Prova 5
Apesar da meteorologia dizer que seria um
dia sensacional, a realidade foi bem outra.
Minha decolagem foi horrível, decolei de alpina, corri bastante, a vela
passou um pouco, mas no final deu tudo certo.
Fui o último que decolou da rampa de baixa, os outros tentaram, mas
tiveram que caminhar para rampa de cima, e aí o vento não colaborou, Adnar
demorou para decolar. Como a maioria,
tive dificuldades para subir, no final cheguei a 3200m (decolagem é 2400m). E não conseguia subir mais, vi o pessoal
largando e fui no embalo. Bem complicado
para o segundo ponto, pois o vale ainda estava com inversão, sem térmicas,
pelas montanhas era única saída. Vi um
monte de gente baixo a frente, desviei, e no final a tática deu certo, fui
voando encostado na montanha por vários kms.
Vi na minha frente um Delta2 fazendo o mesmo, o que me deixou um pouco
mais tranquilo por voar perto das rochas e árvores a 2500-3000m, depois vim a
saber que era o Debu, piloto local Diretor do Campeonato, que resolveu fazer um
“voozinho”.
Para o terceiro ponto, fui pelo meio , nem
vale nem alta montanha, não acertei bem a sequência e vi vários parapentes de
alta me passando novamente, não peguei uma sequência boa de térmicas. O voo não
foi bom, mas fui progredindo aqui e ali, um Icepeak não me deixou subir numa
térmica... fiquei irritado, e fui em frente, o Chili3 sobe muito bem. Os voos que fiz antes do campeonato me
ajudaram muito aqui, pois já sabia +- como voar os braços das montanhas. Entrou um cirrus forte que diminuiu bastante
a atividade térmica. Comecei o planeio
final com -200m, ou seja fui voando na esperança de sustentação em frente. E aos poucos zerei a reserva e cheguei em
+200m, mas não era seguro, pois o sombreamento estava mais forte. Próximo ao ultimo pilão ganhei mais 200m, e
no final cheguei alto demais na chegada.
Da classe SPORT chegaram apenas 10 pilotos,
fui o #8, com um voo ruim de velocidade, mas pelo visto outros também tiveram
problemas com a meteorologia confusa. Dos
98 competidores 38 conseguiram chegar no gol (ou goal ?) voando os 68km da rota do dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário