segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

PALMEIRA DAS MISSÕES - ULTIMA PROVA

Na última prova do campeonato, a meteorologia resolveu ser excelente, o tempo estourou de vez, apesar de um pouco azulado, o dia térmico foi muito grande, de mais de 6 horas.   A comissão de provas fez uma prova de 3h 1/2, derrubando o mito das longas provas de Palmeira.  Quem sabe ano que vem !!!!

O encerramento ocorreu no clima de hospitalidade tradicional do aeroclube.  Vários pilotos já tinham ido embora, Navarro, Marinho, etc...  Mas outros puderam aproveitar o churrasco feito pelo Sidão !

Papai Noel e equipe TO emprestada !

Até Papai Noel apareceu no final da tarde para animar ainda mais.  Muitos vôos de Blanik, apareceu um moderado publico local na pista, olhando os planadores e aviões.  Estacionados mais de 1/2 dúzia de aviões pequenos, maioria da trupe de Rio do Sul, mas também um ultraleve de Erechim.` Com o gramadão verde o aeroclube é uma ótima opção de lazer, diferente da pista com TWR de Jundiaí, que praticamente virou um aeroporto de médio porte, meio estranho ao vôo a vela que conhecemos.

A térmica em formação foi fotografada próximo a Curitiba, com maior sol !!!

Segundo o Claude, o monoglota (só Francês !)  equipe do Navarro, a viagem de voltae equivale a atravessar a França inteira. A volta a SP foi longa, 14horas no volante, desta vez via BR116, via Curitiba, me pareceu mais direta do que pelo interior do Paraná e SP com a vantagem de pista dupla a partir de Araucária até a ultima Serra de SP, aí sim coalhada de caminhões enormes.


Na rodovia BR116,  a carreta do DG parece miniatura entre os caminhões estacionados

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

PALMEIRA DAS MISSÕES - PROVA 5

Dia amanheceu mais claro, totalmente diferente do anterior, frio a noite, mas céu azul.  O tempo secou rapidamente grande parte do vôo foi no azul. Ou fiapos bem pequenos.   Áreas muito grandes, para acomodar do DG800 ao KW1, forçaram os planadores de maior rendimento a entrarem na zona de ninguém de Ijuí.  

Voaram em duplas, Navarro/Gugui, Maicon/Wolfi (na segunda parte), Matheus/Emilio,  para melhorar um pouco no tempo azul um pouco mais difícil que dos outros dias.  Tivemos a visita do Neumann com suas fotos da chegada, sensacionais, vejam a sequência.

Pena que o campeonato está acabando, mas voamos dos 8 dias possíveis 7 !!!! Um dos dias com muita chuva a prova não foi válida apesar de termos voado com chuva, momentos emocionantes.




HW Jantar Std de Bauru com Henrique Navarro a bordo
Pouso do PIK20E 


Henrique piloto do C9 e Arthur de POA

MUNDIAL DE 2012

AMIGOS FOI CONFIRMADO DEPOIS DE 49 ANOS DO MUNDIAL DE 1963

TEREMOS O CAMPEONATO MUNDIAL DE PLANADORES NA AMÉRICA DO SUL

NA ARGENTINA EM 2012

Classes PW5, Club e Standard

(clube ainda não definido)

confirmado pela FAI

PALMEIRA DAS MISSÕES Drops Aéreos

Característica de Palmeira é o céu muito limpo, nenhuma cidade grande num raio de 200km, tivemos algumas chuvas, então a luz é fantástica.

PA11, PA18, Skyboat de Santa Catarina que vieram nos visitar

A criançada totalmente concentrada no jogo de Xadrez pré Jantar

Estava limpando o DG800b, TO, quando alguém notou este reflexo, o Jantar Std2 de Palmeira refletido na asa do DG800b, só clicar na foto para aumentar

Jantares aqui costumam ser excelentes... mais um churrasco para sair ...

