segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Puerto Madryn - Trelew - Cholila

Chegamos 2 horas atrasados no aeroporto de Puerto Madryn, viajar com 5 pessoas com 2 Land Rovers faz o processo ser um pouco mais lento, mas estamos aproveitando bastante a viagem, então absolutamente No Stress é o lema principal.  Nos finais de semana o aeroporto não tem movimento comercial, então apenas a Polícia do Aeroporto estava lá.  Após preencher 2 Gendecs (General Declarations), passar a bagagem pelo Raio X, com a modorrenta boa vontade da policial, conseguimos uma “carona” com o outro policial que nos levou ao RV7 que estava do lado do hangar do aeroclube, 2km de distância do terminal.

Rodovia Trelew - Esquiel único sinal de movimento por muitos quilometros

Desta vez meu passageiro foi o Kico, experiente voador de parapente de São Pedro, fizemos um curto voo de 15” até Trelew para comprar gasolina.  Em Trelew a burocracia foi um pouco maior, pois em quase todas as salas AIS da Argentina querem abrir a nossa “ficha” registrando os dados pessoais e dá aeronave em fichas.  Por outro lado o pessoal em quase todas salas AIS sempre muito atenciosos.  Uma idéia era passar pousar em El Bolson, mas depois de olhar os Notams descobrimos que o aeroporto estava fechado temporariamente, segundo el Jefe do aeroporto de lá, devido a problemas com segurança.

Início do "enrugamento" do solo

Decolamos rumo a Bariloche, mas após sair da TMA Trelew, mudei de idéia e colocar Cholila na proa.  Primeira hora de voo não vimos um povoado, nada, região muito árida e plana.  Aos poucos o terreno começou a enrugar, e o visual começou a ficar muito interessante.  Como esperado tivemos vento de 60km/h de frente, então a velocidade média caiu de 280 para 220km/h.   Consegui falar com Esquiel só quando estava entrando na TMA , que pediu para eu telefonar após o pouso em Cholila, mesmo com o cancelamento do plano de voo VFR.   Montanhas a 7500 pés antes do destino nos obrigaram a subir a 9.000 pés, devido a turbulência gerada pelo vento Oeste.  Claro que poderia ter dado a volta e ir pelo vale, mas eu queria passar próximo as primeiras montanhas nevadas da viagem.

 
Tempo já piorando bastante próximo a Cholila, no contraforte da Cordilheira dos Andes

O GPS nos levou para cima da pista do aeroclube, e como não tinha planejado ir a Cholila, não tinha plotado a pista do Lodge (Hotel).  Então comecei a procurar, pistas ao lado dos lagos, no terceiro finalmente avistei a estreita pista cuja cabeceira Oeste termina no lago Cholila.   O que me ajudou foi ter assistido aos vídeos da Navegueta, encontro aéreo de aviões pequenos que tem ocorrido anualmente na Argentina com voos na Patagônia.

Procurando a pista da Pousada não era neste lago ... 

Dei uma passada na pista, e confesso que fiquei um pouco apreensivo, pois além de um pouco estreita com árvores nos 2 lados, tinha um aspecto bem áspero.  Sem biruta, mas com vento bem forte vindo do lago fiz a aproximação um pouco mais veloz, resultado toquei a pista muito na frente, e para não para dentro do lago arremeti, para um novo circuito de tráfego.  Na segunda vez melhorei um pouco e pousei bem.

Pista achada, sobrevoo de reconhecimento, notem as árvores do outro lado mais altas, e o pequeno morro, geradores de turbulência

Na reta final, com as árvores balançando (o vídeo do pouso virá daqui uns dias)

O lugar é fantástico, o Cholila Lodge é uma pousada com 5 quartos e uma área de convivência muito aconchegante com ótimo padrão.  Fica a 2:30h de carro de Esquiel, por estrada de asfalto e cascalho (ripio).  Os proprietários são muito atenciosos, e nos sentimos em “casa” imediatamente.   Comprovei “in loco” que a pista de grama é um pouco áspera e necessita atenção na aproximação com ventos um pouco mais fortes.  Apesar de plana, diria que o piso é parecido com a pista de Monte Verde, mas fica a 400m do nível do mar.


O acesso rodoviário para a pista só é possível com camionetes altas, pois tem um rio na entrada da propriedade que os carros normais não conseguem passar.   Após um rápido lanche fomos passear na propriedade e depois ficamos um bom tempo conversando com o “churrasqueiro” do dia, que preparou um cordeiro para o jantar, no fogo de lenha.  A região fica próxima a fronteira com o Chile, e vive do turismo, já existem muitas reservas ecológicas, muitas formadas através de incentivo fiscal, onde as empresas podem repassar um % dos impostos federais para criação e manutenção de reservas.  Aliás, do outro lado da fronteira fica o famoso parque de Pumallin, com 291.000 ha, que foi criado pelo fundador da empresa NorthFace, gerenciado pela fundação Tomkins .

Região famosa de pesca com mosca "Fly Fishing", todos fantasiados e agasalhados

Ao redor das 19:00 depois de rodar 10 hora as 2 Tortugas Blancas (Land Rover Defenders) chegaram a Cholila, completando o grupo.  Tivemos um ótimo jantar e papo com os pilotos Chilenos que vieram com um Piper Archer do aeroclube de Chillan e com os donos da pousada, com o cordeiro e um pouco de vinho ficamos sonhando com os planos dos próximos dias. Ahh inflamos os parapentes na pista de grama para treinar um pouco, mas já era quase 21h, logo depois fomos jantar.

Nosso jantar

domingo, 23 de novembro de 2014

Leões Marinhos

Dia dos cachorrinhos na praia em Punta Ninfas, muito bacana, pois não tinha guarda nacional impedindo a gente de dar um passeio na praia.  Descemos uma falésia e passamos muitas horas caminhando e tomando sol.

 Vida mansa na praia, muitos ficavam horas sem se mexer


Em grupo é bem melhor 

Quem prefere Copacabana ??? 

Play time 


Muito desconfiado

Peninsula de Valdez

Dando um tempo nos voos, paisagens alucinantes na Peninsula de Valdez, as Baleias foram vistas mas as fotos não ficaram muito boas.  Andamos muito de carro durante os 2 dias, e algumas pistas de pouso dentro da Peninsula de Valdez, mas depois andar a pé não funciona.


 Todas as tribos na Punta Pirâmide em Valdez

Até no estacionamento tinha um tatu passeando 

 Pinguin de Magalhães 

Esse é o dia a dia a bordo das Tartarugas Brancas, com muito "ripio" na Peninsula de Valdez

Ao lado do Farol, paisagens fantásticas


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Chegando em Puerto Madryn

Os dois pilotos de parapente foram voar na praia que tem uma falésia ótima, eu não fui porque o parapente estava no porta malas do avião ... E estou ainda querendo economizar meu ombro.  O Jefe do aeroporto estava lá, então tive que fazer um plano de voo, que foi novamente super simples.


Giuliano me acompanhou no PT-ZTO , num voo de 1h para Puerto Madryn, paisagem muito bonita, com mar de cor azulada e costa com muitas falésias. Vento quase nulo proporcionou um inicialmente suave, mas como havíamos decolado ao redor das 11:30 houve a inevitável turbulência da primavera Sul Americana.  Alguns comentaram que o aeroporto de Madryn é complicado, mas nós tivemos sorte, apesar da rigidez da PSA (Policia Aeroportuária), uma vez tudo inspecionado, fomos taxiando até o aeroclube, e por sorte logo depois o instrutor do aeroclube chegou e nos deu muitas dicas sobre as próximas pernas, além de nos dar carona de volta ao terminal de passageiros.  E lá ficamos por bastante tempo, esperando as 2 Land Rovers, além de observar o embarque do único voo diário do aeroporto da empresa Andes com destino a capital federal.

Já viu dias melhores, o motor em linha para baixo do avião inglês De Havilland Dove

 Golfo de San Matias, estava muito turbulento próximo a terra, fomos um pouco mais para o mar

Peninsula de Valdez, onde depois fomos com as Defenders avistar Baleias e cia 

  Na aproximação para Puerto Madryn


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Um pouco da história de Saint Exupery na Argentina

Hoje em dia todos podem acessar o wikipedia para as histórias de Saint Exupery, mas nada substitui a visita ao vivo e a cores. Região supe desolada, seca com ventos uivantes o tempo todo.  Não consigo imaginar como voavam aqui no inverno... e com ventos fortíssimos.

Aeroporto Saint Exupery, com as perolas... 

Motor em linha do De Havilland Dove 

Comemoração da inauguração do serviço postal Buenos Aires - Comodoro Rivadavia em 1929 

O próprio autor do Pequeno Principe para uns, e "L'Aviateur" para outros, com uma aranha cuidando 


As rotas do serviço postal 

Mural do famoso Uruguaio Carlos Paes Vilaro no aeroporto  

Making of das tomadas aéreas PT-ZTO 

Em homenagem a Saint Exupery, mas não dá para dar partida no RV7 na mão 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

AEROPORTO DE SAINT EXUPERY (SANTO ANTONIO OESTE) - LAS GRUTAS

Após o “Lechon” assado e muitas histórias de pescadores de nuvens, me despedi do pessoal e fui dormir.  Novamente usando a capa do plexi do avião como cobertor, dormi meio mal.  As 5:30 acordei, meio atrasado, pois as 5:45 já ouvia o ronco do avião rebocador decolando para o voo de sondagem meteorológica.  Tivemos que mexer em alguns aviões no hangar para tirar o PT-ZTO para o gramado. 

Rio Negro, uma das principais fontes de agua doce da região

No competente briefing meteorológico do amigo Lucas, ele me explicou que voar a 3000 pés (900m) para o sul eu iria aproveitar ao máximo o forte vento, que chamam de jet de baixa altura.  Não deu outra, vento de cauda foi de 30kts nunca vi isso antes !!! Estava um pouco preocupado, pois tinha que cruzar o início de uma frente fria, mas que não tinha chuva nem raios, apenas nuvens um pouco feias.  No través da cidade de Bahia Blanca o céu escureceu um pouco, e o vento foi diminuindo, aí subi para 6500 pés, pois quanto mais alto mais econômico o avião.  

Chegando na costa Atlântica já próximo a San Antonio Oeste, golfo de San Matias

Alguns pingos de água antes do tortuoso Rio Colorado, e alguns aviões comerciais reportando turbulência moderada em B. Blanca, realmente o voo sacudiu um pouco, mas não cheguei a pegar chuva, a meteorologia havia acertado com boa precisão, “Tomás tienes que volar temperano (cedo)  tarde vienen las tormentas”.  E finalmente o vento havia virado 10kts, de sul , ou seja contravento indicando que já havia passado a frente fria.

PT-ZTO devidamente hangarado no Aeroclube de San Antonio

A aproximação para Santo Antônio do Oeste foi muito bonita, pois voei em cima do Oceano Atlântico, o pouso no aeroporto Saint Exupery foi tranquilo.  Pista muito comprida, totalmente vazia.  Em 1929 foi efetuado o primeiro voo da empresa Aeroposta Argentina, ligada a Aeropostale Francesa, com um Latecoere 28, biplano Francês, pelo próprio Antoine Saint Exupery. 



Era a linha Buenos Aires - Bahia Blanca - Comodoro Rivadavia.   Adolfo, do aeroclube local, que tem 100 sócios, mas apenas 4 pilotos, me ajudou a guardar o avião no hangar e ainda me levou para Las Grutas, cidade de veraneio muito frequentada na região.  Hotel Portovenere, bem razoável, mas a cidade estava bem vazia, pois a temporada inicia apenas em 15/12, quase tudo estava fechado, mas mesmo assim caminhei bastante pela praia patagônica, avistei as famosas grutas e no final almocei no ótimo Restaurante de Mariscos Bariloche.  

As famosas grutas na praia do povoado de nome homônimo


Eis que recebo pelo whatsup mensagem dos amigos que estavam na Land Rover “cade você” chegamos na cidade, isso as 21:30, eu estava justamente caminhando para o restaurante,  nos encontramos lá, e pomos todo o papo em dia.   Resumindo, para quem tem pouco tempo não vale a pena visitar Santo Antonio Oeste, eu parei porque os automóveis (já apelidadados de Tortugas Brancas)  estavam atrasado para nos encontrar em Puerto Madryin.

Moradores locais na rush de quinta feira pescando o jantar

Brincando com a câmera, no musgo próximo as grutas, na praia

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Club de Planeadores de America

Local do Campeonato Argentino de Planadores Club Class 2014, América é um pequeno povoado no meio da Provincia de Buenos Aires.  Como voei vários campeonatos na Argentina desde 1997, tive uma boa estadia.  Acabei ficando no camping mesmo, numa  "casa rodante", que estava ainda vazia, como não estava preparado para acampar, improvisei um pouco.  Usei a capa que cobre o capô do avião como cobertor, e dormi muito bem ! O mais estranho foi no banho quando senti que mesmo a água de uso humano tem muito sal. 

Meu xará é o patrocinador principal do campeonato, junto com YPF ! Até um boné eu ganhei com meu nome personalizado !!! 

O campeonato de planador com ambiente muito mais leve que os que participei, talvez pelo menor número de participantes, pois em vez de ser todas as classes, com 60-80 planadores, apenas 33 da club classe participavam.  Com o otimismo tradicional do primeiro dia de campeonato, foram todos para a pista para o alinhamento do grid de decolagem.  

Café da manhã tipicamente argentino, café com meia lunas dulces

Mas o vento estava tão forte, que todos tiveram que literalmente estaquear (amarrar) os planadores para que não começassem  bater uns nos outros, estava acima de 50km/h o vento.  Claro que ninguém voou, e nem mesmo o voo de "sondeo" saiu para ver como estava o ar.   Interessante como o ruído do vento na Argentina me traz memórias únicas, pois nos campeonatos que voei muitas vezes tivemos este forte vento com as árvores de clima mais temperado vergando e as folhas batendo uma nas outras.

Planador Silent Targa do Eduardo Crego, moto elétrico frontal,  estaqueado no grid

Banco de baterias LiPo do Silent, aproximadamente 45min de motor de autonomia

Reencontrei vários colegas de volovelistas dos tempos que voava os campeonatos neste país, e por isso a conversa foi longe durante todo o dia.  

Sergio Solfa e o meteorologista Carlos Lopez (el Brujo) preparando a prova do dia

Solução de abastecimento simples e prática, um tanque de combustível numa carretinha, que é abastecido pela YPF, e bateria de automóvel para a bomba, tudo novo e dentro das normas locais.  No Brasil a megalomania das autoridades inviabiliza este tipo de procedimento, aí os usuários de pequeno porte tem que se virar como podem.


A noite fui convidado para um ótimo churrasco de "lechon", sim um porquinho que fez a alegria de muita gente.  E durante o papo, consegui os contatos do aeroclube de San Antonio Oeste e de Trelew também, ou seja todos os contatos para as próximas etapas já estavam assegurados.  


 Planador até na roleta de entrada do aeroclube


 Na praça principal da cidade a "Inauguración" do campeonato        foto@Sole Grasso