Meteorologia
Na etapa final voamos 5 dos 7 dias de prova, com muita mas muita sorte mesmo. A meteorologia esteve complicada, com tempestades destelhando casas nas cidades ao redor, o sul sendo transbordado e assim por diante. Esse ano de El Niño deixou muita água espalhada pelo Estado de SP. Foi o inverno mais chuvoso dos ultimos 60 dias, e arrisco dizer que uma das primaveras mais molhadas. Francisco Galvão tentou nos ajudar, com sua planilha milagrosa, mas nem ele conseguiu fazer o tempo ser melhor. De toda forma tivemos vários dias com base acima de de 1500m, outros entre 1000 e 1300. Que saudade da década de 90 quando o tempo de Bebedouro foi fantástico na primavera, com anos de base acima de 2000m, e alguns dias acima de 3000 !!!
Além das frentes frias agora precisamos prever mais mudanças de tempo, ETA aquecimento Global !
Vejam o comentário do meteorologista Rubens Vilella sobre a meteorologia bagunçada do campeonato.
Não é frente. É COMPLEXO CONVECTIVO DE MESOESCALA (CCM), composto por aglomerado de CBs, move-se de W para E aprox., costuma formar a noite mas pode sobreviver no dia seguinte. Este originou-se no extremo W e NW do PR.
Assume aparência de frente no estágio maduro. Muito dificil de detectar pelos dados de superficie ou altitude. Escrevi sobre isso na AERO Magazine extensamente.
Assume aparência de frente no estágio maduro. Muito dificil de detectar pelos dados de superficie ou altitude. Escrevi sobre isso na AERO Magazine extensamente.
Patrocinadores
A JF Citrus o nosso agradecimento por ter acreditado neste campeonato, a Red Bull e a OI que viabilizaram o 51 Campeonato Brasileiro de Voo a Vela – Planadores.
A Red Bull levou um automóvel Mini com uma lata no teto além de um Jipe Hummer, com um DJ, que deu uma grande agitada no Domingo com grande publico. A esquadrilha OI, veio com seus antigos e bonitos aviões, fazendo sua demonstração para agradar o grande publico da cidade.
Provas
Bem desenhadas pelas comissões de provas, foram na maioria provas de 2h30 devido a total incerteza das previsões meteorológicas, que indicavam fortes CBs, mas que no final sempre foram mais pessimistas do que a realidade. O polígono de provas fortemente reduzido pelo Cindacta 1 de Brasília, só não foi um problema maior porque não conseguimos voar provas grandes. Entendo que Bebedouro será inviável no futuro, se não conseguirmos melhorar o espaço aéreo, principalmente para o setor NE/E.
Campeonato de duplas na classe Aberta
A dupla Cláudio Schmidt e João Widmer (Batata) cada um voando seu Jantar Std3, novamente mostrou estar com as garras afiadas, vencendo a maioria das provas, levando o campeonato com poucos pontos de diferença. Já outra dupla, Alberto Kunath e Celso Jafet, mas estes dentro de um só planador biplace, o DG500M, levou o terceiro lugar !!!
Por outro lado, eu tentei voar um dia com o Cláudio Blois, e tivemos uma experiência super interessante, conseguimos voar bem juntos na alegria, porém o sofrimento foi muito grande. Na volta do Norte, o tempo se deteriorou, e ficamos a menos de 100m do solo, eu teria pousado fora pois não tinha altura em para ligar o motorzinho do DG. Mas por um desses milagres conseguimos nos safar aos poucos, com térmica de 0.1m/s incialmente, chegamos atrasados da prova em quase 1 hora !!! Divertido foi mas estressante também, vamos lá Blois, tentar novamente com mais calma.