Alguém quer voar como passageiro no Nimbus4 DM, Maurício virou taxi aéreo ! As Wolfetes gostaram tanto do vôo que até o "bom vôo" foi feito em coral no dia seguinte, na partida para a prova do dia, vantagens de ter um planador para 2.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

PALMEIRA PROVA 5

Hoje não deu tempo de escrever, estou dentro da barraca, vento frio lá fora, 2 malhas de moleton, cobertor e saco de dormir...  Dia amanhceu azul, nublou total, abriu de novo, no final um dia com fortes térmicas, e altas médias de velocidade.  B ase subiu a 1800, estradas de cumulus.

Chegou um monte de gente no camping, pessoal que veio com 3 avioes, e mais uma camionete ,com geladeira, churrasqueira, cervejas, enfim maior agito.  Amanha coloco fotos, e mais material.  

O grande vencedor da prova foi o Henrique Navarro com 113km/h de media, nada mal pra os ceticos que achavam que o dia seria estranho (todos nós).  Patente que faltam informações meteorológicas, precisamos de sondagem URGENTE.  Quem sabe um UAV ? ITA ? CTA vcs não podem desenvolver algo ? O Milton já está fazendo algo, porém com o custo de avgas... o ideal seria que fosse para o ar de forma mais barata que um Aeroboero.


quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

PALMEIRA DAS MISSÕES - PROVA 4

Amanheceu com 12 graus, brrrrrrrr um frio danado, situação pós frontal.  Tudo encoberto, e um vento gelado mais para outono/inverno do que em pleno verão Brasileiro.  A noite na barraca foi meio gelada, mas com o reforço de malha de moleton e 2 cobertores até que não foi crítico.

Saímos para a prova um pouco tarde, pois demorou para aquecer, ao meio dia todos estavam bem agasalhados, tivemos um dia meio "britânico".  Céu coberto com 5/8 a 6/8, cumulus baixos (sem desenvolvimento vertical), mas bem próximos a garantia de térmicas próximas.  Apesar do vento forte, todos conseguiram voar bem, com base variando de 1400 a 1800m dependendo da região do vôo.

Dia veloz, com velocidades acima de 110km, prova vencida pela dupla M2 , Maikon+Matheus, parabéns a nova geração de Palmeira !   O interessante é como o tempo se recuperou rapidamente, depois da chuva, e frente fria que passou rapidamente por aqui, parece um pouco com Argentina.  


Irmãos Purnhagen , Gugui e Emilio no camping, metralhando nos PCs


Geraldo voador do HS, quero quero, hoje desistiu da prova em compensação virou o Churrasqueiro da noite !!!

E mais um lindo final de dia em Palmeira


Típica cena de Palmeira das Missões.. gramado verde, as coxilhas ao fundo


Resgate do B1 próximo a pista, vejam o excelente pouso fora nem sujou o planador

POUSO DRAMÁTICO EM PALMEIRA

O Piloto Emílio engoliu seco e escreveu o relato abaixo !!! 

Hoje fiz uma burrada grande... pra não dizer K**** , pra variar...

Estava vindo confiante (reserva teórica de uns 200m de altura pra chegar na pista) na perna final da prova contra um tremendo vento de uns 45 a 50 km vindo do setor sudoeste, tinha que passar paralelo a pista de Palmeira, tocar um cilindro virtual de raio = 500m em torno de um ponto de controle (ponto de controle sul distante uns 3 km da cabeceira 06 mais prox ) pra depois retornar pra pista .O puso seguro estava sendo feito pela cabeceira 24 contra o vento que se tornou fortissimo na úlima hora. Quando cheguei no través da pista percebi que a reserva  tinha se evaporado devido a fortes decendentes na última porção do trajeto.

Solicitei ao pessoal de coordenação se podia pousar com vento de cauda pelas 06 pois era acabeceira mais proxima ao pt de controle. Me autorizaram mas com extrema precaução. Da última vez que olhei pro iPaq ainda faltavam uns 1500 m pra chegar ao ponto de contrle. Segui adiante até o ponto em que achei possível.


