quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

POUSO DRAMÁTICO EM PALMEIRA

O Piloto Emílio engoliu seco e escreveu o relato abaixo !!! 

Hoje fiz uma burrada grande... pra não dizer K**** , pra variar...

Estava vindo confiante (reserva teórica de uns 200m de altura pra chegar na pista) na perna final da prova contra um tremendo vento de uns 45 a 50 km vindo do setor sudoeste, tinha que passar paralelo a pista de Palmeira, tocar um cilindro virtual de raio = 500m em torno de um ponto de controle (ponto de controle sul distante uns 3 km da cabeceira 06 mais prox ) pra depois retornar pra pista .O puso seguro estava sendo feito pela cabeceira 24 contra o vento que se tornou fortissimo na úlima hora. Quando cheguei no través da pista percebi que a reserva  tinha se evaporado devido a fortes decendentes na última porção do trajeto.

Solicitei ao pessoal de coordenação se podia pousar com vento de cauda pelas 06 pois era acabeceira mais proxima ao pt de controle. Me autorizaram mas com extrema precaução. Da última vez que olhei pro iPaq ainda faltavam uns 1500 m pra chegar ao ponto de contrle. Segui adiante até o ponto em que achei possível.


Desistí de tocar o cilndro pois já estava além do limite... fiz a curva de 180 graus pra tentar chegar de volta a cab 06... estava a uns 50m de altura e afundando uns 5 a 6 m/s, 140 km/h. Poucos segundos depois estava quase abaixo do nivel da pista, pelo menos foi a sensação. Baixei a velocidade para uns 100 a110 km/h na final, pra aumentar o planeio, contando com o forte vento de cauda pra ajudar a me levar até a pista...Não abri o spoiler e só baixei o trem de pouso nos últimos segundos... só depois de que conseguí ver a pista de cima...

 

Toquei (bati) na faixa gramada na lateral da pista de asfalto com IAS de uns 90km/h, mais a componente de cauda que na hora eram uns 50 a 55 km/h resultou numa GS de uns 140 a 150 km/h. Foi um pouso dramático e horrível. Bati de bequilha, depis com o trem pricipal, pulou, pinoteou, quase dei de nariz no chão, uma pancadaria. Apesar desse conjunto de circunstancias críticas tudo saiu bem. Consegui manter a reta tocando alternadamente as pontas de asa no chão no final da rolagem.

 

Vi a coisa preta mesmo. Serviu pra aprender o que não fazer.

 

Pousei achando que todo o risco e estresse não tinham valido a pena. Especialmente pois não tinha tocado o ponto de controle q fazia parte do percurso obrigatório pra validar a parcela de pontos relativos a velocidade da prova de área de hoje.

 

Depois de baixar o arquivo .igc do vôo vimos que passei a 300m da área. Descobri que a regra prevê uma penalização de 50 pontos sem prejuizo dos pontos de velocidade se passar até a 500m da área. Se passar disso é como se fosse um pouso fora naquele ponto. Menos mal!!

 

Tô superfeliz de estar inteiro e mais desperto para a reserva de altura que devo considrar.

 

Os vôos estão sendo uma experiência exclente, realme te prazerosa. Primeira prova fiz 300 km pela primeira vez. Pousei fora como todo mundo mas o vôo foi interessantissimo, com tempo excelente e base de 2000m no inicio, terminando debaixo de cortinas de água das trovoadas por todo lado, girando térmica a 300m de altura, ralando a bunda. Pouso numa roça de trigo recem colhido. Encontrando pessoas fantásticas dispostas a tudo pra ajudar o "louco que "caiu lá na lavoura com um aviã sem motor".


Há 25 anos quando voava campeonatos as provas que voava dificilmente excediam 250km pois geralmente voava na classe B que equivale a Olimpica de hoje.  Truoxe também o Light Hawk do ASK para as horas de folga. O pessoal sempre fica impressionado com o lançamento e o que voa esse planador aeromodelo.


Por isso tudo estou muito contente.

.

Vc já deve saber: Para ver noticias do campeonato com fotos e comentários super legais elaborados pelo Thomas Milko veja www.planadorbrasil.blogspot.com 


Gostaria que você pudesse estar aqui curtindo com a gente.

 

Um grande abraço,

 

Emilio

2 comentários:

Marcel Cavilha Juppa disse...

Só para constar, os equipes Beto e Marcel também ficaram com o * na mão!


MAS TCHÊÊÊÊ!!!!

Paprica disse...

BARBARIDADE!!!!!!QUERO CHURRASCO TAMBÉM!!!!!!