quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Araxa 2013 - Provas

18 Campeonato Brasileiro de Parapente

Minha idéia era experimentar voar com mais parapentes, em provas de velocidade, um pouco diferente dos voos de "cross" onde o objetivo é voar o mais longe possível.  Nos voos de campeonato, ganha quem fizer a maior velocidade média, atingindo o objetivo, chamado de "goal" (ou gol ???).  Decolei todos os dias na rampa menor de Araxá, com menos gente, mais tranquila, sempre no pelotão do fundo, ou seja deixava os mais ávidos sairem primeiro.  Com mais de 100 parapentes voando, o céu ficava cheio rapidamente de velas coloridas.  Rampa baixa, sempre tem que ser cuidadoso na decolagem, pois se errar feio, é prego (pousar alguns minutos depois).  Nos primeiros 2 dias tivemos muita umidade no ar, dia começava azul, mas encobria tudo, foram dias de voo bem técnico, pois ficar muito baixo numa área de sombra, era pouso na certa, como o que ocorreu com muitos pilotos.  Acabei efetuando vários desvios, para aproveitar as nuvens que subiam um pouco, e sempre voando alto, acabei fazendo boas provas.  Base bem alta, acima de 3000m do nível do mar, as térmicas funcionavam mesmo debaixo de enormes sombras, o solo bem seco da região sem dúvida ajudou nisso.  Os voos foram com vento NE, portanto para o lado a da Serra da Canastra, linda região que vale a pena visitar.

Ficou o detalhe para meu primeiro goal, segundo dia de prova, com o voo bem difícil, peguei a ultima térmica em cima de um pivô central, que estava debaixo de sol, térmica ótima, e derrepente olho o instrumento, ele indicava que  eu iria chegar 1300m acima do pouso, havia esquecido do planeio final !!! Mas tudo bem, cheguei bem alto no objetivo, junto com outro parapentes igualmente altos.  O detalhe é que tinha um fio elétrico no MEIO DO CAMPO !! Eu vi esse fio um pouco tarde, e no pouso parei apenas 3metros dele, não foi muito bom e fica o aprendizado de sempre olhar o pouso, em busca dos postes, como era um objetivo oficial do campeonato e vi um monte de gente pousada, não procurei tanto como deveria.

Tapete vermelho voador, no Goal ultima prova

No dia seguinte o vento muito forte impediu o voo, mas a tarde decolei para um lift gostoso, fiquei mais de 1h voando em cima da bonita falésia de Araxá, apreciando a paisagem mesmo.   A Terceira prova válida estava complicada, vi muita gente indo para o chão, o dia parecia bonito mas não funcionava bem.  Decolei mas no final, como de costume, engatei numa térmica na frente da rampa, junto com uma vela Icepeak6 (competição), subimos uns 300/500m acima da decolagem, com vento bem forte.  Mas aí no contravento, eu desci muito, não conseguia ir para frente, então com vento de cauda, fiquei brigando durante mais um tempo na cordilheira, até pousar.  Foi uma pena, lá esfumaçava minha boa posição no campeonato.  Mais tarde houve superdesenvolvimento de nuvens com chuva, e a prova foi parada, inclusive alguns parapentes avançados tiveram que descer com reserva, modelos de 2 linhas que deixam de voa quando molhados.  A prova acabou sendo bem valorizada.

Canastraaaaaa

Ficamos 1 dia sem voar, vento muito forte... E finalmente no sábado, a meteoro parecia ótima, mas e o ventão ??? Este deu trégua, e fomos adiante. Todos decolando e subindo bem.  Foi a última prova do campeonato, e depois de 2/3 sem voar, estava com vontade de fazer uma navegação bacana, e quem sabe chegar no goal.  Tempo bonito, tudo funcionava, mas não consegui largar bem, fiquei bem abaixo da base.  Mas para não perder o pelotão, no azul, fui junto, e aproveitando bem as linhas de sustentação fui ganhando altura relativamente aos outros.  Só depois do primeiro ponto que achei uma térmica bem forte, que me fez subir a base.  E aí decidi fazer algo diferente para ver se dava para reduzir a diferença com o primeiro colocado, não deu muito certo, não achei a bombástica térmica a baixa altura.  Rodando junto com outra vela baixo, comecei com 1m/s, e lá em cima voltou a 2,5/3m/s , e com mais cautela fui em frente.  Algumas nuvens formando, ajudavam a sinalizar melhor as térmicas.  Entrei no planeio final com 600m de reserva, ainda receoso da forma que é calculado pelo Flymaster, e como o dia melhorava cada vez mais, cheguei alto no goal, perdi uns 300m em relação ao que o instrumento indicava voando acelerado.  Neste dia muita gente chegou e dava para ter voado mais 1-2 horas, completei a prova em 1:50, isso é pouco !!! Mas ultimo dia... pontuação, pessoal querendo ir embora, realmente costuma ser dia de provas mais curta.



Comemoração, pódio, semana de voos interessantes, e aprendendo bastante. Mais informações das provas no site da ABVL.

Turma de São Pedro

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