sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Vôo em Jundiaí e confusão com Controle

Primeiro vôo de planador do ano, finalmente !!!! Fazer notificação na sala AIS, com prazo para decolar, nem fiz plano de vôo porque não sabia se tudo iria funcionar, planador pós manutenção, etc etc ... No final de para voar 400km num prometia muito mas na região que voei não foi tão espetacular assim, por outro lado tirei a ferrugem ... Usei instrumento novo, o que me atrapalhou um pouco. O Controle no entanto foi muito pior. O advento da AZUL linhas aéreas realmente aumentou demais o tráfego de Campinas e os sobrevôos em Jundiaí, pois fica tudo muito próximo. Quando saí para navegar, rumo de Atibaia, vi a 7000 pés um Jato da Azul, e um outro jatinho que ia pousar em Jundiaí, só os olhos não servem mais. Acho que voar com transponder nessa região é totalmente obrigatório. E quanto inventarem um TCAS pequeno e bom suficiente, talvez seja uma idéia também, pois o perigo de trombada vem aumentando.

O controlador de Campinas, logo me passou para SP, o que aliviou, tive que voar a 1100m do solo, pois não deixavam eu subir acima do FL055.  Só depois de Atibaia que consegui FL065 e nem um pingo mais, na saída da TMA SP em Bragança subi um pouco mais, mas a base não estava muito alta não, grande parte do vôo em cima da região montanhosa foi entre 600 e 1200m,. Em Socorro uma pista de ultraleve pequena que marquei, é uma boa referência para pouso fora. E próximo a Aguas de Lindoia vi a construção de uma pista, privada ou publica ? Não sei, mas será mais uma excelente reserva.

O Controlador da AFA foi super legal, em deixar eu atravessar a área de treinamento, saindo de São João da Boa Vista para Rio Claro, entre FL050 e 070. Em compensação, quando eu estava proximo do PT- PDD (Mineiro Rio Claro ASW15) ele mandou eu pegar proa Sul pra evitar, e não teve conversa.  Não adiantou eu argumentar que planadores estão acostumados a voar juntos, ele prosseguiu "PPXEZ siga as instruções controle" , de forma extremamente autoritária. Aliás até o PT-RXE, do Grande Gerard Moss, que escutei na fonia, levou uma lambança do controlador. Pois ele decolara de Piracicaba para Brasilia, sem fazer plano de vôo antecipado, o que segundo o controlador da AFA é obrigatório na região. Nem adiantou o Moss comentar que Piracicaba fica fora da área da AFA, o controlador respondeu forte. Puxa controlar é importante, mas não dá para ser um pouco mais tolerante ?


Ainda temos que conversar com os controladores um pouco mais. Como se não bastasse, não não deixou eu aproar Sorocaba, porque o CTRL Campinas disse que teria de seguir corredores, e tive que brigar... com isso, queria que eu ligasse o motor e mantivesse os corredores. No final aproei Atibaia, e deu tudo certo, pequena chuva em Campinas.  Acho que criaram novos procedimentos IFR pro lado de ITU, e tá complicando para aquele lado também.

É urgente visitarmos o pessoal que organiza tudo isso, senão inviabilizará o vôo de Jundiaí e Rio Claro em breve.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Mais de 2 meses sem voar

Parece que virei avestruz, pois é ave mais não voa.  Primeiro as festas de Dezembro enrolaram um pouco o tempo para ir voar.   E depois o tempo mesmo não colaborou muito.  Tirei do painel o computador de vôo que estava com defeito, e logo após do Natal ele foi para Eslovênia, onde constataram que o display estava com problema.  Algo que eu havia detectado uns 6 meses antes, mas não queria mandar o instrumento antes... pois significaria ficar parado.

E finalmente quando chegou de volta o novo LX8000, upgrade feito do antigo com mais alguns Euros para o ralo.  Veio o problema do escapamento...  Molas estouradas, desalinhamento total, o fabricante deu idéias mais não foi suficiente.  E hoje, finalmente ficou tudo pronto, tudo planejado para o vôo de experiência, me contaram que em Jundiaí nem Urubu voou hoje, prsente da frente fria que derrubou as temperaturas para 20 graus no ultim dia do horário de verão.

Acoplamento do escapamento com silencioso for de alinhamento (bocal removido)

Visitei a Colômbia na virada do ano e logicamente observei a interessante meteorologia de lá.  Apesar de ficar na mesma latitude de Boa Vista, o tempo é um pouco diferente. não tivemos aquele calor equatorial.   A cordilheira dos Andes se ramifica na Colombia em 3 partes, então o país tem climas bem distintos.  Fiquei com vontade de voar por lá, entre a Cordilheira Central e Ocidental onde situa-se Cali, cidade que visitei, existe um verdejante vale com plantações de Cana de Açúcar, me senti quase no Estado de São Paulo !!!    Interessante ir para longe, e ver uma paisagem similar a nossa, do lado de casa.   



A Sierra de Santa Marta, parte do veio Oriental da Cordilheira sobe a mais de 5000m do nivel do mar, recheado de vulcões, mas não deu para visitar desta vez.   Bom tudo isso fica a mais de 4500km de São Paulo, 5h30 de Boeing até Bogotá, e por estrada deve ser muito mas muito mais. Fica a idéia para um futuro distante  até lá... Quem TOPA ???


Nuvens colombianas, ao fundo a Cordilheira Oriental