quarta-feira, 14 de julho de 2010

O Campeonato Hungaro e a FlatlandCup.

Este campeonato que antecede o mundial é tradicional e acontece há muitos anos em Szeged.  Unico local onde são organizados os campeonatos na Hungria, uma vez que o país é pequeno, tipo 400km x 400km .  Então cada ano um dos grandes aeroclubes hungaros organiza o campeonato, mas a sede é sempre por aqui mesmo.  Neste ano o campeonato está sendo tocado pelo aeroclube Málev que fica próximo a Budapest, mas que temporariamente montou sua sede aqui em Szeged (que fica a 170km da capital).

Em outras regiões existem maiores restrições de espaço aéreo, seja por ser fronteira de outros países ou usina atômica, aeroporto Fehiregy (internacional) e base militar.  Aqui em Szeged conseguiram acordo para voar na Romênia e na Sérvia para o mundial, o que aumenta um pouco o espaço disponível.

A torre de Babel é da Europa do Leste.  A reunião de pilotos (briefing) é feito em húngaro com tradução para o inglês, algumas vezes meio dificil de entender.   Mas participantes Eslovenos, Eslovacos, e assim por diante.  Quando sentamos a mesa para beber algo, a mesa do lado sempre fala alguma língua esquisita. 
Pelo menos o hungaro estou conseguindo me virar bem, as aulas de conversação valeram a pena, algumas vezes me enrolo um pouco, mas quem falou que esta língua é fácil ? Com sua origem asiática das tribos além dos Urais, ela tem uma construção gramatical totalmente difernete do que conhecemos. 
O voo de ontem foi muito interessante, consegui sair com o pessoal do ultimo bandão, apesar de não fazer parte do campeonato, consegui aos poucos pegar alguns planadores no caminho. Afinal tem DG1000 voando junto com Nimbus 4, uma mistura grande de planadores.  Dei partida no motor após desligar do rebocador, para marcar o registrador, o sistema é bem fácil, mas requer sim um pouco de prática.   Tivemos 3 massas de ar distintas, o tempo um pouco instável não foi o problema, apenas 1 chuva isolada, o maior desafio foram os grandes buracos azuis.  Na ultima perna, vi que havia um azulão, e antes de entrar nela o planador trepidou muito seguramente foi o encontro de 2 massas de ar, a segunda obviamente morta.  Estou voando apenas com GPS „goto” pois o meu PDA foi sumido por alguém da pista.  Aí não caiu a ficha que poderia ter desviado pela direita (tempo bom) e ter ficado no tempo  bom,  resultado, fiquei a 300m camelando para subir novamente.   Comparei o voo com o Ventus do hungaro que ficou em 3 e esse foi o meu erro.   Estou ainda apanhando do ILECSN10, que ninguém usa, já é meio obsoleto, e sem o PDA com SeeYou me sinto a pé.  Até o planeio final foi errado, porque tinha 260m de reserva... Tenho uns dias ainda para me entender com o instrumento, e arrumar um PDA para voltar e me sentir bem com o painel de instrumentos.


Estou pesquisando a compra de um GPS Navigon para usar como PDA< tem a venda aqui na cidade, ou talvez o Oudie da Naviter, hoje preciso decidir para conseguir instalar a tempo do Campeonato Mundial que começa na próxima semana.   Equipamos o Sérgio ontem , meu equipe, com um GPS TOMTOM com os mapas da Hungria e Romênia, a Sérvia tem apenas as rodovias principais.  Espero que quando pousar fora ser deste lado da froneira.  Szeged fica a menos de 20km da fronteira. 

Um comentário:

willianserafim disse...

Olá, tudo blz?

Escrevos-lhe para perguntar sobre o melhor instrumento e acho que
vocês podem me auxiliar.

Como vocês tem muita experiência em vôos, gostaria que me auxiliasse
nessa empreitada ou me indique alguém que já tenham feito.

Sou piloto de parapente aqui do DF, vôo desde 1995, começando lá em
Niterói. Uso um GPS 76 CSX e um vário da flytech. Agora estou
interessado em adquirir um PNA, PDA ou TABLET. Colocando um programa
SEEYOU MOBILE ou o LK8000, acho que os pilotos de planadores e de
avião também utilizam. Só que tenho algumas dúvidas no qual comprar
com baixo custo e boa eficiência.

Tem que ser um aparelho que rode o seeyou mobile, tenha uma boa
autonomia em vôo, seja anti-reflexo (pois vôo sempre voamos de cara
no sol), uma tela com um bom display, etc. Alguns pilotos utilizam um
GPS AUTOMOTIVO e colocam o programa nele.

Se puderem me ajudar, agradeço.

Obrigado e bons voos,
Willian
Willianserafim1@gmail.com