domingo, 7 de dezembro de 2014

Mendoza Campeonato Argentino de Parapente

 Inicio do campeonato Argentino de Parapente, em Mendoza.   Consegui fazer um voo para reconhecer a área.  Alugamos um carro porque o pessoal das Tortugas Blancas (Land Rovers Defenders) estavam atrasados na sua vinda pela Ruta 40 desde Bariloche.  Quando estávamos para subir a montanha, saiu um sujeito do restaurante dizendo para não subirmos.  Explicou que carros normais não conseguem passar pela estrada, apenas camionetes 4x4.  Então voltamos para o QG do voo livre, onde já estavam alguns pilotos esperando para subir.  

Subida bem complicada para a rampa

Vento ainda muito forte, subimos com um jipe modificado, e os parapentes no teto amarrados.  A estrada é bem sinuosa, e bem complicada.  Curvas fortes, próximas do precipício sem duvida me impressionaram bastante. 

No dia de treino este foi nosso transporte, com o amigo Armando que leva pilotos há 15a a bordo de sua possante nave espacial

Região é um oásis de tão seco que é, fora da cidade é praticamente deserto. Estamos voando na pré cordilheira, os Andes ficam atrás da gente, dá para ver o Tupungato longe e outras montanhas super altas. A decolagem fica a 1600m do nível do mar, pouso a 1000, acima de 2000m dá para ver os Andes que estão uns 50km para o Oeste daqui.


Na rampa esperamos bastante tempo para decolar, até o vento baixar, decolei ao redor das 19:00, e aos poucos fui subindo, andava apenas 12-15km/h contra vento, mas cheguei a 3000m do nível do mar, sem sentir frio.  As 1930 ainda peguei uma térmica de 2,8m/s !!! Para pousar então foi difícil descer, mas finalmente já próximo do por do sol, aterrissei no pouso oficial, em frente ao clube de voo Cerro Arco.

Alegre surpresa de ver uma vela Lotus da empresa brasileiro SOL Paragliders

Já o piloto do Enzo2 custou um pouco para conseguir decolar 


Na primeira prova, como é normal, fui um dos últimos a decolar, e demorei para subir, resultado larguei uns 15/20" minutos após abertura da janela. O vôo não estava turbulento, térmicas de 2 a 2,5m/s. Estava difícil, voei apenas uns 30km. Apenas 6 chegaram no goal da prova de 65km, somos ao redor de 30 competidores, de toda Argentina além de 3 brasileiros e 1 chileno. Mais histórias para contar, mas fica para depois. O Kiko e Paparazzi também voaram bem, apenas ficaram um pouco para trás no primeiro pilão.

Bem próximo a rampa a cidade de Mendoza, com 2 milhões de habitantes, a 3ra maior do país

Meu pouso foi na região das vinícolas Mendocinas, em Luján de Cuyo, pouso ótimo apesar de ter passado perto demais da rede elétrica.  Tive aproximação de vários garotos, que vieram com um papo meio estranho, mas aos poucos fui dobrando a vela sem mostrar o equipamento eletrônico.  Com o dono do terreno que apareceu para ver o que estava acontecendo, consegui que explicasse aos resgateiros onde eu estava.  E um pouco mais tarde chegaram na Ruta 40 para me resgatar.   Na volta ainda pegamos mais ¾ pilotos e com isso conheci bastante a região das vinícolas, pois estava um pouco confuso o resgate.  Missão do dia cumprida, a noite fizemos um bom churrasco na Cabaña Alfombra Magika que estamos nos hospedando.

Visual da rampa para o Norte, clima bem árido

Nenhum comentário: