PICO DO URUBU - LOCAL MAIS PRÓXIMO DE CASA QUE JÁ VOEI
Sabadão encarei a marginal Tietê inteira, início da rodovia Ayrton Senna, e logo depois cheguei, nem parecia que estava indo voar de parapente. Apenas 80km de casa, incluindo os 30km de SP, cheguei em praticamente 1h em Mogi das Cruzes. Peguei o Alê ao lado do Pórtico da cidade, que celebra a numerosa colonização oriental (Japonesa) da região.
A estradinha para a rampa é muito boa, inclusive com calçamento nos trechos um pouco mais ingremes, qualquer carro consegue subir. Até o maps.google mostra o caminho para o topo da rampa, algo raro neste software gringo que quer dominar o mundo.
LADO NORTE
Segundo os locais, 80% do tempo essa é a rampa a ser usada, neste dia inclusive soprava vento nordeste na rampa. Decolagem é tranquila, tem espaço para abrir o parapente, checar tudo, mas decola apenas 1 por vez. Creio que esta rampa é boa para vento vento Norte e Nordeste, com vento Noroeste é melhor ir para Atibaia, pois lá fica turbulento, nem aconselham a voar. O pouso é próximo, com alternativas se não chegar no "oficial" que tem uma biruta ao lado da cerca. Diria que é bom ter um pouco de experiência para voar lá, mas todos da "nossa turma" já tem qualificação para voar lá.
LADO SUL
Olhando para a cidade, não gostei, o pouco é num local não ideal, ok, mas não iria para lá voar com este vento. A decolagem é tranquila, mas o pouso... E o vento sul normalmente é frio, apagando as térmicas, a rampa fica a 40km do oceano atlântico.
O VOO
Observei alguns decolando na frente, tentando liftar, sem muito sucesso, o vento estava um pouco fraco para tanto. A maioria pousava depois de 10-15min, maximo. Um piloto conseguiu romper a inversão e subiu para uns 500m acima da rampa, parecia lá no alto ! E depois pousou em local desconhecido ( por mim), pois não conseguiu chegar no oficial.
Alê enrolando, resolvi decolar, fui direto para esquerda, vi uns Urubus, e uma pedra preta, escura, sem erro, peguei uma boa térmica e subi subi subi... Bem macio, não estava turbulento, o pessoal no rádio falando para eu ir para Suzano, mas eu estava apreciando a paisagem.
Visual muito bonito a 1800m do nível do mar, ou 700 acima da rampa. Dava para ver a serra do mar, com as nuvens um pouco mais baixas cobrindo tudo, e Mantiqueira ao norte e o vale do Paraiba. Fiquei boiando entre várias térmicas proximo a rampa, a idéia era conhecer o local sem navegar para lado algum.
O dia estava bem azul, sem fiapos indicando térmicas, o Alê no rádio falou "Thomas eu NÃO vou resgatar você" , heheheheh, mas eu não ia para lugar nenhum mesmo. Fiquei observando a rota para o litoral, com idéias para o futuro, as represas, e o caminho para chegar em Bertioga- Enseada ou mesmo na Riviera S Lourenço. Esse voo já foi feito algumas vezes, mas tem suas peculiaridades, especialmente a travessia da serra do mar, mas pode ser um desafio interessante para o futuro.
Tem gente voando lá todos os finais de semanas, com escolinha, o pessoal parece estar se articulando, disseram que tem NOTAM, tem resgate de Brasilia R$10, com o pouso no oficial, se for em outro é R$20 (né Alê ??????). Fica próximo a SP, como alternativa para bate-volta ou mesmo para voar no período da tarde... vale a pena.