quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Aduana Brasil - Argentina

Na ida Brasil - Argentina


-       Amarais – via telefone 25min de ligação com SBKP para o plano a Pelotas, necessidade de 200nm para cada fixo, voo VFR, caiu o sistema 3x ...

-       Pelotas – Trâmite muito rápido menos de 5min, havia solicitado via FAX, mas que também pode ser efetuado por email sbbk@infraero.gov.br solicitam que seja com mínimo de 24h de antecedência, plano de voo VFR tem que esperar os 45min... para decolar

-       Buenos Aires – aeroporto San Fernando, um pouco mais burocrático, mas também não levou mais que 20min, troquei um pouco USD com a mulher do plano de voo, lá o paralelo bateu 7,50 vs 4,50 Pesos/USD.

-       Iguazu – SARI - um pouco mais confuso tem que andar pelo aeroporto, mas tem sem problemas, já via rádio havia solicitado efetuar o plano de voo, para evitar as 2-3h  de espera para plano internacional, me informaram que não existe espera, fiz o plano e 20min depois decolei

-       Iguaçu – SBFI – como do outro lado,tive que andar para cima e para baixo no aeroporto, e notei a enorme quantidade de funcionários Infraero fazendo nada... uma pena mesmo.  Estava pressionado pelo por do sol, e pedi para me liberarem antes dos 45min, o militar da sala AIS super solícito ligou para o a TWR etc.  Mas já no avião, a TWR falou que o centro não havia recebido... E eu desesperado para decolar e chegar em casa antes do por do sol.  Cheguei a falar em fazer uma notificação para um aeródromo próximo, ai nos 45min exatos, ele me autorizou... 

Dicas:
-       No Brasil usei um modelo GENDEC genérico, em inglês
-       Para Argentina leve o modelo de GENDEC Argentino, o Fortner enviou o modelo para mim, se tiver um local no site appa posso fazer o upload do modelo, pedem 5 copias na entrada e saída do país

-       Em cada pouso em aeroporto controlado no país vizinho pedem a Gendec anterior carimbado e uma nova para saída..., aeródromos sem controle não precisa de nada

-       Ia fazer Aduana em Tucuman, mas como é sob pedido, como é o caso em diversas capitais de províncias argentinas (vide MADHEL) , tem que pedir com antecedência e custa uns USD100-200 para cobrir o deslocamento das diversas autoridades, Iguazu e San Fernando não tem isso.
-       AVGAS ao redor de 9 pesos USD1,28 nas maiores cidades, um pouco mais nos pequenos aeroclubes, é bom não chegar muito justo...

-       Não paguei taxa de pouso/comunicação alguma, não cobram para anvs pequenas, em Iguazu tentaram cobrar, mas argumentei que anv com menos de 1000kg não paga, e ela aceitou o argumento.

-      Tucuman -> Iguazu passa pelo Paraguai, de acordo com um piloto local tem um convenio se for pela aerovia IFR pode sobrevoar, se for VFR... tem que dar a volta, eu não tinha autonomia para dar a volta, então via rádio ... pedi plano I de resistência para SARI, pela aerovia, passei os fixos aceitaram, depois pedi para ir DCT também aceitaram, talvez aceitem VFR mesmo 

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