Chegamos
2 horas atrasados no aeroporto de Puerto Madryn, viajar com 5 pessoas com 2
Land Rovers faz o processo ser um pouco mais lento, mas estamos aproveitando
bastante a viagem, então absolutamente No Stress é o lema principal. Nos finais de semana o aeroporto não tem
movimento comercial, então apenas a Polícia do Aeroporto estava lá. Após preencher 2 Gendecs (General
Declarations), passar a bagagem pelo Raio X, com a modorrenta boa vontade da
policial, conseguimos uma “carona” com o outro policial que nos levou ao RV7
que estava do lado do hangar do aeroclube, 2km de distância do terminal.
Desta
vez meu passageiro foi o Kico, experiente voador de parapente de São Pedro,
fizemos um curto voo de 15” até Trelew para comprar gasolina. Em Trelew a burocracia foi um pouco maior,
pois em quase todas as salas AIS da Argentina querem abrir a nossa “ficha”
registrando os dados pessoais e dá aeronave em fichas. Por outro lado o pessoal em quase todas salas
AIS sempre muito atenciosos. Uma idéia
era passar pousar em El Bolson, mas depois de olhar os Notams descobrimos que o
aeroporto estava fechado temporariamente, segundo el Jefe do aeroporto de lá,
devido a problemas com segurança.
Decolamos
rumo a Bariloche, mas após sair da TMA Trelew, mudei de idéia e colocar Cholila
na proa. Primeira hora de voo não vimos
um povoado, nada, região muito árida e plana.
Aos poucos o terreno começou a enrugar, e o visual começou a ficar muito
interessante. Como esperado tivemos vento
de 60km/h de frente, então a velocidade média caiu de 280 para 220km/h. Consegui falar com Esquiel só quando estava
entrando na TMA , que pediu para eu telefonar após o pouso em Cholila, mesmo
com o cancelamento do plano de voo VFR.
Montanhas a 7500 pés antes do destino nos obrigaram a subir a 9.000 pés,
devido a turbulência gerada pelo vento Oeste.
Claro que poderia ter dado a volta e ir pelo vale, mas eu queria passar
próximo as primeiras montanhas nevadas da viagem.
O
GPS nos levou para cima da pista do aeroclube, e como não tinha planejado ir a
Cholila, não tinha plotado a pista do Lodge (Hotel). Então comecei a procurar, pistas ao lado dos
lagos, no terceiro finalmente avistei a estreita pista cuja cabeceira Oeste
termina no lago Cholila. O que me ajudou foi ter assistido aos vídeos
da Navegueta, encontro aéreo de aviões pequenos que tem ocorrido anualmente na
Argentina com voos na Patagônia.
Dei
uma passada na pista, e confesso que fiquei um pouco apreensivo, pois além de
um pouco estreita com árvores nos 2 lados, tinha um aspecto bem áspero. Sem biruta, mas com vento bem forte vindo do
lago fiz a aproximação um pouco mais veloz, resultado toquei a pista muito na
frente, e para não para dentro do lago arremeti, para um novo circuito de
tráfego. Na segunda vez melhorei um
pouco e pousei bem.
Na reta final, com as árvores balançando (o vídeo do pouso virá daqui uns dias)
O
lugar é fantástico, o Cholila Lodge é uma pousada com 5 quartos e uma área de
convivência muito aconchegante com ótimo padrão. Fica a 2:30h de carro de Esquiel, por estrada
de asfalto e cascalho (ripio). Os
proprietários são muito atenciosos, e nos sentimos em “casa” imediatamente. Comprovei “in loco” que a pista de grama é um
pouco áspera e necessita atenção na aproximação com ventos um pouco mais
fortes. Apesar de plana, diria que o
piso é parecido com a pista de Monte Verde, mas fica a 400m do nível do mar.
O
acesso rodoviário para a pista só é possível com camionetes altas, pois tem um
rio na entrada da propriedade que os carros normais não conseguem passar. Após um rápido lanche fomos passear na
propriedade e depois ficamos um bom tempo conversando com o “churrasqueiro” do
dia, que preparou um cordeiro para o jantar, no fogo de lenha. A região fica próxima a fronteira com o
Chile, e vive do turismo, já existem muitas reservas ecológicas, muitas
formadas através de incentivo fiscal, onde as empresas podem repassar um % dos
impostos federais para criação e manutenção de reservas. Aliás, do outro lado da fronteira fica o
famoso parque de Pumallin, com 291.000 ha, que foi criado pelo fundador da
empresa NorthFace, gerenciado pela fundação Tomkins .
Ao
redor das 19:00 depois de rodar 10 hora as 2 Tortugas Blancas (Land Rover
Defenders) chegaram a Cholila, completando o grupo. Tivemos um ótimo jantar e papo com os pilotos
Chilenos que vieram com um Piper Archer do aeroclube de Chillan e com os donos
da pousada, com o cordeiro e um pouco de vinho ficamos sonhando com os planos
dos próximos dias. Ahh inflamos os parapentes na pista de grama para treinar um pouco, mas já era quase 21h, logo depois fomos jantar.
Nosso jantar
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