terça-feira, 18 de novembro de 2014

Club de Planeadores de America

Local do Campeonato Argentino de Planadores Club Class 2014, América é um pequeno povoado no meio da Provincia de Buenos Aires.  Como voei vários campeonatos na Argentina desde 1997, tive uma boa estadia.  Acabei ficando no camping mesmo, numa  "casa rodante", que estava ainda vazia, como não estava preparado para acampar, improvisei um pouco.  Usei a capa que cobre o capô do avião como cobertor, e dormi muito bem ! O mais estranho foi no banho quando senti que mesmo a água de uso humano tem muito sal. 

Meu xará é o patrocinador principal do campeonato, junto com YPF ! Até um boné eu ganhei com meu nome personalizado !!! 

O campeonato de planador com ambiente muito mais leve que os que participei, talvez pelo menor número de participantes, pois em vez de ser todas as classes, com 60-80 planadores, apenas 33 da club classe participavam.  Com o otimismo tradicional do primeiro dia de campeonato, foram todos para a pista para o alinhamento do grid de decolagem.  

Café da manhã tipicamente argentino, café com meia lunas dulces

Mas o vento estava tão forte, que todos tiveram que literalmente estaquear (amarrar) os planadores para que não começassem  bater uns nos outros, estava acima de 50km/h o vento.  Claro que ninguém voou, e nem mesmo o voo de "sondeo" saiu para ver como estava o ar.   Interessante como o ruído do vento na Argentina me traz memórias únicas, pois nos campeonatos que voei muitas vezes tivemos este forte vento com as árvores de clima mais temperado vergando e as folhas batendo uma nas outras.

Planador Silent Targa do Eduardo Crego, moto elétrico frontal,  estaqueado no grid

Banco de baterias LiPo do Silent, aproximadamente 45min de motor de autonomia

Reencontrei vários colegas de volovelistas dos tempos que voava os campeonatos neste país, e por isso a conversa foi longe durante todo o dia.  

Sergio Solfa e o meteorologista Carlos Lopez (el Brujo) preparando a prova do dia

Solução de abastecimento simples e prática, um tanque de combustível numa carretinha, que é abastecido pela YPF, e bateria de automóvel para a bomba, tudo novo e dentro das normas locais.  No Brasil a megalomania das autoridades inviabiliza este tipo de procedimento, aí os usuários de pequeno porte tem que se virar como podem.


A noite fui convidado para um ótimo churrasco de "lechon", sim um porquinho que fez a alegria de muita gente.  E durante o papo, consegui os contatos do aeroclube de San Antonio Oeste e de Trelew também, ou seja todos os contatos para as próximas etapas já estavam assegurados.  


 Planador até na roleta de entrada do aeroclube


 Na praça principal da cidade a "Inauguración" do campeonato        foto@Sole Grasso





Nenhum comentário: