quinta-feira, 22 de julho de 2010

Penultimo dia de treinamento e Sérvia

Hoje foi um dia muito bacana.  Finalmente chegou meu PDA novo, então finalmente vou poder voar com o instrumento que conheço, base SeeYou.  Dia mais instável que ontem, e o calor continua fortíssimo, máximo de 36 graus.
Prova de 3h30 e pela primeira vez na história recente do país, os planadores puderam entrar na Sérvia, graças a um acordo feito para o Mundial.    O início do voo foi muito forte, com claro superdesenvolvimento de cumulus para CBs, já previsto pela meteorologia com o índice „K” de instabilidade muito forte.  Tive dificuldades no início, pois pelo regulamento preciso tirar o motor sustainer para mostrar que o gravador do vôo consegue detectar o motor.  Depois de ligado e desligado, estava a 400m, e com dificuldades para subir. 

2J ASG29E pronto para ir a pista

Larguei 20 minutos depois da maioria dos pilotos, mas mesmo assim consegui uma média próxima a 130km/h.  O mais bacana foi entrar numa térmica com uns 8 planadores classe livre (em média 27m de asa cada um, me sentia no baile dos elefantes alados, térmica de 3,5m/s valeu a pena !  Rumo a Sérvia, o tempo ficou estranho, menos térmicas, visibilidade piorou.
Foi especialmente emocionante entrar neste país, uma vez que foi o primeiro campeonato na Hungria que planadores podem voar em espaço aéreo daquele pais.  No Briefing o próprio Diretor comentou que esta região era parte da Hungria até o tratado de Versalhes de 1917, eles aqui já estão conformados, mas o sentimento fica.   Passei ao lado de Subotica (ex Szabadka) onde muitos anos atrás fui visitar parentes distantes, no meio do inverno na época comunista, lembranças bem diferentes do calor forte, e da beleza de voar de planador por cima das plantações.
Estratégia de vôo
Já virado o ponto no vértice, o Blois que havia largado antes, comentara que havia um gigantesco CB que iria impedir a virada do ultimo ponto, distante 180km, a menos que fosse feito um desvio grande pela direita, impossível por se tratar de espaço aéreo da Romenia.  Então basicamente a prova encerrou-se um pouco depois de Szeged, por impossibilidade de continuar.  Vale salientar, que uma boa gestão no solo será feita futuramente, pois dava para observar no radar o desenvolvimento deste sistema, e aí a estratégia de alguns pilotos (como o Argentino Damian) foi correta, ir até o limite de cada área para fazer a distância máxima.

Amanhã, ultimo dia do treinamento, voarei com 2 registradores instalados, e todo equipamento de navegação finalmente, depois do furto dos instrumentos, agora finalmente consegui substituição para tudo.  O ASG29 tem um pequeno vazamento de lastro, que tentamos arrumar mas não deu certo.  Até sábado o pessoal da Schleicher (fabricante do plandaor) que chegou hoje aqui em Szeged vai resolver, espero. Festa Alemã/Austríaca, patrocinada pela Mercedes Benz, quase não fomos convidados, pois a nossa "merça" tem 27anos, e ainda anda !!! Não gera mercado para eles rsrsrsrsrsrs.
Esqueci o plug da tomada no aeroporto, então pouca bateria, por hoje é só !

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