segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PALMEIRA DAS MISSOES PROVA 2

Por causa das chuvas do dia anterior e os meteogramas da região indicando chuvas relativamente cedo, sabíamos que haveriam os temíveis CBs.  Realmente, as 12 já haviam grandes regiões com nuvens altas, vindo do sul, tivemos que atrasar as decolagens, que foram efetuadas bem mais tarde.  Mudamos inclusive a prova para refletir as condições  meteorológicas mais favoráveis em outro setor.   Tive problemas na partida do motor, saí do grid, e depois decolei rebocado mesmo. Faz tempo que não era rebocado no DG800b, desde o ano 2000 ???

Céu de Palmeira para Prova 2, já bem cheio o céu

A prova de apenas 2 horas, voamos entre cumulus que cresciam cada vez mais.  Voamos entre chuvas, subindo na frente delas, desviando 30/40% da rota para sobreviver.  Foi um dos dias que me arrependi profundamente  de não ter levado uma câmera fotográfica.  Pois numa das subidas, tinha um “roll cloud” em baixo, gerado pela circulação de um grande cumulus  com chuva de um lado, e subi justamente voando paralelo a essa nuvem rotorizada embaixo, até chegar na base da nuvem propriamente dita.  Uma outra subida foi no meio de 2 chuvas, como mostra o manual de meteorologia, no meio entre elas subia...   Poucos fizeram a distância mínima, então provavelmente não valeu nada a prova, mas foi um vôo interessantíssimo !!!  

Maestro Wolfi Gabler Presidente Vitalício do Aeroclube de Palmeira

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Thomas, estive em Palmeiras esse final de semana para prestigiar o evento e conhecer um pouco mais de competição dentro do voo a vela. Tirei varias fotos e filmei o seu pouso.. a Prova de domingo não tenho comentários.. achei maravilhoso entre CB's, chuva e pouco sol a coragem de efetuarem a largada! com certeza sai de SSPL mais confiante em encarar navegações longas e 2009 estarei competindo na olimpica!
Abraço e bons vôos!

Fernando_ERECHIM_RS

Anônimo disse...

ó meu papi por no blog do Thomas!
Bons vôos pra vocês. Este ano deu pra fugir de Floripa.

Matheus Fontana disse...

NÃO VALEUUUUUU (por Henrique Navarro) kkkkkkk

Estou ouvindo ruido de rebocador aqui da minha casa. Resolveram fazer prova as 17h e não me avisaram?