sexta-feira, 29 de maio de 2015

Caminho para Itália pelas estradas secundárias

Maio 29 – sexta-feira

Céu bonito, mas era hora de pensar na viagem para Itália, apesar de ter apenas 170km a percorrer, era num caminho secundário serpenteando pelas pequenas estradas nos Alpes.  Resolvi aproveitar a excelente infra estrutura do Camping,  e esvaziei o reservatório de restos do banheiro (líquidos), li o manual, e o processo todo é rápido e fácil.   Paguei com gosto os €34 referentes a 2 diárias do Camping com energia elétrica, pois as instalações eram melhores do que todos os clubes esportivos que frequentei até hoje em São Paulo.  





Passei no supermercado e loja de material de construção para comprar alguns suprimentos, pois estava indo para Itália, onde tudo poderia ser diferente.   Antes de sair, vi o famoso frango de padaria (TV de cachorro) ou mais recentemente Food Truck, foi uma delícia !

Comi 1/2 frango com gosto ! 


A velocidade média foi abaixo de 45km/h, pois além de bastante transito no lado Italiano, a estrada é de mão única, entrando em todos os vilarejos cuja velocidade máxima é de 50km/h, ou algumas vezes menor ainda.  Muito diferente das Autobahns da Alemanha, esse pedaço da Itália é para ser curtido com muita calma.  Passando por Belluno o transito estava bem pesado, então no final levei pouco menos de 5h para cumprir os 180km !!!




Na entrada de Feltre vi uma loja de “Camping-Cars”, e parei, lá já agendei a instalação de painel solar para semana que vem, assim ficarei totalmente independente (espero) da rede elétrica.  A pequena Pedavena é mais uma vila no pé dos Alpes Italianos, local muito bonito, e tenho certeza que conhecerei muito bem.  


 Tempo muito bonito ! Devia estar voando, as na real, estava um vento forte e superdesenvolvimento



Me perdi um pouco em Pedavena, mas no final achei o pouso do campeonato, e o Camping ao lado, que nada mais é que o estacionamento do campo de futebol, ou seja sem eletricidade.   Mas como estrutura usamos os vestiários do centro esportivo, com uma ducha excelente.

A partir do domingo começa o Pré PWC Feltre, junto com o campeonato Italiano, como muitos pilotos inscritos (140),  espero conseguir fazer alguns voos de distância, e me acostumar com a nova vela.  Estou um pouco leve nela, mas tentarei levar um pouco mais de lastro amanhã, no dia de treino. 

Lienz Decolagem Fotos Fotos Fotos





 Com essa "viatura" subimos na segunda vez... carro com 2 bancos, mas fomos em 3 e os parapentes
 Laranjão esperando o amarelão decolar

Fiquei na duvida, a parte prateada do mosquetão deve ficar para frente ou para trás ???? 

Lienz e os 2 voos

Maio 28 – Lienz

As 08:30 estava a bordo da minha bicicleta com o Parapente precariamente equilibrado nas costas, desta forma andei os 3/4km até o pouso para me encontrar com os outros pilotos.  Não queria tirar o motorhome do camping, pois estava carregando as baterias, e além disso a idéia era usar a bicicleta mesmo !   Lá o “figura”total, que é o instrutor Girstmair insistiu em me explicar detalhadamente sobre o pouso, tráfego, etc... O lugar é lindo, o pouso é ENORME !!! Mas bovinamente aceitei todas as explicações.  

Biruta tamanho monstro, mesmo os "ceguetas" conseguem ver e de bem longe

O tal do tráfego, torres de alta tensão, etc...

O taxi que era super confiável, segundo ele, atrasou quase 1 hora, e por 15 Euros levou os 3 para a decolagem.  Local bem tranquilo, todos decolaram, e pregaram.  Esperei mais alguns minutos, e também fui, voei uns bons 45min em térmicas fracas, não consegui vencer a inversão.  


Deste vale a esquerda de onde costuma vir o vento de vale 

O vale da esquerda é o que vai para Itália uns 20/30km para a fronteira

Subimos novamente para o segundo voo do dia, desta vez fui espremido num minicarro da Opel (GM Europa), com o terceiro piloto no porta malas, foi engraçado.  Na rampa novamente, minha Triton2 estava em casa com as várias velas da Nova (afinal estava na Áustria).  Nem filmei pois a GoPro 2 tinha ficado sem bateria já no primeiro voo, e a outra Gopro mandei pra Holanda, por defeito... , irão trocar por uma nova, segundo me falaram. Espero que sim.  Voo foi batalhado de novo, alguns parapentes conseguiram vencer a camada de inversão, que não foi meu caso, e foram lá para cima.  Ninguém fez voo de distância a partir de Lienz, entretanto de Greifenburg, fizeram alguns voos com mais de 100km voados. 

