sábado, 24 de setembro de 2011

LEM2011 Reflexões e Final

Os voos em LEM foram novamente muito bons este ano, a maioria dos dias foi de térmicas secas, mas alguns dias tivemos um pouco de nuvens muito pequenas, praticamente fiapos. Voamos todos os 7 dias que lá ficamos, uma média de 5h por dia, mas voos mais longos , de mais de 7h foram realizados por alguns pilotos.

Local ideal para os motoplanadores mais pesados, como Ximango e S10, que conseguem aproveitar o seu potencial, pois as térmicas são fortíssimas. Meados de Setembro realmente tem uma meteorologia mais firme, porém o início de outubro já tem um pouco mais de umidade no ar, que torna os voos menos consistentes mas potencialmente mais desafiadores. A região tem um potencial ENORME, demonstrado inclusive com vários voos de 750-800km feito pelos Nimbus 3T (Navarro e Guilherme) e ASH25 (Egon), e um grande aproveitamento dos dias, ou seja voa-se como nos melhores locais da África ou Australia sem perder viagem.

"Borrachas ao vento" foi uma das melhores expressões que aprendi, inventada pelos Ximanguistas ?

O tráfego aéreo mostrou-se bem intenso este ano com o aeródromo de LEM bem movimentado por uma diversidade total de aeronaves, com os velozes RV's 10, Cirrus, Bimotores e até mesmo o jato da Mauricéia (empresa de alimentos do PE dona do hangar local). Não efetuamos NOTAM até por não tratar-se de competição aérea apesar de termos ao redor de 10 motoplanadores voando. Tentamos voar um Gran Prix de S10, mas justamente neste dia tivemos problemas mecânicos com 2 aeronaves, enterrando a idéia.

Foi interessante ver o desempenho dos planadores mais "juniors" como o Sinus e Ximango (vintage) que apesar de voos mais curtos também tiveram seus desafios a superar, ou seja, em LEM não importa o tipo do planador todos tem excelente oportunidade de voar ao sabor de fortes térmicas.

Não fomos ao Piauí por puro conforto e talvez uma certa acomodação, um grupo tão diferente dificulta um pouco o deslocamento para novos locais. A incerteza da largura da pista para o ASH25 com seus 26m de asa, certamente contribuiu para ficarmos de vez no mesmo local, quem sabe no futuro São Raimundo Nonato e Bom Jesus da Gurgéia sejam visitados pela animada turma de urubus brancos motorizados.

Gostaria de agradecer em especial o piloto Fábio, que me deu a oportunidade de voar todos os dias o S10VT, praticamente uma sala de estar voadora com sua enorme cabine. E também pelo veloz traslado SP-LEM-SP.

Quem ?
Alan + Nardelli - Sinus (os que voaram mais apertado na pequena cabine)
Bechelli + Admilson - Ximango (os mais batalhadores tirando térmicas do chão)
Dorival + Dimas - S10VT (D2 aprendendo muito)
Shigueno + Bueno - S10 vintage (os mais silenciosos)
Fabio + Thomas - S10VT (a tripulação mais bacana e alta)
Sergio + Nader + Improta + Mocotó - S10VT (tirando dezenas de fotos/filmes)
Egon + Passageiros - ASH25 (aludo correndo por fora com seus voos de grande distancia)
Luis - DG800b (sempre apressado voou poucos dias)
Nimbus 3T - Navarro (longuíssimos voos)
Nimbus 3T - Guilherme (com seu novíssimo onibus amarelo)

Onde ?
Luis Eduardo Magalhães, a oeste de Barreiras no SW da Bahia

Distância voada?
Quase 25.000km !!!!
Voo mais longo - 804km ASH25 Egon
Voo mais curto - hummm melhor não falar
Problemas ? Nenhum !!!
Volta mais complicada - PUSKA que pegou junto com o S10 frente fria no Sudeste
Mordomia ? Sim muita, ir de Pilatus voar de planador, evitando os 1500km de estrada !

Fotos sensacionais aqui no link do Blog do Nader Couri

Um comentário:

CAV disse...

Belo Relato Thomas ! E obrigado pela carona no final da viagem !

Bechelli