terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Roldanillo Dia 1 - Toros

Primeira vez em Roldanillo, Colômbia, é o paraíso do Voo Livre do país.  Pilotos do mundo inteiro vem em massa voar aqui.  Voamos no vale do Cauca, que é situado entre 2 cordilheiras muito bem definidas, Occidental e Central.  O voo aqui é muito peculiar.  Ao redor das 10:00 já é possível decolar e iniciar a navegação, inicialmente em cima das montanhas que desprendem térmicas mais cedo.  Por outro lado o dia muitas vezes começa totalmente nublado, e rapidamente o dia abre, e é possível sair para voar.  Por outro lado um fenômeno local, bem conhecido pelos pilotos frequentes da região, é o vento que sopra do Pacífico (Oeste), que muda completamente o dia térmico normalmente a partir das 13/14:00.  A intensidade pode variar bastante, mas impossibilita as decolagens, já que o vento vira de cauda e muda a tática de voo.  Pois se de manhã temos o vento do quadrante NE/E/SE, com a Cordilheira Ocidental funcionando muito bem, com o vento W, a massa de ar do vale central instabiliza rapidamente, gerando boas térmicas também.  Segundo me explicaram, o vento W vai até o Rio Cauca, então o voo térmico continua bom mais para o lado das escarpas da Cordilheira Central, mais a leste. 

Colado na base das nuvens, abaixo a Cordilheira Ocidental

Nosso primeiro dia de voo, após as decolagens do pessoal que estava no ultimo dia do 14 Campeonato Mundial de Parapente foi muito interessante, voamos nas colinas da cordilheira Ocidental rumo Norte, aprendendo a dinâmica local.  No início é um pouco estranho, pois voamos em cima de grandes linhas de alta tensão, o que não é muito confortável, ainda mais com a base baixa.  Durante o Mundial, um piloto teve que jogar o paraquedas reserva e foi salvo por ser este um dirigível, conseguiu pousar ao lado das linhas elétricas, mas o parapente principal dele caiu em cima delas...   Ou seja temos que prestar muita atenção. 

Visual do vale do Cauca, Cana de Açúcar por todo lado, além das vinícolas e frutas tropicais.  Vários canais ajudam na irrigação, importante aterrisar do lado "certo" para evitar uma longa caminhada.

Acabamos pousando cedo, pois fomos voando encostado nas montanhas, e erramos a transição na altura de Toros.  Aterrisei num campo ao lado da cidade, e o Jeison pousou no Estádio de Futebol da cidade.  Valeu o dia pelo aprendizado desta transição.  O povo Colombiano muito atencioso, todos com extrema boa vontade em ajudar. 

O comitê de recepção, super simpáticos, a Sra a esquerda trouxe cadeira o rádio inseparável



Fui acompanhado na caminhada até a praça principal 



Fui "intimado" a comer uma raspadinha vendida a US$0,30, e não deixaram eu pagar 


 Sábado na praça principal de Toros esperando o ônibus urbano












Nenhum comentário: