domingo, 9 de setembro de 2012

Parapente em Salt Lake City (Utah - EUA)

O caminho para chegar em Salt Lake City, capital do estado de Utah foi mais longo do que a rota SP - EUA.  Foram 2h20 de Sandersville (Georgia), onde ficou o RV7 na oficina, até o gigantesco aeroporto de Atlanta.  Depois 1h de espera para pegar o voo, 2h até Dallas, 1h conexão e mais 2h20 até pousar em Salt Lalt Lake.  

Já na aproximação do aeroporto, olho pela janela, e vejo uma enorme quantidade de parapentes voando, debaixo do Boeing !!! Pensei comigo mesmo, estou chegando no lugar certo !!! Carro alugado, fui na direção sul, resolvi parar num Super 8 Motel mesmo, uns 30 minutos do aeroporto, mas ficava do lado da estrada, mudei para um outro que ficava mais para dentro.  O kit chip AT&T para o iphone  (pré pago a US$2/dia) e um GPS Garmin de automóvel me ajudaram a escolher o hotel, e negociar a tarifa.

Liguei para 3 operadores de parapente, e gostei mais do jeitão do Patrick, fiquei meio incrédulo quando ele falou que as 6 da manhã ele vai para a decolagem sul, um morro com formato perfeito, para treinar os alunos.  Param de voar ao redor das 9-10 da manhã, porque o vento começa  mudar de direção. No sábado, acordei as 5:30 da manhã, estava ainda no fuso horário da costa leste do país, 2h para frente, e as 07:00 cheguei no local de voo.  Nunca acordei tão cedo para ir voar, e ver que muitos já estavam voando !!!!


Uma colina perfeita, assinei todos os papéis necessários, filiação a USHPA, e pela conversa ele nem solicitou a minha carteira FAI, grrrr, eu tinha corrido em SP para conseguir obter ela a tempo, aconselhado por um amigo que voa nos EUA, melhor estar com os documentos em dia do que ser barrado depois pela burocracia.


As 8 da manhã no lado sul, todos voando !

O local se chama Point of the Mountain, com decolagens ao sul , período da manhã, e ao norte período da tarde.  Local com muita gente voando nos finais de semana, e mesmo nos dias de semana nesta época do ano, que é considerada uma das melhores do ano.  



Arrumei carona para subir na montanha, e me preparei com calma, voei por 40" pousando várias vezes no topo da montanha (finalmente !!!!) em seguida decolando novamente, um dos meus pousos... foi arrastado, ainda bem que estava de macacão, mas os outros N pousos foram ótimos. Papo vem papo vai, percebi que estava mal equipado para voar nesta região, especialmente meu tênis velho que escorregava no solo pedregulhoso  As 10h o Patrick falou me liga as 12h que direi onde vamos nos encontrar para fazer o "mountain flight". 

Fui para uma loja de artigos esportivos , REI, enorme, e comprei luvas de inverno, uma bota de caminhada leve, porque meu pé derrapava no solo pedregulhoso.  O impressionante foi a quantidade de lojas na região, novamente o Garmin me indicou o caminho, realmente dá para ver o que o esporte nacional dos EUA é comprar.  Estava num suburbio de Salt Lake, e imensos shoppings, áreas comerciais, com lojas de todos os tamanhos. 

Estacionei o carro num local ao lado da rodovia, onde muitos carros já haviam estacionado, e podem ficar por 24h, ou seja o pessoal se encontra, deixam o carro e seguem em 1 para a atividade "outdoor" do dia.  Nesta região muita gente gosta de ir para as montanhas escalar, caminhar, andar de bicicleta, etc etc...

Fomos para a decolagem de Inspo (Inspiration Point, na cidade de Orem), uns 20 min de carro com rodovia de 4 pistas, infra estrutura dos EUA absurda o tempo todo.  Antes de subir, o instrutor me mostrou o pouso oficial e os alternativos.  O desnível de aproximadamente 500m, estava já com uns 20 pilotos ou mais se preparando para decolar, estava acontecendo uma espécie de campeonato internor do clube local.



Aos poucos o pessoal começou a decolar, céu totalmente azul e base altíssima. Me alertaram para não passar de 4500metros porque eu não tinha oxigênio, vi alguns pilotos decolando com sistema já instalado !!  Esta decolagem fica a 2000m , e é conhecido como porta de entrada para o voo de alta montanha, pois ao redor várias montanhas bem altas.

Decolei a esquerda do Cascade Mountain, e o voo foi para o Norte

Consegui subir já na frente da rampa, térmicas boas, fui para perto do enorme lago e não consegui pegar muita coisa, então voltei para a montanha, e novamente as térmicas disparando.  Rick, o outro piloto (e dono do carro) , pousou 1/2 hora depois, e o instrutor resolveu levar o carro para o pouso.  Estava voando local, quando ele começou a me animar a ir levemente contra vento, em direção de Salt Lake, com as montanhas praticamente no eixo Norte/Sul, e o vento soprando de NW estava perfeito, o sol aquecia a encosta e o vento completava a fórmula disparadora de térmicas.  Fiquei baixo em cima de uns tanques de água, mas tinha o gramado de uma escola como alternativa de pouso, quase desistindo do voo, a 200m do chão, consegui subir novamente.  E mirei a encosta, voei na parte média/baixa delas, pois não conseguia passar de 3000m, ao redor de 1500 acima do solo.

O mais alto que cheguei foi 3300m do nível do mar, maior parte do voo foi a 2500m, não consegui baixar o voo, porque o mac não conversa com o flytec de jeito nenhum.

O solo basicamente pedras, rochas e alguns trechos um pouco mais arborizados.  Lá no vale, casas o tempo todo, então eu basicamente ia de escola em escola, cada uma delas tem um enorme campo verde de esportes, além dos campos verdes de algumas das inúmeras igrejas (afinal Utah é a terra dos Mormons).  Aliás o interessante, que todos aqui conhecem alguém do Brasil, a maioria dos instrutores já foi para Valadares, e mesmo as pessoas que não voam tem algum parente ou conhecido que já passou pelo BR.

Mas voltando ao voo,  Patrick, o instrutor, ia seguindo de carro encorajando e alertando para eu não entrar demais em alguns dos canyons.  Uma hora estava bem baixo, a ultima alternativa, encostar na montanha mesmo, e novamente subiu !  


O gramado perfeito no pouso

Com esta mistura de térmicas desprendendo da montanha, e um pouco de insistencia, voei 3h , pousando num campo de futebol americano impecável, nunca vi um gramado tão perfeito !  Faltou muito pouco para eu chegar no Point of the Mountain, que é o local tradicional de voo.

Bem destruído após o vôo, mas contente :)

Para fechar o programa do dia, fomos para o Point of the Mountain, face Norte onde 3 dezenas de objetos voadores aproveitavam o vento norte soprando na encosta perfeita, parece até que foi construida !

Recomendo a região, é muito bonita !!! Além de ter outras atividades quando não dá para voar.

O Patrick, que fala algumas palavras em português, esteve em Valadares algumas vezes, é muito bacana, http://www.potmp.com/index.php



Outra colina perfeita, lado Norte 






Nenhum comentário: