quinta-feira, 10 de julho de 2014

Chelan Prova 4

Prova com vento de cauda de 64km

As decolagens foram melhor que no dia anterior já que tinha vento, mas  todos tiveram dificuldade para subir.  Grande parte dos pilotos saiu na última partida das 13:45 (eram 4 partidas, de 15 em 15 minutos).  E lá fui eu também atravessar o rio, do outro lado as 2 primeiras térmicas até que consegui subir razoavelmente. Mas na terceira fiquei seguramente a uns 50m do chão, uma ventania danada, contra vento voava a 8km/h, a térmica subia muito torta, estava preparado para pousar, mas consegui subir, foi uma das melhores “salvadas” que eu me lembro.  Todos voando com mais cautela, pois o tempo estava um pouco estranho.  Após Mansfield avistava a espessa fumaça de outra queimada.  Peguei toda altura possível e impossível antes de entrar por cima dela ! O rádio já rugia com pilotos informando Nível 1 e 2, talvez a prova seria interrompida novamente. 



Essas linhas de alta tensão eram uma das fontes de ascendentes após após o cruzamento do rio, vários pilotos olhavam para elas para subir na primeira térmica do flat

Visibilidade caiu para 5km ou seja ainda VFR, e via longe algumas velas altas, fui em frente e depois de atravessar a fumaça consegui subir bem e avistando de longe o enorme lago da barragem de Coullee.  Instrumentos bem divergentes sobre o planeio final, acabei atravessando o bonito lago com quase 1000m de reserva para chegar no goal, estava 7km fora.  Próximo ao aeroporto que era o goal (objetivo final e pouso) tudo subia, alguma convergência vinha do lago e encostava com o ar seco dos enormes arados, e tudo subia, muitos parapentes ainda voando não conseguiam descer, tive que procurar arduamente descendentes.

E com isso finalizei bem a prova do dia, fui um dos 40 pilotos no goal,  #3 lugar na prova do dia, #4 na colocação geral da SPORT, agora é continuar caprichando, hoje foi por pouco que a Chili3 não vai pro chão no começo do voo.  A meteorologia promete bons dias, e possivelmente irão fazer uma prova bem longa, onde será difícil para nós voadores de En-B chegar, mas será o desafio.


Jesus, o piloto Argentino que mora nos EUA, foi o nosso resgate do dia, já na volta a Chelan dava para ver a ventania instalada no vale, tivemos sorte que o vento forte atrasou algumas horas, permitindo o nosso voo.  Teve o jantar beneficiente para a Cloudbase Foundation, projeto em Honduras e El Salvador, depois escrevei mais, preciso dormir.  Cheguei no goal, junto com mais outras 4 velas da categorai Sport, subi mais um pouco na colocação geral, agora em 4 lugar na geral, mas 300 pontos atrás do próximo.


 Analisando os voos

 Programador e piloto, está com ele o sistema de pontuação da USHPA

Kimberly no discurso sobre projetos em Honduras e El Salvador

 Jantando macarrão, cada um pagou US$ pelo jantar, que foi doado por um patrocinador, e o dinheiro vai para os projetos da Cloudbase Foundation.

Saindo da macarronada, ainda no lusco fusco o sol !

Nenhum comentário: