terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PALMEIRA DAS MISSÕES PROVA 3

A prova 2 foi cancelada de verdade, pois menos de 25% dos pilotos fizeram mais que 90km.

Hoje, amanhaceu novamente meu chuvoso.  Mas aos poucos melhorou um pouco o tempo.  Dal Magro aplicou a planilha Galvânica (para quem não sabe é o método criado pelo Eng. Francisco Galvão para ajudar a previsão do tempo, em Excel, específica para planadores).  E disse que talvez a tarde haveria uma possibilidade de voarmos.


Vindo de São Paulo, no RS, as duas estradas... a de cima certamente mais bonita !!!

Depois do almoço, vi que o tempo estava bom, e começamos a agitar a decolagem, mas o setor sul chovia a cântaros...  Mas eu estava animado, pulei pra dentro do planador, já que os 6 a minha frente haviam desistido do grid, e decolei as 13:55.  Motor pegou na primeira, também com o primer indicando -39 graus, e bateria plenamente recarregada tudo azul.  Subi como um foguete, pois estava em água nas asas, e o vento já era de 30km/h.  No chão mais um planador decolou, B1, mas o resto do pessoal se assustou, e resolveu esperar.  E muito esperaram !!! Decolaram 2 horas depois, quase as 16h começaram a sair do chão.  Enquanto isso eu estava a 50km fora no rumo de Três Passos com linda meteorologia, nuvens bonitas, e um ventão, de 38km/h em altitude.  

O Grid na espera ... Logo depois todos decolaram e voaram muito bem, mesmo após a chuva

Já que o pessoal resolveu levantar vôo voltei junto com Gugui para perto da pista, como havia chovido, nossa partida foi um arco de 10km da pista, assim com mais possibilidades de completar a prova para todos.  O vôo foi fantástico, com térmicas entre 2 e 3m/s, vendo contra de 40km/h, quase todos conseguiram fazer a prova de 2 horas.  O KW1 do Ricardo (Passo Fundo) em uma hora conseguiu andar 30km, e pousou fora.  O vencedor da prova, Wolfi fez 211km, a base subiu  de 1300m para 1700m no final da tarde e a faixa abriu as 15:50 , todos largaram pouco tempo depois.  

Gotas de água em cima da asa do planador

Céu bonito com nuvens bonitas, conseguimos fazer um vôo bem interessante.  Vale salientar que o vento de superfície aumentou para 40km/h também , com rajadas, e os pousos foram um pouco emocionantes, até parecia Argentina.   O tempo esfriou muito, todos encapotados deve ser a massa de ar polar que empurrou o tempo ruim para o Norte.

Nenhum comentário: