Tive a oportunidade de voar em Torrey
Pines, que fica na parte Norte da Cidade de San Diego (California). Antes fui ver o muro que separa Tijuana
(Mexico) dos EUA, afinal depois de tanto ler sobre ele nos jornais ao longo dos
anos a curiosidade era realmente grande. Em vez de visitar o aquário de peixes,
resolvi ir para o aquário de voadores, que é Torrey Pines, um dos locais mais
antigos de voo sem motor dos EUA. Por lá
começaram a voar em 1930 lançando planadores com elástico, a exemplo de
Wassercupe na Alemanha (berço do voo a vela mundial).
Cheguei lá as 1730 da tarde, e não
encontrei mais voador algum, o vento estava soprando de Sudoeste (SW) não muito
favorável, apenas um piloto de aeromodelo brincava com sua asa voadora. O pessoal costuma voar das 12 as 16 no
esquema bem light californiano.
Interessante que o Charles Lindenbergh voou na região na década de 1930
!!!!
Voltei no dia seguinte, desta vez as 14:00h
em ponto estava lá em cima da falésia que compreende toda área de
decolagem. Me apresentei na sede do
“Glideport”, e me deram uns papéis para assinar, acho que rubriquei umas 20x
pelo menos, várias páginas com o bla bla jurídico, dizendo que não iria
sobrevoar as mansões, mexer na flora local, não processar em caso de problemas,
etc etc... O bacana foi que a atendente
é brasileira, e aí tudo facilitou um pouco.
Pediram meus documentos de voo, e como tenho licença P3 da USHPA
(ABVL/ABP dos EUA), só pediram para eu pagar a taxa de visitantes US$7 por dia
de voo.
Além do voo de parapente, existe intensa
atividade de aeromodelos que também querem aproveitar a forte brisa marinha, os
planadores estão ausentes apesar de ver a propaganda em folhetos. Nos finais de semana parece que é bem
congestionado, então existem muitas regras a serem seguidas, para evitar
acidentes, tudo isso bem explicado num vídeo de 10minutos, que é obrigatório
para os visitantes. Vale lembrar que o
local fica no elegante bairro de La Jolla dentro de uma grande cidade. O NOTAM
é bem claro, com delimitação de onde podemos voar, quem furar e for pego é
expulso do clube, sem maiores delongas e ainda pode ser processado, então
parece que levam a sério pois coloca em risco a existência do local de voo
debaixo da TMA San Diego.
Vento ideal é de W, mas estava um pouco
mais para SW, me equipei, preparei a vela, selete, observei um pouco os outros
pilotos e resolvi decolar. Vento
constante até que foi simples a decolagem. Voando em cima da praia vi que tinha as linhas
do bordo de fuga presas por uns galhos, esteticamente feias, então dei a volta
e depois de 3 min de voo, pousei na área da decolagem. Tirei o pequeno galho, e decolei novamente,
como era dia de semana haviam poucos voadores.
Foi o típico voo de lift (ou
colina), a falésia com uns 200m de altura (se muito) com o forte vento soprando
do Oceano Pacífico. Estava muito gostoso
o voo, passou um biplano com o motorzão radial roncando forte um pouco mais
alto (fora da área de voo livre), e no horizonte vi um gigantesco helicóptero
da guarda costeira. Outras aeronaves
também cruzaram os ares , mostrando que é possível o convívio das diversas
maquinas voadoras. Até mesmo 2 balões eu
vi, mas isso já era próximo do por do sol.
Mansões ao lado do voo, e haviam muitas outras, mas a bateria da camera... dead
Durante o voo flutuei em cima de mansões
muito bonitas, outras meio kitsch mesmo, de todos estilos, desde um Vila ao
melhor estilo mediterrâneo, até casas super modernas com muito vidro e
metal. Foi muito bom ter a oportunidade
de voar num local tão histórico e bonito . Apesar do voo de lift não ter o
desafio do voo de distância, esse valeu a pena.
Quem tiver mais interesse visite o site
local
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