No segundo voo consegui matar na mosca, vejam o detalhe a esquerda na foto, muito bacana para treino de pouso de precisão

Comecei a entender um pouco o sistema de ventos/vale/montanha, mas confesso que leva tempo para entender a dinâmica toda.  E cada local de voo nos Alpes tem suas particularidades a serem aprendidas.   Já a tarde deu uma volta de bicicleta, e resolvi arrumar um pouco a casa sobre rodas que estava muito muito bagunçada.  Jantei novamente em “casa” preparando um Knödel+Salsicha branca+verduras, ficou tudo uma delícia.  Como emagreci um pouco além do que deveria, preciso me concentrar em comer um pouco mais, para não ficar leve demais na vela !

Lienz ou Liezen... ?????

Maio 27

Depois de brigar por um bom tempo para fixar a bicicleta no estranho e alto rack que veio com o motorhome, comecei a viagem para Áustria.  Estava tarde, parei em 2 postos de gasolina na rodovia após Salzburgo, mas não gostei deles.  Depois que entrei na rodovia menor não tinha local para parar e dormir.  Em Kitzbühel, estação de esqui onde fui uma vez na década de 70”com família esquiar, entrei na cidade fui parar na parte alta, e para manobrar... foi enroladíssimo.  Decidi seguir viagem, e quando vi alguns caminhões parados, parei ao lado deles, usando a sombra deles para não ser visto.  Pelo que entendi na Áustria os motorhomes tem que necessariamente dormir nos Campings, podendo sofrer multa se pararem durante a noite na rua, bem diferente da Alemanha.  Importante salientar que esta rota passa no meio dos Alpes, e minha velocidade média estava bem baixa, talvez em virtude do cansaço, pois parei quase a meia noite. 


Na entrada do tunel, neve !!!  

Nunca tinha visto esse sinal, até que minha Ducato tem algumas informações interessantes... 

Já no dia 27, pensei que levaria só mais uma hora para chegar em Lienz, mas levei quase 3h. Começou a nevar na parte mais alta da estrada, sem atrapalhar a direção, mas estrada é sinuosa e molhada, fui um pouco mais devagar mesmo.   Alguns trechos em obras, com desvios, enfim foi um trecho lento.   Mas para o policial que me parou 15km antes de chegar em Lienz, eu estava andando muito rápido.  Informou que eu trafegava a 79km/h, e como o limite na estrada era 80km, pus no piloto automático (...).  O detalhe foi que toda vez que aparece o nome de vila/cidade, a velocidade deve ser reduzida imediatamente a 50km/h e eu não sabia deste pequeno detalhe.  Na Alemanha, tem placas mostrando a redução de velocidade, enfim ajudei o governo Austríaco em 50Euros cobrados na hora, com direito a NF preenchida na minha frente.

Sempre com obras, a estrada parava por causa da mão única 

E no vale de Lienz... sol forte 

Finalmente cheguei em Lienz, feliz da vida, pois o tempo estava totalmente aberto.  Achei um pouco estranho que as árvores estavam se mexendo demais, quando abri o carro percebi... O Föehn estava soprando forte, pelo menos 50km/h.  Deixei o carro na estação de trem, e saí com a bicicleta para explorar o centro, e comprar um simcard austríaco para ter conexão com o mundo.    Na simpática praça principal wifi grátis para todos.   Mandei SMS para os amigos do RJ que estavam vindo também, mas eles também estavam atrasados devido ao transito de Munique, já eu acho que pararam lá para beber cerveja na capital da Bavária.   Tentava achar o Dió que dizia estar na rodoviária, mas como ele não tinha acesso internet ou fone local, não consegui me comunicar com ele. 

 Praça principal da simpática Lienz, com wifi gratis

 Quando mandei as coordenadas para o DIÓ... 

De bicicleta fui a 2 campings, escolhi o mais simpático e próximo do centro da cidade.  Voltei peguei o circo todo, e estacionei num ótimo local com uma vista maravilhosa para os “Lienzer Dolomiten”.  Já a simpática moça do Tourist Information me encheu de mapas, para eu caminhar ou fazer passeios de bike.  Com ajuda do whats-up com BrunoAraxá, do Brasil, passei as coordenadas de onde estava, e ele enviou via SMS para o Dio, aí descobrimos que eu estava a 200km dele !!!! Ou seja errei o o destino, talvez pelo cansaço no dia anterior, havia colocado Lienz em vez de Liezen, mas um caso de dislexia ??? Enfim, mistério resolvido, uma pena mesmo pois gostaria de encontra-los, eles que vão tentar voar parte da rota do X-Alps com resgate por terra do Dioclécio.   

 Bem estacionado no Camping Falke, o mais próximos do centro, 10min a pé 


Mas como sábado já terei de estar na Itália para o Pré-PWC em Feltre, resolvi que não compensa va voltar os 230km, sendo que já estava a menos de 200km do meu destino no norte da Itália. 

Liguei para o instrutor Bruno Girstmair, que parece ser a legenda local, e ele me deu os detalhes, sugerindo que eu chegue amanhã cedo no pouso, para vermos como está tudo, e quem sabe fazer um voo bom.  O “lounge” do pouso é muito criativo, como dá para ver pelas fotos.   Mas com a ventania que soprava (Föehn) não dava para ficar muito tempo no ar livre sem fazer exercício.


 Morrinho dos estudantes...

