Na dúvida se deveria escrever sobre assuntos ruins, mas como fazem parte do campeonato, e serve de lição para todos nós para aumentar a segurança de voo vamos lá.
Temos perto de 150 planadores voando este campeonato, número altíssimo, todos giram térmica a mais de 110km/h pois decolam cheio de água (para aumentar o peso mesmo e voar mais rápido). Como tempo fraco enormes "paliteiros" se formam, e alguns pilotos se acham no direito de girar no miolo das térmicas, jogam outros planadores para fora da térmica. O comentário é geral de várias "quase batidas em vôo" com desvios de ultimo momento. A agressividade de alguns é impressionante.
E numa dessas tivemos um terrível acidente, onde um piloto chegou tão baixo na pisa, que a asa do planador entrou no parabrisa de um caminhão !!! Infelizmente o motorista ficou gravemente ferido. Hoje será feito coleta de $$ para ajudá-lo. No dia seguinte do acidente os caminhões que passam ao lado da pista passaram buzinando mesmo !!!
Porque chegar tão baixo ? Já vimos isso acontecendo na Argentina no passado, mas nunca houve colisão, sempre temos que esperar acontecer para tomar alguma providência ? Modificaram a chegada, em vez de linha é um círculo com raio de 3km com centro na cabeceira oposta, e altura mínima variável conforme o dia, mas ontem foi de 60m acima do solo, sendo que abaixo disso é considerado voo perigoso, com as sanções previstas. Tem uma outra, aqui não é obrigatório girar a direita antes da largada, apenas "recomendado".
E numa dessas tivemos um terrível acidente, onde um piloto chegou tão baixo na pisa, que a asa do planador entrou no parabrisa de um caminhão !!! Infelizmente o motorista ficou gravemente ferido. Hoje será feito coleta de $$ para ajudá-lo. No dia seguinte do acidente os caminhões que passam ao lado da pista passaram buzinando mesmo !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário