, e pedi para me liberarem antes dos 45min, o militar da sala AIS super solícito ligou para o a TWR etc.  Mas já no avião, a TWR falou que o centro não havia recebido... E eu desesperado para decolar e chegar em casa antes do por do sol.  Cheguei a falar em fazer uma notificação para um aeródromo próximo, ai nos 45min exatos, ele me autorizou... 

Dicas:
-       No Brasil usei um modelo GENDEC genérico, em inglês
-       Para Argentina leve o modelo de GENDEC Argentino, o Fortner enviou o modelo para mim, se tiver um local no site appa posso fazer o upload do modelo, pedem 5 copias na entrada e saída do país

-       Em cada pouso em aeroporto controlado no país vizinho pedem a Gendec anterior carimbado e uma nova para saída..., aeródromos sem controle não precisa de nada

-       Ia fazer Aduana em Tucuman, mas como é sob pedido, como é o caso em diversas capitais de províncias argentinas (vide MADHEL) , tem que pedir com antecedência e custa uns USD100-200 para cobrir o deslocamento das diversas autoridades, Iguazu e San Fernando não tem isso.
-       AVGAS ao redor de 9 pesos USD1,28 nas maiores cidades, um pouco mais nos pequenos aeroclubes, é bom não chegar muito justo...

-       Não paguei taxa de pouso/comunicação alguma, não cobram para anvs pequenas, em Iguazu tentaram cobrar, mas argumentei que anv com menos de 1000kg não paga, e ela aceitou o argumento.

-      Tucuman -> Iguazu passa pelo Paraguai, de acordo com um piloto local tem um convenio se for pela aerovia IFR pode sobrevoar, se for VFR... tem que dar a volta, eu não tinha autonomia para dar a volta, então via rádio ... pedi plano I de resistência para SARI, pela aerovia, passei os fixos aceitaram, depois pedi para ir DCT também aceitaram, talvez aceitem VFR mesmo 

Tucuman - Iguazu

Este foi o dia mais longo da viagem, as 6:45 eu já estava no aeródromo tirando as molhadas amarras do solo. 

 Dentro do avião chamei a Torre Tucuman, do aeroporto principal situado a poucos km do aeroclube, para acionar o plano de voo visual.  Mas o controlador avisou que a pista estava operando visual especial e que eu só poderia ir até lá, não poderia continuar viagem.  Esse papo durou mais de 1 hora, eu já via o sol,  e ele dizendo que a visibilidade estava em 4km ...  




Comecei a ficar furioso, pois além da má vontade dele, se esperasse um pouco mais não daria tempo de chegar no destino final no mesmo dia.


Tempo estava meio ruinzinho, no taxi para decolar no aeroclube de Tucuman

Não tive dúvida, solicitei plano IFR, em 1 minuto ele liberou minha decolagem.  Fui a 1000" por 5 min de voo visual mesmo, e depois o tempo foi abrindo paulatinamento.  Pela foto de satélite sabia que na minha rota o tempo estava ótimo, subindo para o FL090, tive que desviar de nuvens que estavam na minha altura.


Rota pelos fixos montado no EFIS do RV7

Minha idéia era fazer aduana em Tucuman, mas ligando no aeroporto me falaram que deveria reembolsar os custos do transporte do pessoal da Aduana, então resolvi fazer em Iguazu mesmo, onde tem gente o tempo todo, e se tivesse que pousar antes para abastecer não haveria problema algum.   A unica forma de eu chegar em Foz, sem escalas seria fazer uma linha reta, ou seja DCT que pelos fixos IFR daria 615NM.  Mas tinha que sobrevoar um pedaço do espaço aéreo Paraguaio..., se fosse com plano VFR teria que dar a volta, e inevitalmente pousar para reabastecer...O que fazer ???  Deixei como plano IFR mesmo, indo pelos fixos da aerovia, obviamente voando VFR.


Passando ao lado de Resistência ainda na Argentina

Próximo a Resistência, pedi para ir direto a Foz de Iguazu, sem passar pela aerovia, e o controle autorizou, minha preocupação era chegar no mesmo dia.

