quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Cholila - Bariloche

Depois de uma semana passeando entre o Chile e a Argentina, voltei para regatar o ZTO de seu descanso ao lado do lago Cholila.  Apesar da curta distância de El Bolson, apenas 20min de voo, de carro foram mais de 2horas, pela lendária e sinuosa Ruta 40.  Para chegar na pista do Lago Cholila Aero Fishing Lodge por via terrestre, são uns 30km de ripio (Estrada de cascalho) além de atravessar um rio na chegada da propriedade, que apenas camionetes conseguem, lugar ótimo para descansar uns dias a um preço bem acessível.  Na temporada é importante reservar, pois eles tem apenas 5 quartos, claro que quando lotados conseguem acomodar mais pilotos na pousada ao lado, mas com certeza a hospitalidade não é tão boa.

Subindo, próximo a Cholila

Tudo checado taxiei vagarosamente para cabeceira, o vídeo depois mostrará tudo isso, e com o passageiro Marcos Issler a bordo, decolamos rumo as montanhas.  Vento bem fraco, pela primeira vez, o PT-ZTO decolou em 300m, pois a pista é baixa e o motor rende bem, além de eu ter apenas 1h30 de combustível.   Após o tradicional rasante de adeus para este lugar tão bacana, continuei na proa do lago.  De 300m (1200”) para 2700m (8500”) levamos um bom tempo na subida.  No final do lago já avistava as montanhas mais altas, e os vales a direita com seu gelo eterno.  Fiquei na dúvida de qual vale entrar, então fui para o último, mas o vento já estava bem mais forte e a turbulência também.  Mesmo usando todo conhecimento do voo de planador, não tive como evitar o chacoalhar gerado pelo vento batendo nas montanhas e das térmicas, já que estávamos voando ao redor das 14:00 horário, não muito propício para um voo liso.

Osorno ao fundo e o  "mar de morros" entre Argentina e Chile

Visual muito mas muito bonito, e um voo tecnicamente bem interessante.  Apesar da cordilheira ser baixa nesta região com montanhas ao redor de 8500 pés, os fortes ventos vindos do Chile, e os venturis formados pelos vales, mais o aquecimento desigual do sistema vale/montanha/neve, fazem da região um local que deve ser encarado com muito cuidado pelos pilotos dos monomotores.   O RV7 com 180hp tira de letra tudo isso, mas aeronaves com menor relação peso/potencia tem que ser mais cuidadosas.  Claro que toda esta rota é possível de ser voada mais a leste, sobre terreno bem menos hostil, mas aí perde-se a emoção do visual fantástico das montanhas nevadas.

Cerro Plataforma após Cholila 

Avistei a pista de La Esperanza, que eu um dia pretendo pousar, de aproximação difícil pelo alto terreno e talvez não muito bom para o trem de pouso do RV.  Mas não quis descer, pois o voo estava bem turbulento e não quis judiar demais do passageiro a bordo.  Próximo a El Bolson, o vale abre totalmente, e como avistei os amigos voando de parapente, demos algumas voltas para fotografias.  Em seguida continuamos rumo a Bariloche, ao redor de 6500 pés, observando o acidentado terreno com limitadas opções de pouso até mesmo para o voo sem motor de parapente, que um dia pretendo fazer entre El Bolson e a cidade ao lado do lago Nahuel Huapi.

 Pista de La Esperanza, para voltar um dia

Só consegui falar com a TWR Bariloche quando faltava poucos minutos para o pouso, pois voando no meio das montanhas a comunicação rádio é bem limitada.  Controle extremamente sossegado, mandou eu avisar na perna do vento, pois não havia tráfego a reportar.  Vento já estava bem acelerado, e como é costume, vindo do lago Nahuel, bem alinhado com a pista de 30kts, fiz uma aproximação ou seja cheguei bem alto, e mesmo assim ainda tive que taxiar bastante na longa pista do aeroporto internacional de San Carlos de Bariloche.  Estacionei ao lado de um outro pequeno avião sem antes notar um enorme jato executivo brasileiro, creio que um Gulfstream modelo XPTO (ou seja não tenho idéia), além de um moderno Boeing da Aerolineas Argentinas. 


A bordo do PT-ZTO com o passageiro da vez

Vi também o Ximango estacionando dentro de um pequeno hangar, mas que parece que está voando pouco, um ótimo privilégio em ter esta excelente pista, e ser o único hangar (formato T) do aeroporto inteiro.  Não aterrissei na pista do aeroclube porque segundo informações está com o piso um pouco ruim, e além disso na Argentina não pagamos taxa de pouso e AVGAS é 20-30% mais barato nos grandes aeroportos vs. Aeroclubes.   Andamos pelo aeroporto todo, para fazer a papelada, sem sermos incomodados, lugar realmente bem tranquilo.

Na reta final do Internacional de Bariloche

Na sala AIS, pedi informações sobre a pista de Caviahue, mas ela está temporariamente suspensa.  A pista do hotel San Huberto, ao norte de San Martin de Los Andes era outra opção, ligaram lá, e passaram o telefone para eu conversar.   Mas no final resolvi ficar em Bariloche com os amigos das Tortugas Brancas (Land Rovers).

Jato brasileiro no aeroporto de Bariloche 

 Com ganchos na pista para alguns aviões, Bariloche Int'l é uma boa opção

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse jato Brasileiro é um Embraer Legacy!