segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Puerto Madryn - Trelew - Cholila

Chegamos 2 horas atrasados no aeroporto de Puerto Madryn, viajar com 5 pessoas com 2 Land Rovers faz o processo ser um pouco mais lento, mas estamos aproveitando bastante a viagem, então absolutamente No Stress é o lema principal.  Nos finais de semana o aeroporto não tem movimento comercial, então apenas a Polícia do Aeroporto estava lá.  Após preencher 2 Gendecs (General Declarations), passar a bagagem pelo Raio X, com a modorrenta boa vontade da policial, conseguimos uma “carona” com o outro policial que nos levou ao RV7 que estava do lado do hangar do aeroclube, 2km de distância do terminal.

Rodovia Trelew - Esquiel único sinal de movimento por muitos quilometros

Desta vez meu passageiro foi o Kico, experiente voador de parapente de São Pedro, fizemos um curto voo de 15” até Trelew para comprar gasolina.  Em Trelew a burocracia foi um pouco maior, pois em quase todas as salas AIS da Argentina querem abrir a nossa “ficha” registrando os dados pessoais e dá aeronave em fichas.  Por outro lado o pessoal em quase todas salas AIS sempre muito atenciosos.  Uma idéia era passar pousar em El Bolson, mas depois de olhar os Notams descobrimos que o aeroporto estava fechado temporariamente, segundo el Jefe do aeroporto de lá, devido a problemas com segurança.

Início do "enrugamento" do solo

Decolamos rumo a Bariloche, mas após sair da TMA Trelew, mudei de idéia e colocar Cholila na proa.  Primeira hora de voo não vimos um povoado, nada, região muito árida e plana.  Aos poucos o terreno começou a enrugar, e o visual começou a ficar muito interessante.  Como esperado tivemos vento de 60km/h de frente, então a velocidade média caiu de 280 para 220km/h.   Consegui falar com Esquiel só quando estava entrando na TMA , que pediu para eu telefonar após o pouso em Cholila, mesmo com o cancelamento do plano de voo VFR.   Montanhas a 7500 pés antes do destino nos obrigaram a subir a 9.000 pés, devido a turbulência gerada pelo vento Oeste.  Claro que poderia ter dado a volta e ir pelo vale, mas eu queria passar próximo as primeiras montanhas nevadas da viagem.

 
Tempo já piorando bastante próximo a Cholila, no contraforte da Cordilheira dos Andes

O GPS nos levou para cima da pista do aeroclube, e como não tinha planejado ir a Cholila, não tinha plotado a pista do Lodge (Hotel).  Então comecei a procurar, pistas ao lado dos lagos, no terceiro finalmente avistei a estreita pista cuja cabeceira Oeste termina no lago Cholila.   O que me ajudou foi ter assistido aos vídeos da Navegueta, encontro aéreo de aviões pequenos que tem ocorrido anualmente na Argentina com voos na Patagônia.

Procurando a pista da Pousada não era neste lago ... 

Dei uma passada na pista, e confesso que fiquei um pouco apreensivo, pois além de um pouco estreita com árvores nos 2 lados, tinha um aspecto bem áspero.  Sem biruta, mas com vento bem forte vindo do lago fiz a aproximação um pouco mais veloz, resultado toquei a pista muito na frente, e para não para dentro do lago arremeti, para um novo circuito de tráfego.  Na segunda vez melhorei um pouco e pousei bem.

Pista achada, sobrevoo de reconhecimento, notem as árvores do outro lado mais altas, e o pequeno morro, geradores de turbulência

Na reta final, com as árvores balançando (o vídeo do pouso virá daqui uns dias)

O lugar é fantástico, o Cholila Lodge é uma pousada com 5 quartos e uma área de convivência muito aconchegante com ótimo padrão.  Fica a 2:30h de carro de Esquiel, por estrada de asfalto e cascalho (ripio).  Os proprietários são muito atenciosos, e nos sentimos em “casa” imediatamente.   Comprovei “in loco” que a pista de grama é um pouco áspera e necessita atenção na aproximação com ventos um pouco mais fortes.  Apesar de plana, diria que o piso é parecido com a pista de Monte Verde, mas fica a 400m do nível do mar.


O acesso rodoviário para a pista só é possível com camionetes altas, pois tem um rio na entrada da propriedade que os carros normais não conseguem passar.   Após um rápido lanche fomos passear na propriedade e depois ficamos um bom tempo conversando com o “churrasqueiro” do dia, que preparou um cordeiro para o jantar, no fogo de lenha.  A região fica próxima a fronteira com o Chile, e vive do turismo, já existem muitas reservas ecológicas, muitas formadas através de incentivo fiscal, onde as empresas podem repassar um % dos impostos federais para criação e manutenção de reservas.  Aliás, do outro lado da fronteira fica o famoso parque de Pumallin, com 291.000 ha, que foi criado pelo fundador da empresa NorthFace, gerenciado pela fundação Tomkins .

Região famosa de pesca com mosca "Fly Fishing", todos fantasiados e agasalhados

Ao redor das 19:00 depois de rodar 10 hora as 2 Tortugas Blancas (Land Rover Defenders) chegaram a Cholila, completando o grupo.  Tivemos um ótimo jantar e papo com os pilotos Chilenos que vieram com um Piper Archer do aeroclube de Chillan e com os donos da pousada, com o cordeiro e um pouco de vinho ficamos sonhando com os planos dos próximos dias. Ahh inflamos os parapentes na pista de grama para treinar um pouco, mas já era quase 21h, logo depois fomos jantar.

Nosso jantar

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