Desistí de tocar o cilndro pois já estava além do limite... fiz a curva de 180 graus pra tentar chegar de volta a cab 06... estava a uns 50m de altura e afundando uns 5 a 6 m/s, 140 km/h. Poucos segundos depois estava quase abaixo do nivel da pista, pelo menos foi a sensação. Baixei a velocidade para uns 100 a110 km/h na final, pra aumentar o planeio, contando com o forte vento de cauda pra ajudar a me levar até a pista...Não abri o spoiler e só baixei o trem de pouso nos últimos segundos... só depois de que conseguí ver a pista de cima...

 

Toquei (bati) na faixa gramada na lateral da pista de asfalto com IAS de uns 90km/h, mais a componente de cauda que na hora eram uns 50 a 55 km/h resultou numa GS de uns 140 a 150 km/h. Foi um pouso dramático e horrível. Bati de bequilha, depis com o trem pricipal, pulou, pinoteou, quase dei de nariz no chão, uma pancadaria. Apesar desse conjunto de circunstancias críticas tudo saiu bem. Consegui manter a reta tocando alternadamente as pontas de asa no chão no final da rolagem.

 

Vi a coisa preta mesmo. Serviu pra aprender o que não fazer.

 

Pousei achando que todo o risco e estresse não tinham valido a pena. Especialmente pois não tinha tocado o ponto de controle q fazia parte do percurso obrigatório pra validar a parcela de pontos relativos a velocidade da prova de área de hoje.

 

Depois de baixar o arquivo .igc do vôo vimos que passei a 300m da área. Descobri que a regra prevê uma penalização de 50 pontos sem prejuizo dos pontos de velocidade se passar até a 500m da área. Se passar disso é como se fosse um pouso fora naquele ponto. Menos mal!!

 

Tô superfeliz de estar inteiro e mais desperto para a reserva de altura que devo considrar.

 

Os vôos estão sendo uma experiência exclente, realme te prazerosa. Primeira prova fiz 300 km pela primeira vez. Pousei fora como todo mundo mas o vôo foi interessantissimo, com tempo excelente e base de 2000m no inicio, terminando debaixo de cortinas de água das trovoadas por todo lado, girando térmica a 300m de altura, ralando a bunda. Pouso numa roça de trigo recem colhido. Encontrando pessoas fantásticas dispostas a tudo pra ajudar o "louco que "caiu lá na lavoura com um aviã sem motor".


Há 25 anos quando voava campeonatos as provas que voava dificilmente excediam 250km pois geralmente voava na classe B que equivale a Olimpica de hoje.  Truoxe também o Light Hawk do ASK para as horas de folga. O pessoal sempre fica impressionado com o lançamento e o que voa esse planador aeromodelo.


Por isso tudo estou muito contente.

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Vc já deve saber: Para ver noticias do campeonato com fotos e comentários super legais elaborados pelo Thomas Milko veja www.planadorbrasil.blogspot.com 


Gostaria que você pudesse estar aqui curtindo com a gente.

 

Um grande abraço,

 

Emilio

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Drops de Palmeira 2

O que seria de um campeonato sem os famosos "equipes"  ???  São muito importantes para o funcionamento do campeonato e normalmente o berço de futuros pilotos de competição e navegadores, já que aprendem vendo tudo isso.

A trabalhadora equipe de Rio do Sul, Beto, Johnny e Marcel, que também ajuda o TO

Alguns novos pilotos começam aparecer nos campeonatos, aqui em Palmeira este ano o Wolfi resolveu que não queria muitos queroqueros, então deixou o valor da inscrição bem alto para eles também, mas mesmo assim apareceu o piloto abaixo, que tem muita garra.

Ricardo de Passo Fundo, no ovo com bife, após seu pouso fora a 30km de Palmeira

Os pilotos rebocadores, além de levarem os planadores para os céus, gostam mesmo é de pilotar MSN, ficam nos notebooks o dia inteiro, enquanto não voam os AeroBoeros.

Estão querendo me prender por uso de mão de obra infantil, e ainda por cima sem condições de trabalhar.  Mas não posso deixar de agradecer o super ágil mini equipe, com uma camiseta de gosto ... hummmm ....


Edian (Didi) também está ajudando o DG800b TO

As refeições em Palmeira são tradicionais, e feitas no aeroclube mesmo, a cozinha sempre saborosa é preparada por Neaci e sua equipe.

Um dia conseguirei preparar a excelente Galinhada !!!!

Somos adultos ou crianças ?? Na dúvida tudo vale, no dia que não voamos tivemos que inventar outras atividades, Emílio de Rio do Sul pequeno piloto de 2m de altura de Rio do Sul do planador Jantar Std.II "JB", trouxe o seu planador aeromodelo e voou durante um bom tempo na colina ao lado da pista.

PALMEIRA DAS MISSÕES PROVA 3

A prova 2 foi cancelada de verdade, pois menos de 25% dos pilotos fizeram mais que 90km.

Hoje, amanhaceu novamente meu chuvoso.  Mas aos poucos melhorou um pouco o tempo.  Dal Magro aplicou a planilha Galvânica (para quem não sabe é o método criado pelo Eng. Francisco Galvão para ajudar a previsão do tempo, em Excel, específica para planadores).  E disse que talvez a tarde haveria uma possibilidade de voarmos.


Vindo de São Paulo, no RS, as duas estradas... a de cima certamente mais bonita !!!

Depois do almoço, vi que o tempo estava bom, e começamos a agitar a decolagem, mas o setor sul chovia a cântaros...  Mas eu estava animado, pulei pra dentro do planador, já que os 6 a minha frente haviam desistido do grid, e decolei as 13:55.  Motor pegou na primeira, também com o primer indicando -39 graus, e bateria plenamente recarregada tudo azul.  Subi como um foguete, pois estava em água nas asas, e o vento já era de 30km/h.  No chão mais um planador decolou, B1, mas o resto do pessoal se assustou, e resolveu esperar.  E muito esperaram !!! Decolaram 2 horas depois, quase as 16h começaram a sair do chão.  Enquanto isso eu estava a 50km fora no rumo de Três Passos com linda meteorologia, nuvens bonitas, e um ventão, de 38km/h em altitude.  

O Grid na espera ... Logo depois todos decolaram e voaram muito bem, mesmo após a chuva

Já que o pessoal resolveu levantar vôo voltei junto com Gugui para perto da pista, como havia chovido, nossa partida foi um arco de 10km da pista, assim com mais possibilidades de completar a prova para todos.  O vôo foi fantástico, com térmicas entre 2 e 3m/s, vendo contra de 40km/h, quase todos conseguiram fazer a prova de 2 horas.  O KW1 do Ricardo (Passo Fundo) em uma hora conseguiu andar 30km, e pousou fora.  O vencedor da prova, Wolfi fez 211km, a base subiu  de 1300m para 1700m no final da tarde e a faixa abriu as 15:50 , todos largaram pouco tempo depois.  

Gotas de água em cima da asa do planador

Céu bonito com nuvens bonitas, conseguimos fazer um vôo bem interessante.  Vale salientar que o vento de superfície aumentou para 40km/h também , com rajadas, e os pousos foram um pouco emocionantes, até parecia Argentina.   O tempo esfriou muito, todos encapotados deve ser a massa de ar polar que empurrou o tempo ruim para o Norte.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PALMEIRA DAS MISSOES PROVA 2

Por causa das chuvas do dia anterior e os meteogramas da região indicando chuvas relativamente cedo, sabíamos que haveriam os temíveis CBs.  Realmente, as 12 já haviam grandes regiões com nuvens altas, vindo do sul, tivemos que atrasar as decolagens, que foram efetuadas bem mais tarde.  Mudamos inclusive a prova para refletir as condições  meteorológicas mais favoráveis em outro setor.   Tive problemas na partida do motor, saí do grid, e depois decolei rebocado mesmo. Faz tempo que não era rebocado no DG800b, desde o ano 2000 ???

