No Pico do Gavião - Andradas (MG)
No feriado de 21 de abril voamos um campeonato marcado para apenas quinta e sexta feira, não entendi o intuito do organizador, pois poderíamos ter aproveitado pelo menos os 3 dias do feriado, e provavelmente por este motivo tivemos um número menor do que a lotação máxima de 80 participantes. Mas de toda forma tudo funcionou muito bem, especialmente São Pedro !!!
Prova #1 - Com pilões em Sta Rita de Caldas, Ipuiuna e chegada em Congonhal parecia um simples voo de cross country. Mas o vento estava forte, e mesmo com o atraso da abertura da janela, ainda estava meio complicado. Muitos pilotos fizeram grandes malabarismos para decolar, eu preferi deixar para mais tarde. Pois não estava com vontade de arriscar levar uns tombos. Um piloto acabou sendo arrastado e danificou 2 parapentes ao lado, que não puderam voar. Acabei decolando 30" após abertura do início da prova. Sem muitas ilusões e qualquer colocação, mas fiquei feliz com a decisão pois não tive dificuldade alguma em decolar. Já para subir foi diferente, tinha muito sombra na frente da rampa, então fiquei no lift mesmo. Vi o 2 pilotos também baixos mais a frente tentando subir, um deles o Mexicano, que também optara em aguardar. Mas aos poucos com o sol saindo deu para encaixar numa boa térmica no meio da cordilheira, onde havia mais sol. Partida na estratosfera, tentei ir caranguejando na cordilheira, mas após passar o pouso do Moacir, não consegui mais e tive que encarar o forte vento de cauda em direção do vale. Fiquei muito baixo, mas subi 2x, e aos poucos consegui enfrentar o vento para fazer o primeiro pilão. Depois tudo foi muito mais fácil, rodar térmicas com vento forte, e a ultima delas foi um pouco antes de Ipuiuna e um planeio de 12km para o Goal. Acabei chegando 500m acima do pouso, mas porque consegui pegar uma ótima linha de sustentação. Vários colegas, que haviam largado bem antes de mim, não tiveram esta sorte e pousaram poucos quilometros antes do goal. Apesar de ter saído tão tarde ainda fiquei numa boa colocação.
E a boa sequência de fotos do Zenilson mostrando a decolagem para o lado sul (Andradas)
Prova #2 - São João da Boa Vista, Aguaí e Casa Branca (aeroporto) dia com vento sul, tranquilo, fui o 3ro a decolar, atrás do Washington e Rafa, base mais alta ainda, ao redor de 2800m do nível do mar prometia uma prova rápida. Sai por cima da cordilheira de Andradas, uma ótima linha de sustentação que permitiu acompanhar um pouco mais os velozes parapentes de 2 linhas. Voei bastante com o Lucas, a bordo do Mantra M6, e pude acompanhar as interessantes decisões da dupla Wash/Rafa vs. o Felix que voou muito bem ficando mais alto do que os outros 2. Enquanto eles faziam o duelo aéreo eu ia por cima nas boas linhas e algumas fortes térmicas.
O ótimo pouso escolhido e meus "ajudantes"
Mas Aguaí foi mais difícil, o próprio nome já indica algo, é uma região com térmicas mais esparsas, mas mesmo assim fomos em frente. Na rota para Casa Branca, eu ainda bem na frente dos outros da categoria sport, arrisquei mais, e fiquei muito baixo, rodei a 30m do chão por alguns minutos na altura da antena de celular... que eu tinha esperança que fosse desprender uma forte térmica, mas não deu certo e acabei pousando num ótimo campo de feno colhido ao lado da rodovia. Ficou a lição de não arriscar tanto assim.
Esperando o resgate na rodovia Aguaí - Casa Branca
Agradecimento ao Pico do Gavião por ter apoiado o evento, e a sugestão de aproveitar melhor os dias de um feriado prolongado e fazer pelo menos 3 provas.
Ahhh e no sábado fui voar com o Dr Alberto e o Stefano, explicando um pouco no rádio o porque do caminho, e também para não para em qualquer térmica, aproveitar as melhores, pois o dia novamente estava muito bom com base alta. Com o vento norte fizemos uma rota mais a leste de Mogi Mirim, até Itatiba, e de lá fomos a Oeste pousando em Sto Antonio da Posse. Voei uma distância muito menor do que o potencial do dia, porém foi bem interessante voar tentando explicar um pouco as decisões. Com a turma de Pirapora em peso voando foi muito bacana ver mais parapentes no caminho, o que ajudou ainda mais no entendimento do voo.
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