Novamente um bonito dia em Baixo Guandu, resolvi decolar bem cedo para não ficar atrasado na largada. O que deu certo, pois consegui sair para a prova junto com todos. Tivemos que subir nas rochas a direita da decolagem, e havia um pouco de turbulência. A prova foi para o lado de Colatina, a maior cidade da região, lado que ainda não tínhamos voado durante este campeonato. Paisagem muito bonita, em especial do Rio Doce e seus inúmeros Banco de areia.
Largada sempre magnifica !
O dia foi novamente azul, ou seja sem nuvens, tornando um pouco mais difícil o voo. Fiquei baixo próximo de pedras enormes, mas com paciência e ajuda de outros parapentes aos poucos fui recuperando, e consegui voltar para a base. Novamente boas térmicas ao lado do Rio Doce, já próximo a Colatina. Com isso consegui pegar o pelotão da frente que estava um pouco lento.
Somos muito pequenos voando no entorno destas grandes rochas
Já na volta, no contra vento, tudo se complicou um pouco, mas as boas sequencias de térmicas me deixaram um pouco confiante demais. Via montanhas a nossa frente, e na ausência de térmicas minimamente razoáveis, fui para elas, vendo a minha frente um grupo de parapente com mais performance se aproximando.
No caminho da prova, um pouco baixo, mas em seguida desta foto subi muito bem
Mas infelizmente cheguei baixo demais, e não consegui alcançar a potente térmica que fez a alegria dos demais. Tentei ainda “ralar” na face do sol do rochedo, mas desta vez não tive sorte de conseguir subir, e pousei em poucos minutos mais. Estava animado por estar andando um pouco mais veloz e com isso deixei para trás o grupo dos mais lentos, mas claramente foi um erro, pois sem a ajuda do grupo com tempo azul, fui para o chão novamente.
Cruzando o Rio Doce, próximo a Colatina (ES)
Sem contato com o mundo exterior, apenas escutava o Dioclécio que estava junto ao seu potente rádio no topo da montanha ao lado da decolagem. Telefone celular aqui não pega fora das pequenas cidades, provavelmente devido ao relevo bem acidentado. Mas a Van passou próximo de mim alguns minutos depois e por contato rádio direto pedi para ela parar. E foi o fim do voo do dia. Por outro lado conheci bonitas paisagens desta vez a bordo do possante Mercedes Benz...
Cheguei baixo demais para pegar a ótima térmica que estava um pouco depois desta pedra grande
Muitos pilotos chegaram no goal, e teve o detalhe da Japonesa que jogou o paraquedas reserva e pousou numa parte alta de montanha, foi resgatada pelo Helicóptero da Policia, que veio de Vitória para efetuar a retirada dela, pois o local era inacessível por via terrestre. Quase todos os dias temos algum paraquedas reserva sendo lançado, todos os parapentes levam pelo menos 1 reserva, os de 2 linhas, mais ariscos, costumam levar 2 !!! Somos treinados para jogar o reserva, o meu inclusive já é um do tipo dirigível, ou seja uma vez aberto, posso escolher onde pousar, se tiver altura para manobrar, claro.
Dirigir com calma nas pequenas estradas vicinais é essencial, aqui foi uma batida que vimos
A noite tivemos um bom churrasco patrocinado pela organização e, finalmente não comi no restaurante do hotel Barbosa. Várias velas Boomerang 10 sendo vendidos a €2.500 , creio que bem negociáveis por causa do preço meio alto e concorrência. Icepeaks7 e 8 vários a venda também com preços melhores, um verdadeiro mercado Turco (aliás temos 2 pilotos da Turquia participando). Já eu resolvi negociar algo, vendi o meu C-Pilot para um piloto Persa, apesar de ótimo instrumento, não me adaptei. Minimizei a perda, vendendo com apenas 4 voos.
Não dá para cansar deste visual incrível, desta vez avistado "da terra firma" e não do ar :-)
E hoje tem mais, correr para não perder o ritmo do dia, café da manhã, arrumar as tralhas etc etc, mais 2 dias de ótimos voo e quem sabe chego no goal !!! Hoje será prova mais longa para dificultar, com certeza, mas vamos lá, animo total.
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