Céu de Palmeira para Prova 2, já bem cheio o céu

A prova de apenas 2 horas, voamos entre cumulus que cresciam cada vez mais.  Voamos entre chuvas, subindo na frente delas, desviando 30/40% da rota para sobreviver.  Foi um dos dias que me arrependi profundamente  de não ter levado uma câmera fotográfica.  Pois numa das subidas, tinha um “roll cloud” em baixo, gerado pela circulação de um grande cumulus  com chuva de um lado, e subi justamente voando paralelo a essa nuvem rotorizada embaixo, até chegar na base da nuvem propriamente dita.  Uma outra subida foi no meio de 2 chuvas, como mostra o manual de meteorologia, no meio entre elas subia...   Poucos fizeram a distância mínima, então provavelmente não valeu nada a prova, mas foi um vôo interessantíssimo !!!  

Maestro Wolfi Gabler Presidente Vitalício do Aeroclube de Palmeira

Drops de Palmeira


TO com a corda de reboque, o motor não ligou de forma alguma..
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Visita do Sinus de SC

Infelizmente nosso amigo Pontes teve que voltar a São Paulo, por problemas de família, e com isso levou de volta o planador BU para Bauru, Navarro resolveu voar o Jantar HW, já que a Libelle tinha algum problema. 

O camping de Palmeira está a todo vapor com 1 duzia de barracas montadas, além do alojamento do aeroclube com vários pilotos.  Apesar de todas as chuvas dos últimos dias, as barracas saíram razoavelmente incólumes, a minha entrou um pouco de água, mas felizmente em pouca quantidade.

No sábado a noite tivemos o tradicional churrascão no aeroclube, com todos jantando juntos no refeitório do aeroclube, e as tradicionais conversas de pescadores de nuvens.  Até a primeira dama, Vera Gabler, apareceu para prestigiar o jantar já tradicional dos campeonatos em Palmeira das Missões.

O piloto Emilio Purnhagen voltou a voar em campeonatos depois de um pequeno intervalo de 20 anos, pilotando o planador JB de Rio do Sul, está todo animado, apesar do pouso fora no primeiro dia.

Já Matheus aqui de Palmeira depois do sucesso de Bebedouro, resolveu voar de Jantar.  Está mostrando que tem garra mesmo com planador de “plástico” mais veloz.

O Gugui arrumou um filhote de 4 patas, é um pastor alemão trapalhão como o dono...

Dal Magro decidiu que não iria voar seu ASW20 como biplace, achou o cadáver do rato que roeu todos os cabos elétricos do planador. Wolfi comentou que além de Inspac  é checador, representante Abul, etc etc ...

Navarro tem um excelente equipe, o detalhe que ele não fala uma palavra fora Francês, muito útil no caso dos resgates.  O detalhe, que nem o Navarro consegue se comunicar com ele...

Gabi e Lauren juram que as equipes não estão aprontando nada na cidade, tem gente que não quer ver...

Galera de Santa Catarina veio em peso prestigiar o campeonato, turma de Blumenau não voou porque os planadores estavam bloqueados no aeroclube, houve barranco caído próximo, impedindo o acesso.  Mas a festa que fizeram aqui foi grande.

Grande surpresa, o C9, Pik 20E do Henrique Muller está devendo uma melhor performance em Palmeira depois dos bons resultados de Bebedouro, ele reclama que o planador não gosta de água, mas lava ele todos os dias... 


Zanferrari enviou 300 fotos para eu aproveitar, entretanto ele esqueceu de por óculos na câmera, 90% das fotos sem foco, Henrique Muller resolveu oferecer uma consulta gratuita no seu consultório de oftalmologia em Porto Alegre. Foooooooooooooocccccccccooooooooooooo

Navarro abandonou o HW do lado da cabeceira da pista desde as 07:30 da manhã, ainda acha que voaremos, o céu está 10/8 nublado, é "Junqueira School" . 

FOTOS PALMEIRA 2008

Algumas imagens de Palmeira das Missões, internet está muito lenta... 


DG800b "TO" no grid com Johnny, antes de decolar...

Planador de Rio do Sul na pesagem inicial, todos os dias os planadores passaram pela balança
Jantar HW do Aeroclube de Bauru, pilotado por Henrique Navarro