Já no controle Assunção, a única diferença foi o sotaque espanhol com um sotaque um pouco diferente dos Argentinos.  Aliás, diga-se de passagem, que só falei espanhol na fonia, então realmente para que serve a obrigatoriedade de inglês para o voo ?? ANAC deveria reconsiderar, mas como ela sempre dificulta alegando xyz regras, nossa aviação vai ficando cada vez mais emperrada.  O mais engraçado foram uns pilotos Brasileiros falando aquele portunhol super macarrônico indo para o Paraguai... Provavelmente o meu portunhol deve ser hilário também, mas como estava muitos dias voando por lá, eu já tinha me acostumado.


Rio Paraguai ou Paraná ? Dando as voltas, já em território PY

Controle Assunção me transferiu para o Controle Cataratas, comecei falando Portunhol e... o controle era Brasileiro dei risada... Só próximo a perna do vento do aeroporto argentino que me transferiram para a TWR Argentina novamente.


Na reta final bem alto para não taxiar tanto na enorme pista de SARI (Iguazu)

Um avião um pouquinho maior do pequeno RV7 em Foz de Iguazu

Até cão farejador veio visitar o avião, mas a burocracia foi bem rápida, um calor danado, e a ultima gasolina barata, a USD1,20 o litro. 

Tucuman Parapente

Conheci o Eduardo Deheza durante o campeonato de Andradas em 2012, ele me recebeu muito bem em Loma Bola, me buscou no aeroclube, e fomos para um bar no início da subida para o pico esperar os outros pilotos.  O local da decolagem é muito bonito, gramado perfeito olhando para a cidade de Tucuman, dava até para ver o aeroclube de longe.  Vegetação bem mais parecida com o Brasil, tudo bem verde.

Chegando no pico

 Um cafezinho antes de decolar ? 

 Uma pilota testando seu novo brinquedo

 O autor preparando para decolar

 O tempo não estava muito bom, fiz 2 voos, no primeiro segurei uns 30min, fui para o pouso dos alunos mesmo, pois não conseguia chegar no outro "mais oficial".  Como vários outros pilotos pousaram próximo, dividimos um taxi de volta para a decolagem, caminho todo asfaltado, saiu R$10 por pessoa.

Visual logo após a decolagem 


Este foi o comitê de recepção após o pouso :) um filhote animadissimo

No meio o motorista que nos levou até a cidade, e os outros dois pilotos, ela voando de Prymus


Os pilotos de planador sabem o que LEM significa ??

A noite fui com o Eduardo para um jantar/churrasco na casa de Adrian e Shauin, que também estiveram em Andradas, ficamos batendo papo até altas horas !!!  Eles contando as experiências de Roldanillo e do voo na Argentina sem duvida de gente muito mais avançada no voo. 

Será que eles gostam de voar ? 

La Cumbre - Tucuman

Ultima parada antes de voltar ao Brasil, fui a Tucuman, seguindo mais 450km para o norte da Argentina.  O tempo não estava muito bom, mas o voo transcorreu de forma bem tranquila. Decolei as 8:30 e depois de 1h30de voo aterrisei na simpática pista de grama do aeroclube de Tucuman, evitando assim a chatice do aeroporto internacional.

 Passando pelas salinas, fotos do Ipad são sempre difíceis de ver algo

 O tempo não ajudou muito para uma boa imagem



 Salina gigante

Homenagem de 1953 !!!


Ótima pista gramada, do aeroclube deserto no domingo de manhã, mas a tarde o pessoal estava voando os panorâmicos de sempre, além dos aeromodelistas, com certeza um ponto de encontro na região do pessoal que gosta de avião.  O aeroclube fica em Loma Bola, bairro de classe média alta situado na parte oeste da cidade, próximo as montanhas, de onde decolamos de parapente.  Tem até piscina, mas está vazia,  quadra de tenis também inutilizada, o pessoal está tentando levantar novamente a agremiação fundada em 1922.  

Cuchi Corral - Pedernera

Como em La Cumbre, na decolagem de Cuchi Corral o vento estava de cauda, fui passear um pouco, pensei que tudo era próximo, mas depois de quase 2 horas caminhando, peguei carona mesmo, e os estudantes de Santa Fé desceram para o Rio Pinto, onde um monte de gente estava tomando sol, é do lado do pouso do parapente, nada mal !

