Prova foi marcada de 106km na proa Leste,
com apenas um ponto no meio, e chegada CSS, uma certa discussão sobre este tipo
de chegada, mas querem seguir o que está sendo feito na Europa nos PWCs. Talvez isso irá mudar nos próximos dias.
Carregando o caminhão com as mochilas voadoras
Finalmente conseguimos voar, 120 pilotos aproximadamente participando do campeonato, 1/3 com velas na classe Sport, o resto na Open, segundo os organizadores. A fila para decolar estava enorme, consegui decolar no ultimo 1/3. O vento estava acelerando, mas saí bem da montanha sem sustos. Na frente engatei numa térmica e consegui subir uns 800m acima da decolagem, enquanto via parapentes bem mais altos que eu . Infelizmente não conseguia subir muito mais, e o vento tinha acelerado um pouco mais. No contra vento, sem acelerar estava voando 10-15km/h, bem forte. E tentei de todos os jeitos de subir mais, mas não deu. Para cruzar o rio columbia é necessário no mínimo 2200m acima do nível do mar, e eu estava mais baixo. Fazer o que, fui para o pouso preocupado em não pousar para trás, mas no final consegui avançar um pouco e fazer um ótimo pouso.
HELP !!! COMO FAÇO PARA VOAR AQUI !!!!
Muita gente foi para a prova, e vários completaram,
eu não peguei ainda o jeito de voar aqui, com esse vento todo tenho
dificuldades para subir, pelo menos não estava muito turbulento, não deu para
soltar as mãos nenhum momento, mas bem mais tranquilo vs. os primeiros
dias. Enfim, amanhã tem mais, vamos ver
se consigo acertar melhor. Por algum
motivo não estou no tracklog geral: http://xcfind.paraglide.us/comp.html?id=71
mas vou perguntar amanhã porque.
Impressões da organização:
Briefing inicial bem organizado, feito no
salão nobre de um hotel local, notei que eles tem MUITOS voluntários
trabalhando na organização. Tem várias
vans de resgate, com ar condicionado, todas dirigidas por voluntários. Até o caminhão que leva os parapentes para a
montanha é um U-Haul alugado. Uso de SPOT ou DELORME é obrigatório, bem
como msg de texto após o pouso se tiver sinal de celular, que na área plana tem
pouca cobertura fora das vilas.
Sobre segurança tem o kit primeiros
socorros na montanha, e helicóptero que chega em menos de 20min se
necessário. Aliás irão aterrissar um no
topo da montanha para treinamento no meio da semana.
Os voos podem ser enviados através do site http://www.flyxc.org/Chelan2014.html,
cada piloto recebeu uma senha para por o seu próprio voo. Nem mesmo os GPSs tiveram que ser carregados,
cada um faz o upload dos seus pontos do seu computador, de forma alternativa
pode fazer o upload pelo PC da organização também. Resumindo, zero fila para os pilotos na
chegada, pois todos fazem o upload via site mesmo, poderia ser adotado algo
assim no próximo campeonato Brasileiro, já que em GV as filas foram muito
longas. Apesar de todas essas facilidades,
tem 2 pessoas fazendo apuração de pontos.
A organização está usando Twitter &
Facebook ativamente para divulgar todos detalhes do evento, achei um pouco
bagunçado, pois ainda tem o website, enfim deve ser a tecnologia a nosso favor. Eles dão muita importância a comunicação por
aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário