E o faroeste Português continua ! Subimos para a rampa as 11:45, leva menos de
15min para chegar no topo, rampa na Serra do Mamede com 300m de desnível, ou
seja relativamente baixa. Prova de 90+km
novamente na direção W, para Espanha. Apesar da largada ter sido marcada para
as 14:00, dos 3 primeiros que decolaram, 2 foram para o chão, a condição ainda
não estava madura. Faltando menos de
15min começaram todos a decolar, e a subida inicial foi muito difícil, com
muito cuidado para não ir para o pouso oficial.
Decolei do meio para o final, e fiquei bom tempo ralando na frente da
rampa até conseguir engatar numa boa subida.
Larguei bem atrasado, mas a condição foi melhorando, e não fiquei baixo nenhuma parte do vôo. Estava difícil recuperar o tempo perdido, mas
aos poucos consegui chegar em alguns pilotos na minha frente, e junto com o
Nuno Gomes (Zeno) e Diogo (Peak4), fomos juntos grande parte da prova, térmicas
entre 2 e 5m/s, a luta era para não passar dos 3000m de limite de altura. A 2300m eu saía da térmica e várias vezes
bati em 2700/2800m, subia muito, numa térmica entre 5 e 6m/s dei 2 voltas e
saí, foi uma luta constante que no final acabei perdendo. Já no planeio final já quase 1000m acima do
pouso, tinha umas nuvens a frente, que tentei desviar para o lado esquerdo, sem
chance começou a subir voando reto... e novamente passei do limite... 3030m,
logo depois começou a descer aí fiz várias voltas na descendente na esperança de
ser perdoado pela infração, demonstrando que não tive vantagem alguma. Perdi apenas 300 pontos... Interessante
também foi como o Zeno que voou comigo o voo todo abriu 4 minutos no planeio
final, pisou fundo no acelerador, sem desviar...Poderia ter terminado em #4 ,
mas vamos aprendendo.
A chegada no pouso foi outro problema, nada
descia, as 16:50 o dia estava absurdamente térmico. Devo ter chegado em #5 ou #6, e pousei mais
no canto do campo, porque na ultima hora peguei uma térmica poucos metros do chão
que complicou o pouso. O dono do terreno
apareceu com muitas vacas, e de forma totalmente RABUGENTA perguntou com seu
espanhol da Extremadura (região da Espanha que estamos), “quién autorizo el
aterrisaje acá” ???? E eu falei que nào
sabia de nada, mas era só ele conversar com o organizador lá do outro lado do
campo. E ele foi lá tirar satisfação
mesmo !!! Novamente nenhum vela Sport chegou no goal, alguns pousaram a 9km ,
um CB começou a superdesenvolver o que acabou inibindo muitos pilotos. Apenas uma Triton, que havia pregado,
decolara novamente e chegou muito tempo depois, pousando ao lado do posto de
gasolina onde estávamos aguardando para voltar a Castelo de Vide (Portugal).
Estou impressionado como aqui é seco,
parece um pouco com o Centro Oeste do Brasil, porém tem pouca agricultura,
muitas árvores e poucas estradas... A recolha (resgate) com as carrinhas (vans)
é feita só no alcatrão (asfalto) então quando baixo tomar cuidado para pousar
próximo a estrada. Base seguramente a
3500m , hoje tivemos algumas nuvens a partir da metade do voo, o que ajudou um
pouco no voo.
Até as mansas vacas tem chifre na Espanha
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