Praia Argentina :)

Jantei com o Hernan Pittoco, que contou muitas histórias de suas aventuras de voo, é um dos grandes acrobatas de parapente, com records mundiais.  Voa vela da SOL SPORTS, fabricante brasileira de Parapentes.  Contou dos voos no Paquistão... e outras localidades completamente fora deste planeta.  Comentou que o pessoal começa a explorar a Cordilheira dos Andes de parapente, com muito cuidado é verdade, mas com voos promissores para o futuro, e quem sabe alguns grandes records mundiais.

Em contato com Panchi e Gege, pilotos locais, lá fomos nós para a decolagem de Pedernera, passamos pela agitadíssima Carlos Paz, que concorre com Mar del Plata como balneário mais movimentado do verão 2013.  Um transito danado...

No posto de gasolina, o QG de suporte aos condores da região 

Bem mais básico que os bons locais de voo de SP e sul de MG, o pessoal se encontra no posto de gasolina, e depois com menos carros andam mais um pouco na rodovia, o resto foi a pé mesmo, uma caminhada de uns 15min até a decolagem, a primeira rampa "selvagem" que fui.


De longe a decolagem de Pedernera já apresentava superdesenvolvimento, mas o otimismo... 

Caminhando para decolagem

Era na verdade uma etapa do campeonato regional da região de Córdoba, uns 30-40 pilotos apareceram, apesar das nuvens bem carregadas.  Eu pensando, acho que não vai dar voo, mas como todos estavam otimistas, fui na onda, afinal estava conhecendo um local novo.  

Esta é a rampa de Pedernera

Estava bem aprenssivo, pois da estrada só via pedras, vales com rios, ou seja nada de pastos, ou locais de pouso tranquilos que estou acostumado.  Mas lá em cima um piloto experiente perguntou quem nunca tinha voado neste local, e alguns gatos pingados levantaram a mão.  Explicou bem onde pousar, o que fazer se ficar abaixo da altura xpto, e assim tomei um pouco mais de confiança para as alternativas de pouso e principalmente de como ler o terreno bem diverso do costumeiro.

 Observando as alternativas de pouso 

 O pessoal ainda achava que ia dar prova, com briefing e tudo mais

 Esse foi o início da chuva

Todos ficaram completamente ensopados, choveu durante um bom tempo, esfriou etc etc etc, 

O tal do Locro me salvou de uma gripe, uma sopa bem quente, com bastante conteúdo 



sábado, 19 de janeiro de 2013

La Cumbre - Aeroatelier - O sonho !!!

Fui para o Santa Rosa de Colvara International airport, com o taxi que cobrou quase a metade da vinda... Como já era 17:00 tive que literalmente golpear a porta de entrada do deserto terminal de passageiros.  Alguns minutos depois apareceu o policial amigo que toma conta do aeroporto.  O pessoal do controle de voo já tinha ido embora.  Depois de aproximadamente 5 minutos de burocracia, desamarrei o avião e decolei rumo a La Cumbre.

Visual bacana da serra de Comechingones, desta vez sob outra ótica 

Passando pela pequena pista de Mina Clavero, outro local com rampa de voo livre

No pequeno aerodromo de La Cumbre, um piloto fez o sonho de qualquer voador, construiu um super hangar, e encheu de máquinas voadores de diversos tipos.  Vale a pena conferir, a idéia é poder aprender a voar quase qualquer coisa, de paraquedismo, passando pela asa voadora Swift, um monomotor Mooney, etc... 

 Pista do aerodromo de La Cumbre

Muitas possibilidades !!!

Chama muita atenção a excelente qualidade do hangar, de altíssimo padrão, não é apenas um galpão chamado de hangar, teve um arquiteto pondo a mão no projeto.  Aqui no inverno faz bastante frio com o contraste do verão bastante ensolarado e seco, a 1000m (3000") não faz tanto calor como em Merlo.

O escritório do hangar 

Sala de operações pilotada pela simpática Vicky

E todos os brinquedos voadores:



 Asas Swift

Até um antigo Mooney junto com o Sinus da Pipistrel 

A jóia da coroa, Taurus motoplanador ultraleve

Todos os brinquedos disponíveis para voar, em condição 100% de manutenção, incrível !!!!

O simpático restaurante do aeroclube, com gente em plena quinta feira, apreciando o por do sol



Eis que no hangar do aeroclube, onde coloquei o ZTO, um avião hermano !! Mesmo modelo, dono é um paraguaio que gosta de fazer acrobacia