terça-feira, 8 de dezembro de 2009

De ChosMalal a San Martin de Los Andes

Dia com fortes emoções !

Resolvemos partir para o sul, uma vez que não havia mais planadores em ChosMalal, todos haviam ido embora.  Agradeci ao Custódio (chefe do aeroporto) pela ajuda, guardamos o sistema de oxigênio para o próximo ano, carreta engatada, fui preparar o planador.


Vejam no canto direito da foto o "Cholo" numa esquina de Neuquen !!!

O dia estava bem instável, quando decolei as 11:20, o vulcão Tromen estava todo encoberto com chuva e tempo bem feio.  Resolvi ir pela Pampa seca, em vez do vale principal mais apoiado em pistas, mas com sinais claros de chuva.  Este caminho estava cheio de nuvens baixas, mas consistentes.  Com o vento Leste, batendo nas montanhas baixas, consegui voar ao lado da “ruta 40” com boa sustentação das térmicas desprendidas destas formações.  Não estava muito confortável pois voava em média a 2500m msl, ou seja entre 800 e 1300m acima do solo impousável.

Como apoio usei os pontos que tenho no GPS, primeira alternativa, Chorriaca 60km de Chosmalal, procurei a pista e não achei, depois Cholo me explicou que “a pista” foi feito para a Fuerza Aerea Argentina, ou seja é a rodovia um pouco alargada e 2 quadrados de concreto em cada ponta (vi do ar).  Aliás 2-3 anos atrás Rafael Larghi  pousou neste lugar com seu planador Minimbus.  Consegui manter contato com o Cholo, que estava levando a carreta e camionete, com seu rádio Terra e potente antena, conseguimos manter contato grande parte do vôo, aliás rádio este que não sofre interferência do motor do carro.

Em Zapala o tempo estava bem feio, tive que ter muita paciência, pois havia grande sombreamento e chuva, e Cholo me chama pelo rádio “Thomas la lança del carro se partio” pensei um pouco, o que é a lança da carreta ???  Bom, novamente o tubo que conecta a carreta no automóvel rachou, Cholo parou a tempo, pois notou um barulho estranho, que foi a rachadura, e a carreta mais instável.  Tentou andar mais um pouco, mas a rachadura aumentou, e chegou a poucos quilômetros de Zapala, mas não entrou na cidade.  Foi atrás de um pessoal de solda, que trouxeram uma máquina em cima de caminhão, etc etc   Faltou checar a carreta na parte da frente antes da saída em Chos Malal, com certeza a péssima ruta 40 vinda de Malargue com seu longo trecho de terrível cascalho ajudou a fragilizar a peça.  Também creio que o “nariz” da carreta estava  pesado, com material do planador, camping, etc... mas com certeza não pesava 100kg que é o limite, a peça já deu problemas antes.


Cholo me avisou por rádio, que eu poderia continuar que iria resolver o assunto rapidamente, eu estava subindo na frente da chuva, próximo a pista de Zapala.  E pensei, puxa pousar aqui na chuva não será legal, então continuei o vôo.


Notem o caminhão que trouxe a máquina de solda no meio da estrada !

O tempo estava estranho novamente, chuva por vários lados, cumulus mal formados não subia fui aos poucos desviando para o lado SE de San Martin, pois estava sombreado.  No final liguei o motor em cima da pista de Quemquemtreu que vi apenas no ultimo momento, pois fica mais baixo, num pequeno vale ao lado de um rio, de grama, estreita, não sei se daria para pousar.   A chegada em San Martin foi ótima, os alemães me receberam muito bem, ajudaram a levar o planador até o estacionamento de planadores.  Estacionei ao lado do ASH25Mi do Jurgen, e ao lado dele o Nimbus 4DM do Christof e Ohlmann.  Ou seja em boa companhia, espero que o planador aprenda um pouco como voar onda ao lado desses 2 !!! Os pequenos Ventus2CM 15m, Memerth e o Karl (o nosso voador de onda), estacionados do outro lado.


Nós voamos perto de vários vulcões, e sempre consideramos eles lindos !!! Mas de vez em quando eles "acordam", como este no lado Chileno

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