Os 3 planadores da FBVV, Discus, tiveram atuações diversas, Wolfi voou muito bem, consistente, terminando em boa colocação o campeonato. Já o Guilherme de SC, teve altos e baixos, sendo que um pouso fora arruinou seus resultados. Braucílio de Marília está aprendendo a voar planador classe aberta, mostrou muita vontade de voar, quem sabe ano que vem avança bastante na pontuação
Classe Olímpica
O Cel. Carlos Lorenzini abriu bem a pontuação vs os demais competidors vencendo com boa margem o campeonato. Ficou a boa nota para o estreante Jolando Gato de Marilia. Já Fábio Pimenta do APP Jundiaí, ficou em terceiro lugar, poucos pontos atrás, marcando sua volta ao esporte, que ele deixou de praticar por uns bons 20 anos ! Bem vindo de volta. Vários arados molhados, na segunda prova todos os planadores da classe com excessão do Daniel Czenszel pousaram fora, muitas histórias boas para contar.
Organização
Como de costume tivemos o esforço do Angelo Hermini na organização do campeonato. Os banheiros estavam sensivelmente mais limpos graças ao esforço do Mauro. A internet funcionou bem durante todo o campeonato, copiadora, impressora também andaram bem. O restaurante serviu uma comida muito boa, e com a temperatura um pouco mais amena, pudemos aproveitá-lo. Entretanto, sentimos muita falta de um aeroclube mais atuante, o perfume da secretária estava impagável não é Pirolla ? Espero que Bebedouro reative o mais rapidamente possível a atividade do aeroclube.
Vale salientar que o Vice Presidente Pontes da FBVV conseguiu na ultima hora autorização para os rebocadores irem ao campeonato sem transponder (agora exigidos) na sexta feira as 18:00 antes do início da Etapa SE, que com certeza foi ajudado pela boa vontade do Ten. Cel. Av. Carlos Henrique Kühl Nogueira, ANAC GER 4 que coordenou, dentro do órgão, as providências necessárias para a realização do 51º Campeonato Brasileiro de Vôo a Vela.
Por outro lado eu quase quebrei o trem de pouso do planador, num dia que saí da pista um pouco antes da intersecção de asfalto, pois todos planadores chegavam ao mesmo tempo, passei por um buraco inadmissível onde estava. Tive muita sorte, pois não entortou nada.
O Pirolla com sua paciência de Jó, fez um bom trabalho na contagem de pontos e inclusive inovou, enviamos por email os arquivos IGC, não aceitamos mais entrega de loggers, ou via pen drive ou por email mesmo. Tivemos problemas com o sistema de handicap, que apresentou algumas distorções fortes.
Operações foi assumido pelo Marcos, primo do Gugui, que aos poucos foi aprendendo o ofício. A falta de experiência dele foi compensada com a firmeza em não permitir pessoas próximas do lançamento dos cabos de reboque. Ele pesou pesou diariamente os planadores, de forma firme e incansável sob o forte sol de Bebedouro. Gostou tanto da coisa, que já solicitou ser operações em 2010 !!!
Precisamos comprar uns 2 rádios HTs para a FBVV, e desta forma zerar os problemas de comunicação entre as decolagens e a largada. Também sugiro comprar uma estação meteorológica mais compacta que a grandona, que foi comprada 10 anos atrás.
Agradecimentos ao:
- Angelo Hermini – Infraestrutura Bebedouro
- Flavia Schubert – Cartazes, camisetas, troféus
- José E. Pontes – Planejamento inicial, DECEA/ANAC
- Sergio Bassi – Rebocadores e AVGAS
- Thomas Milko – não posso me agradecer !
Rebocadores
No final do campeonato tínhamos 6 rebocadores, todos ajudaram a lançar os planadores rapidamente. O veterano Emídio, de Rio Claro, ajudou a explicar aos mais novos o procedimento. Tivemos uma operação bem fluída, com pouco stress (relativamente), alguns resgates em pistas diversas, enfim tudo funcionando. Fica o agradecimento a tropa de Boeros barulhentos que são, mas totalmente necessários.
Em especial agradeço aos aeroclubes abaixo e seus pilotos que cederam suas possantes máquinas de 180hp para levar os planadores a 600m de altura.