 Visão geral
Sacadas engraçadas 




Site do Austro Control que mostra como prever o Föehn, que nada mais é que a diferença de pressão nos 2 lados dos Alpes, o gráfico realmente bateu, pois no dia seguinte eu voei, sem vento.

Garmish-Partnerkirsh deu voo !!! Lugar muito bonito



Maio 26 – Garmish-Partnerkirsh

Sede da famosa Olimpíada de 1936, pré segunda guerra, ficou famosa já na época pelo belíssimo cenário alpino além da evidente propaganda do partido Nacional Socialista com um bigodudo alemão que depois faria da Europa uma bagunça danada.  A previsão estava ruim por mais alguns dias, mas mesmo assim fui para lá novamente, pois achei o lugar muito bonito, e na primeira vez não tinha conseguido voar.   

 Ciclistas nas rodovias da Áustria, presença constante

 Lindo lago de Erdsee

Lugar bacana não ?

Depois de um longo passeio em volto do lago Eibsee procurei um lugar bom para dormir.  Estacionei ao lado de um trailer que parecia meio abandonado, de um lado casas e do outro a zona rural, com a vista das nevadas montanhas.  

Não precisa entender alemão ... pra ver que em Grainau não podia estacionar

 Esse jantar foi cortesia da família alemã, que fez questão que eu levasse as sobras do almoço

Quando visitei Garmish 10 dias antes, o clima estava relativamente agradável com 20 graus de temperatura, desta vez estava garoando, e as montanhas bem brancas novamente.   Uma frente fria havia passado pelos Alpes e derrubado todas temperaturas e a volta da neve na alta montanha. Garoou grande parte da noite, mas qual não foi minha surpresa, que de manhã não parecia tão ruim assim, a previsão era péssima.  Então resolvi me arrumar rápido, e fui para o teleférico de Kreuzeck, que junto com o Wankel, são os únicos em funcionamento nesta época do ano com decolagem de parapente.   No lift avistei 2 pilotos de duplo com seus clientes, perguntei como estava, e resolvi subir (17Euros apenas ida).  Sozinho numa gondola para 8/10 pessoas foi até meio estranho.  

 Nessas passadas eu quase caí várias vezes, fui literalmente escorregando... com o parapente pesado nas costas

 Os dupleiros mostrando o caminho

Lá em cima o panorama estava um pouco diferente, ou seja totalmente branco !  Neve por todo lado, com um rastro onde as pessoas caminhavam para chegar na decolagem.  Menos de 50m após o desembarque do lift, mas na caminhada quase caí várias vezes, pois além do meu velho e macio tênis “careca”, tudo estava um pouco molhado.  Observei por um bom tempo os pilotos de duplo decolando, um fluxo constante de passageiros, pois Garmish é um dos locais mais procurados nos Alpes alemães.  

Abri meu equipamento em frente a cabana com a ilusão que iria molhar um pouco menos.  Mas quando estendi a vela na neve... vi que não teria jeito, tudo ficaria muito molhado mesmo.  Vento bem fraco, me posicionei para decolagem Alpina, ou seja de frente (para nós no Brasil), que tenho pouca experiência pois 99% das vezes a decolagem é invertida mesmo.  Saí correndo a toda velocidade, mas com falta de tração, pois meu tênis patinava na neve... Mas mesmo assim a vela subiu de forma não paralela,  e como não corrigi a tempo acabei caindo na neve alguns metros abaixo, até que foi bem macio, sem maiores problemas.   Caminhei de volta morro acima, fincando bem o calcanhar na neve, assim consegui firmar melhor meu pé no chão.  

 Brrrrrrrr frio

 Não queria molhar o equipamento novo...

 Claro que tudo ficou meio molhado...

Na segunda tentativa já havia chegado o piloto Venezuelano de tandem, que inclusiva havia voado no começo do ano em Roldanillo, mas não conversamos lá.  E ele ficou de olho na minha decolagem.  Desta vez a decolagem alpina “albatroz” foi melhor, a vela subiu de forma simétrica.  Mas depois que saí do chão vi a neve chegando muito perto, ou seja quase pousei de novo, dei uma pequena freada e passei pelo morrote, e aí sim voando em paz partindo dos 1650m acima do nível do mar, com um desnível ao redor de 1000m.  O visual do voo foi incrível, claro, estava há alguns quilômetros da montanha mais alta da Alemanha o Zugspitze.  Foi um voo super calmo, pois o céu estava bastante encoberto, mas aproveitei para filmar um pouco e aproveitar o visual.  O pouso também foi tranquilo num gramado bonito, não consegui fazer mosca, mas fiquei mesmo assim muito feliz, afinal foi meu segundo voo com esta nova vela e minha primeira decolagem na Neve, com vento fraquíssimo. 

No passeio a tarde, antes de tomar chuva, até que o sol mostrou as caras sim, visual incrível

A tarde uma longa caminhada próximo ao estádio Olimpico, com direito a subida no teleférico Eckbauer, que completará 50 anos de funcionamento ano em 2016 !!!!!  Peguei um pouco de chuva no meio do caminho, era a chegada de outra frente fria...

 Criançada com a escola no centro de Garmish