Inventaram de pegar a gente as 08:00 para
subir a rampa, tivemos que abandonar a aula de Yoga, ou seja não dá para fazer
tudo. Estava bem mais frio, mas montaram
mais uma prova de 50km aproximadamente, decolagens a partir das 10:40 e largada
para prova as 11:40, eu decolei as 11, e deu tempo folgado de subir até a base
ao redor de 3200m. Evitei um pouco a
enorme quantidade de parapentes, e subi nas térmicas com menos gente. E aí vejo um parapente descendo rapidamente,
de longe parecia orelhas, mas fiquei depois sabendo que era gravata nas duas
pontas, e o parapente “parachutou” , o
piloto lançou o reserva e pousou bem na parte alta da montanha. Alguns minutos depois um outro reserva foi
lançado, mas não tive informação do que havia acontecido.
Longo planeio para o primeiro pilão após a
largada, o ar parecia morto... Mas com muitos parapentes a frente, grande
maioria mais veloz, consegui ver bem como estava a massa de ar, alguns
desviaram bastante pela direita para voar nas montanhas, mas e resolvei ir mais
na proa do ponto, pois no parapente grandes desvios só valem a pena para sobreviver
em voo. E acho que deu certo, pois
próximo do ponto peguei uma boa térmica, na volta, foi mas complicado, pois
ainda era 12: xx ou seja o dia não estava totalmente desenvolvido no vale, só
nas montanhas funcionava melhor, e o ponto no vale exigiu uma boa estratégia,
eu fui um pouco para as montanhas, e chegando um pouco mais alto que outros
parapentes, subi bem. Enfim a descrição
do voo é meio chata... Então vou pular para o final... O Flymaster indicava planeio
final com 400m de reserva, mas ele usa a média do resto do voo, e tinha contra
vento, então não tinha certeza se iria funcionar, em cima do ultimo ponto
peguei uma térmica de 2,5m/s, dei 2/3 voltas, e com 600m de reserva fiz o
planeio final, de 8/10km. Decisão
errada, cheguei com 500m de reserva em cima da chegada !!! Mas consegui
completar a segunda prova válida e pousar em no goal oficial, foi ótimo para
mim. Antes das 15:00 já estava no chão e
o superdesenvolvimento de um enorme CB já se fazia notar, com um grande
sombreamento.
Entendi o porque de subirmos tão cedo para
a rampa, a meteorologia previa a instabilidade, e com isso conseguiram garantir
uma 2 prova válida. Já na cidade, vi um
parapente lançar mais um reserva, não entedi porque, estava voando reto...
parecia tudo certinho. Muita gente em
voo, além dos 100 competidores, mais uns 100 pilotos voando “free flyers”. Está sendo uma ótima experiência para mim,
primeiro campeonato que voo fora do Brasil, estou com uma vela EN-B mas mesmo
assim estou conseguindo completar as provas, já está ótimo !!!
Já a Karina fez um voo local, não quis
partir para o Cross, o Adnar também completou a prova, então todos em casa.
Nosso amigo brasileiro gaúcho/Indiano Gopala se embananou com o Flytec6020 e
acabou pousando no meio do caminho.
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