sábado, 3 de março de 2012

Valadares 2012 o ultimo dia de voo

Dia bem diferente, céu azul, pouquíssimas nuvens, na verdade mais fiapos de vapor mesmo, prometia ser um dia bem diferente mesmo.  Forte insolação e baixa umidade foram as receitas do dia.   

Conseguimos decolar um pouco mais cedo, e desta vez não fiquei baixo na saída, infelizmente os amigos da viagem acabaram pousando poucos minutos depois.  Pela primeira vez fiquei alto na saída de Era Nova // Alpercata, região que sempre ficava baixinho.  O voo caminhou bem, até eu me juntar com um pelotão que voava a frente, logico que num dia quase azul deveria ajudar a balizar térmicas, e com isso fazer o vôo de forma mais rápida.  Mas não foi bem isso que aconteceu, cada um voava para um lado, estilos diferentes de vôo.  Mas foi divertido, pois a cada xx minutos encontrava novamente alguns parapentes, o que não aconteceu nos outros dias. 

O dia começou com nuvenzinhas, que foram sumindo com o maior aquecimento

O caminho do voo de Valadares é o da “roça” com locais mais prováveis de desprendimento de térmicas, muita gente segue a risca esse caminho, e acaba indo para o chão. Como não conheço tão bem aqui, fui voando por cima de água, pedras, morros todos com possibilidades de desprendimento de térmicas.  E lógico, quando haviam os fiapos tentava aproveitar o caminho debaixo deles, para aumentar o sofrível planeio de 1:6 / 1:8 que meu variômetro insistia em mostrar quando estava em região de descendentes.   

Thomas e Sérgio preparando-se para o voo, colocando o macacão "forno"

A emoção veio em 2 pontos muito baixos do voo, antes de Engenheiro Caldas onde fiquei a 300m do chão, e depois em Inhapim.  Nesta ultima, eu ia pousar ao lado das antenas da cidade, num descampado excelente, mas o calor da cidade veio a meu favor, e consegui subir muito bem. 

E aos poucos o voo rendeu bem, sem térmicas espetaculares, o dia funcionava bem, e otimizando o planeio, bolhas, fiapos, pedras fui boiando e algumas vezes subindo entre 1,5 a 2m/s até Caratinga, já com o resgate me seguindo embaixo eu comunicava:
- vou pousar em Inhapim
- consegui subir, acho que chego em Upaporanga
- vá até o trevo.... 
- me espere no local que aterrisei dias atrás próximo a Caratinga
- entre na cidade de Caratinga
- acho que vou conseguir passar a cidade e pousar ao lado da BR116     

Rose, Papão e Marcelo, os outros voadores da turma que pegaram esse ótimo tempo em Valadares 2012

E assim por diante, até atravessar a cidade de Caratinga pela direita, a 1400m do nível do mar, mas a 700m do solo, pois é uma região já bem alta.  Consegui voar mais uns 7km, escolhendo o pouso a cada centenas de metros que caminhava.  Ahhh esse morro estava ótimo, mas o próximo também. 

Pousei num ótimo pasto de encosta de montanha, perfeito para o pouso, ao lado da BR 116, o próprio Reinaldo a bordo da possante Mitsubishi L200 me viu pousando, já que com o ar calmo fui conversando com ele pelo rádio (com muita turbulência não consigo pegar o microfone para falar no rádio). 

Pousei 7km depois da cidade, nossa volta foi no lusco fusco, pois pousei quase as 6 da tarde

E com isso fiz meu melhor vôo , de 110.9km livres em 5h30 , Ebaaaaaaa !!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: