terça-feira, 29 de abril de 2014

Valadares News 2014

Valadares News

Muito bacana minha segunda participação num campeonato Brasileiro de Parapente, este que está a acontecendo em Governador Valadares no final de Abril 2014.  Vim para cá de PT-ZTO, meu recém apelidado “teletransportador” fez Cotia-GV em 2h40, com um bom vento de cauda de 25km/h.  Estamos no terceiro dia do campeonato, e já voamos 3 provas, a meteorologia tem sido boa para nós.  Os dias um pouco mais curtos já que estamos no outono, ou seja a partir das 1500 as térmicas diminuem rapidamente, ficam fracas e distantes, condição bem diferente dos voos do final de Fevereiro, quando os dias são mais longos, e as térmicas mais fortes.

Prova #1
Não lembro mais, mas cheguei no Goal.

Prova #2
Cheguei no Goal também, tendo que voar muito baixo algumas vezes, e alguns malabarismos para conseguir chegar.  O mais bacana foi o desvio de 60 graus na rota, quando já estava no planeio final, com vento de frente e faltavam 250m para chegar.  Com vento de frente não tinha muita chance, então desviei bastante para cima de uns morros altos de pedra, sendo aquecidas generosamente pelo sol.  Nesta segunda prova, voei bastante tempo com o piloto Jeison de SP, e fomos nos ajudando e centralizar melhores as térmicas.   A prova foi para o Nordeste, aproveitando o vento diferente do usual, um visual muito bonito, cruzando o Rio Doce, junto com o desafio de falta de térmica por vários trechos, e depois nuvens bem carregadas e sombreadas, que foram a alegria dos que souberam aproveitar, pois vários acabaram pousando... no meio do caminho, como é normal durante campeonatos onde buscamos um pouco mais de velocidade e com isso mais risco de pousar prematuramente.    No planeio final das famosas pedras, estava junto com Delta2 e Cayenne 4, ambas subindo comigo na fraca térmica de final de dia, no planeio final no entando fui deixado para trás, eles chegaram no goal antes de mim, já que o Chili 3 é um pouco mais lento quando totalmente acelerado.  Até estou numa colocação boa, #5 na Sport e #2 na Fun.

Prova #3
Dia novamente com vento sul predominante, foi no entanto bem diferente do anterior.  Decolagens foram demoradas, no final tive que me impor para conseguir sair da rampa.  Subida inicial bem turbulenta próximo ao paredão de pedra do Pico do Ibituruna, levando algumas orelhadas, e precisando compensar os avanços da vela, acabei largando quase 10 minutos após abertura da janela, ou seja perdendo tempo.  Mas junto comigo muitos pilotos também largaram mais tarde o que embolou um pouco o início da prova.  Grandes ascendentes de até 3,5m/s de média, com descendentes igualmente fortes e abundantes, base das nuvens acima de 2000m, foi um voo muito divertido.  Hoje não me congelei em voo como ontem, já que levei mais roupa em voo, mas estava bem frio lá em cima.  Fiquei muiiiito baixo, praticamente na altura de um morrote, mas consegui sair rapidamente com uma térmica bem forte.  Foi um dia turbulento de altos e baixos, dia difícil também, no final não consegui virar o ultimo pilão (ponto de virada), faltava 200m para chegar no goal, mas com vento contra e certo sombreamento era certeza que não ia chegar, então joguei para um morro do outro lado da rodovia fora da rota, fiquei voando encosta por uns 20 minutos, junto com um Enzo1 do Francês, muitos urubus, mas não conseguimos subir.  Pousei no pasto próximo, e vi mais uns 10-15 parapentes pousando no entorno, desta vez não consegui o Goal.  Mas o dia foi muito bacana, um relevo bem diferente com o voo para uma região que eu não conhecia em GV.  Ahh  e o Allan nos visitou com seu motoplanador de asa alta, Sinus, enroscando térmica em cima da rampa e mesmo na rota também vi ele próximo ao ponto do Goal.


Os pilotos paulistas chegaram quase todos próximos do objetivo final, e depois encaramos o gélido ônibus do resgate oficial que não tem vidro nas janelas , ou seja um gelo total após escurecer, voltei sentado no corredor mesmo, assim pegava um pouco menos vento.  

sábado, 12 de abril de 2014

Caminhando e voando

Chamado de Bivouac, ou Bivy consiste em caminhar levando todo seu equipamento de voo (parapente) comida e saco de dormir.  Não sei se é para mim... mas a idéia é interessante:

Nova Zelândia... http://blog.glidergear.com/2014/01/weekend-vol-biv-kit.html

Pirineus (entre Espanha e França) http://www.activeedge.co.uk/blog/?paged=4


Nas montanhas Drakensberg na África do Sul:

http://sharemyjoys.wordpress.com/2014/04/02/x-berg-traverse-of-africas-drakensberg-mountains/

http://magicfilledtheair.wordpress.com/2014/04/04/south-africa-drakensberg-mountains/

E no Brasil ??? Seria interessante organizar um Bivy voador, no mar de Minas, mas sem a parte de andar... só voando de um lugar para o outro...