quarta-feira, 19 de novembro de 2014

AEROPORTO DE SAINT EXUPERY (SANTO ANTONIO OESTE) - LAS GRUTAS

Após o “Lechon” assado e muitas histórias de pescadores de nuvens, me despedi do pessoal e fui dormir.  Novamente usando a capa do plexi do avião como cobertor, dormi meio mal.  As 5:30 acordei, meio atrasado, pois as 5:45 já ouvia o ronco do avião rebocador decolando para o voo de sondagem meteorológica.  Tivemos que mexer em alguns aviões no hangar para tirar o PT-ZTO para o gramado. 

Rio Negro, uma das principais fontes de agua doce da região

No competente briefing meteorológico do amigo Lucas, ele me explicou que voar a 3000 pés (900m) para o sul eu iria aproveitar ao máximo o forte vento, que chamam de jet de baixa altura.  Não deu outra, vento de cauda foi de 30kts nunca vi isso antes !!! Estava um pouco preocupado, pois tinha que cruzar o início de uma frente fria, mas que não tinha chuva nem raios, apenas nuvens um pouco feias.  No través da cidade de Bahia Blanca o céu escureceu um pouco, e o vento foi diminuindo, aí subi para 6500 pés, pois quanto mais alto mais econômico o avião.  

Chegando na costa Atlântica já próximo a San Antonio Oeste, golfo de San Matias

Alguns pingos de água antes do tortuoso Rio Colorado, e alguns aviões comerciais reportando turbulência moderada em B. Blanca, realmente o voo sacudiu um pouco, mas não cheguei a pegar chuva, a meteorologia havia acertado com boa precisão, “Tomás tienes que volar temperano (cedo)  tarde vienen las tormentas”.  E finalmente o vento havia virado 10kts, de sul , ou seja contravento indicando que já havia passado a frente fria.

PT-ZTO devidamente hangarado no Aeroclube de San Antonio

A aproximação para Santo Antônio do Oeste foi muito bonita, pois voei em cima do Oceano Atlântico, o pouso no aeroporto Saint Exupery foi tranquilo.  Pista muito comprida, totalmente vazia.  Em 1929 foi efetuado o primeiro voo da empresa Aeroposta Argentina, ligada a Aeropostale Francesa, com um Latecoere 28, biplano Francês, pelo próprio Antoine Saint Exupery. 



Era a linha Buenos Aires - Bahia Blanca - Comodoro Rivadavia.   Adolfo, do aeroclube local, que tem 100 sócios, mas apenas 4 pilotos, me ajudou a guardar o avião no hangar e ainda me levou para Las Grutas, cidade de veraneio muito frequentada na região.  Hotel Portovenere, bem razoável, mas a cidade estava bem vazia, pois a temporada inicia apenas em 15/12, quase tudo estava fechado, mas mesmo assim caminhei bastante pela praia patagônica, avistei as famosas grutas e no final almocei no ótimo Restaurante de Mariscos Bariloche.  

As famosas grutas na praia do povoado de nome homônimo


Eis que recebo pelo whatsup mensagem dos amigos que estavam na Land Rover “cade você” chegamos na cidade, isso as 21:30, eu estava justamente caminhando para o restaurante,  nos encontramos lá, e pomos todo o papo em dia.   Resumindo, para quem tem pouco tempo não vale a pena visitar Santo Antonio Oeste, eu parei porque os automóveis (já apelidadados de Tortugas Brancas)  estavam atrasado para nos encontrar em Puerto Madryin.

Moradores locais na rush de quinta feira pescando o jantar

Brincando com a câmera, no musgo próximo as grutas, na praia

Nenhum comentário: