Estava quente na estrada...
Com tudo empacotado saí no sábado em direção
a Pedro Bernardo, GPS dava quase 4h de
carro, e com o calor de 44 graus marcado no termômetro do automóvel acabei
levando o dia todo para o destino. Parei
em Plasencia, a maior cidade do caminho para almoçar e passear um pouco, mas a
altíssima temperatura fez o passeio não ser tão agradável assim, estava feliz
de volta ao carro.
Pedro Bernardo fica na Sierra de Gredos
somente na região de Ávila, fica a 130km de Madrid, já teve 3000 habitantes 100
anos atrás, hoje tem 800 pessoas morando nas estreitas vielas. Fica na encosta da serra, poucas ruas
permitem passagem de carros, realmente dá para perceber como viviam nos tempos
medievais.
Estacionar carro é um
problema, mas enfiei numa micro vaga meu pequeno Corsa da Gold Car. Fiz a inscrição do campeonato, e um pouco de
stress para arrumar lugar para dormir. O
Hotel Cerro havia me prometido reserva só a partir do domingo, então o remédio
foi alugar um quarto o Grego-Francês Péricles.
Mas só consegui dormir realmente a 1 da manhã quanto o vento catabático
(que desce montanha) começou a soprar, descendo das montanhas, estava 33 graus
nesse horário, sem ventilador ou ar condicionado.
No domingo a logística foi grande, pois 150
pilotos para ir a rampa, um trabalho que contou com 2 onibus com ar condicionado
e várias vans, pois os mastodontes só conseguia subir um trecho da serra, todos
finalizando nas vans. A decolagem
principal, Oeste, é bem grande, com árvores brindando um mínimo de sombra. O Martin Portmann ½ brasileiro estava comigo
que foi ótimo para conversarmos bastante.
Conhecia algumas pilotos de outros campeonatos, mas dos espanhóis
praticamente ninguém.
Equipe BR
Escolheram uma prova curta, por medo de
superdesenvolvimento e também por condições fracas na planície. O calor continuava ao redor dos 40
graus. Largada marcada para as 14:30,
tentei decolar no meio, mas enfrentei uma fila enorme. E na minha vez não consegui decolar, depois
de 3 tentativas na grama sintética, desisti e fui descansar um pouco, imaginem
a pressão dos demais. Ai resolvi ir
para o outro lado, na decolagem na grama mesmo, pouca gente, e na primeira
puxada consegui decolar. Mas faltava
menos de 20 minutos para a largada.
Dificuldades para subir, enquanto via o pessoal na estratosfera.
Com alguma sorte consegui ficar a meia
altura na largada, e com mais umas 30 velas saímos para a prova na abertura da
janela. Tivemos que contornar uma
montanha a frente enquanto os mais altos foram direto, mas por alguma sorte
enrosquei numa boa térmica. E os de cima
pegaram muita descendente. O caldo enrolou mesmo, com muitos parapentes
em volta, por sorte consegui subir melhor e aos poucos fui ficando mais alto
que a maioria. Outra tirada para o flat,
levamos muito tempo para pegar algo, novamente subindo um pouco melhor talvez pelos
voos em Portugal, estava inspirado. E de
repente me vejo com os 10 parapentes líderes da prova, e no meio do caminho a
maioria resolveu desviar para esquerda,
junto com outra Zeno vermelha não achei que seria uma boa, muito desvio. Mais a frente algumas velas mais rápidas
tinham nos ultrapassado estavam mais baixas.
Pegamos uma boa térmica próximo ao ponto. E daí fiquei um pouco atrás da Zeno vermelha
e fomos em frente praticamente juntos.
Martin na decolagem
Até sozinho fiquei a frente de todos, meio
novidade, e meio achando que iria me ferrar, pois não conheço a região, e
estava tudo azul. Mas logo depois peguei
uma boa térmica, e outros entraram embaixo, com as bolhas mais fortes subindo,
acabei sendo passado por 3 velas mais rápidas.
E com isso fui quase até o planeio final em 4 lugar... Mas aí cometi um erro grande, atrás vi o
pessoal enroscando algo bom, e voltei uns 500m, não conseguia pegar no
contravento o B11 e Enzo, rodei um pouco e fui para o planeio final. Com isso o
Zeno vermelho tinha me passado... e várias outras velas começaram o planeio
final muito mais baixo. Mas mesmo assim
cheguei feliz no goal. Num campeonato com tantos participantes, acho que estava inspirado mesmo. #2 em pontos de liderança, #1 Zeno e #11 na Geral.
Na enésima decolagem, esta deu certo
Nenhum comentário:
Postar um comentário