Bauru PP-GCJ – Carlos Magno Montacholi Junior
Ourinhos PP-FYA – Danilo Pilan
Marilia PP-HSW – Ana Carolina Colombera
Rio Claro PP-GBM – Emidio Rosa Oliveira
CVV-CTA PP-HSU – Celso Vilarinho
Tatuí PP-GEG – Antonio Tadeu Passareli
Uma reunião longa e cansativa, mas que deu uma grande mexida com o sistema de contagem de pontos da FBVV. A partir da temporada 2009/2010, passamos a adotar o handicap fixo do DaeC (Alemão) por um ano. O sistema de handicap variável desenvolvido pela turma do saudoso José Ilton, sempre em constante evolução, apresentou problemas graves, que causaram esta decisão pela maioria dos 28 pilotos presentes (ata da assembléia arquivada na FBVV, com lista de presença assinada). Afinal o voo a vela é feito de novas experiências também !!!
Por outro lado o piloto Pontes irá liderar uma comissão para apresentar a FBVV dentro de 12 meses o sistema de handicap com melhorias necessárias, e diversas simulações, para decidirmos o futuro, após este período de experiência.
Agora temos 3 classes:
Aberta – com índice acima de 110 (planadores acima de 15m)
Standard – com índice de 93 a 110 (Libelle a ASW20)
Olimpica – com índice abaixo de 93 (KWs+PW5 etc)
Respeitando a norma dos 19% poderemos agora voar mais provas AST, desejo de todos os pilotos, que adoram voar provas de velocidade por circuito fechado, e não apenas as provas de área AAT. A Diretoria ainda irá definir o número mínimo de planadores para evitar a unificação das classes.
Resultados da Etapa Final do 51º Campeonato Brasileiro de Voo a Vela realizado em Bebedouro
--------------------------------------------------------------------------------
CLASSIFICAÇÃO GERAL CLASSE ABERTA
--------------------------------------------------------------------------------
1º BY CLAUDIO EDUARDO SCHMIDT JANTAR 3 4133
2º JO JOÃO ALEXANDRE WIDMER JANTAR 3 4102
3º HK ALBERTO HENRIQUE KUNATH / CELSO JAFET DG-500M 2P 3910
4º BU HENRIQUE AZEVEDO NAVARRO LIBELLE 3864
5º B3 WOLFRAM A H GABLER DISCUS A/B 3695
6º ER EGON OTTO REHN ASW-22BE 3681
7º XT JULIO CESAR RIBEIRO NIMB.3DXT2* 3591
8º TO THOMAS SIGISMUNDO MILKO DG-800 18m 3123
9º CB CLAUDIO BLOIS DUARTE DG-800 18m** 3085
10º CJ GUSTAVO HARUO DELFIN SHIGUENO JANTAR 3 2990
11º B1 GUILHERME PURNHAGEN DISCUS A/B 2964
12º AR ARMANDO RICARDO PUCCI VENTUS 2CM 2802
13º HW JOSÉ EDUARDO PAULETTO PONTES JANTAR 3 2671
14º M2 GUILHERME DIAS RIBERIO JANTAR 3 2468
15º B2 BRAUCILIO FOGANHOLO JUNIOR DISCUS A/B 2270
16º A1 MILTON SOARES JANTAR 2 1231
17º SP JULIO CESAR MAGALHAES ALVES JANTAR 2 1004
18º DT FABIO HENRIQUE CORREA JANTAR 3 200
19º ZG MAURICIO ZENDRON NIMBUS4DM 0
* Planador modelo ASH25, Nimbus para o handicap
** Planador modelo Lak-17, DG800 para o handicap
Podium Classe Aberta
CLASSIFICAÇÃO GERAL CLASSE OLÍMPICA
--------------------------------------------------------------------------------
1º AA CARLOS ALBERTO LORENZINI BASTOS PW-5 3156
2º Z2 JOLANDO GATO NETO KW-1 2511
3º KC FABIO PIMENTA PW-5 2501
4º JU DANIEL CZENSZEL JUNIOR 2493
5º S1 SERGIO BASSI ELFE S-4 2477
6º Z4 JOAO GUSTAVO BAROS DE CARVALHO ELFE S-4 2055
7º JR FABIO HENRIQUE LAMEIRAS JUNIOR 1168
8º LD ANTONIEBI VIEIRA TORRES KW-1 736
Podium da Olimpica
Nenhum comentário:
Postar um comentário