quinta-feira, 23 de julho de 2015

Hungarian & Pre European Open

Campeonato Pre Europeu + Húngaro

Após o British Open, tive alguns dias de descanso, quando fui andar de bicicleta, lavar roupa, etc...  E estava 100% preparado para este novo campeonato, alguns pilotos ficaram para este campeonato, mas a maioria era gente nova mesmo.  Do ponto de vista humano foi muito interessante, um grupo de pilotos bem diferente do evento anterior.  Uma enorme mistura de nacionalidades, destacando-se em maior número os Húngaros, Sérvios, Macedônios além de pilotos da Lituânia, Ucrania, Polonia, e assim por diante, das Américas fui o único representante.  A idade média dos pilotos muito menor do que no campeonato Inglês, certamente deu um ritmo diferente, com pilotos mais competitivos e um pouco mais agressivos também. 

O custo de vida é baixíssimo, hospedagem num hotel menor com café da manhã custa 10 Euros, amiga Venezuelana/N. Zelândia alugou um quarto por 7 euros... Refeição sai de 3 a 4 Euros, valores imbatíveis na Europa toda (e diria que quase no mundo inteiro), lugar seguro com população simpática, nenhum piloto teve qualquer problema de segurança pessoal.  Zlatko e outros tem sistema de levar o pessoal para rampa de van, briefing e resgate já organizado, para quem não gosta de voar em campeonato.   Até um planador eu vi numa pista de grama próximo a Bitola, estava pronto para decolar, mas não o vi e vôo.

Provas
Tivemos os 3 primeiros dias, com tempo ruim, mas depois tudo voltou a melhorar, e voamos 3 provas com vento N/NE, portanto sempre um zigzag com pouso próximo a Grécia, após a cidade de Bitola.  A região é muito boa para o voo sem motor, só elogios mesmo, decolagem fácil, amplas possibilidades de pouso, por este motivo pelo menos uma dúzia de campeonatos são organizados neste lugar.   

No primeiro dia tivemos uma prova curta e rápida, com dia ainda fraco pois havia chovido um pouco nos dias anteriores, mas no final não tive dificuldades para chegar no goal.  Já no segundo dia, fiquei indeciso no posicionamento da largada, e acabei não indo nem no grupo que foi para frente e nem onde estavam a maioria dos pilotos, resultado que na largada eu estava baixo e mal posicionado.  Corri bastante atrás do atraso, saindo de térmicas mais fracas, largando grupo para trás, o que funcionou razoavelmente, pois consegui adiantar bastante em relação a maioria dos pilotos.  Mas não consegui nem chegar perto do primeiro pelotão, fiquei em #3 na prova, porém 200 pontos atrás do Martin e do Lituano... que chegaram muito bem, praticamente junto do primeiro pelotão.  Foi interessante no planeio final com acelerador no máximo (full bar), tive algumas pequenas fechadas na ponta direita da vela, aí tirava um pouco o pé freava um pouco e abria novamente, comportamente benigno para este vela EN-C.

Minha melhor prova em Krushevo
Já no terceiro dia eu queria tentar a 2da colocação, estava apenas 20 pontos do segundo colocado, do Martin já não conseguiria mais alcançar.  Me posicionei muito bem na largada, bem alto, um pouco mais ao Norte, devo ter largado uns 400m mais alto que 90% dos pilotos, que fizeram um caminho um pouco mais ao sul, bem ruim.  E derepente não achava mais parapentes na minha frente, e pensei bom, agora vou voar como se fosse “cross country”, liderei a prova durante um bom tempo, até as velas mais velozes me alcançaram.  Além de voarem mais rápido, eu estava voando sozinho, portanto de forma bem menos eficiente, arrisquei numa região onde descendente de -3m/s insistia em me jogar para baixo, mas sabia que valeria a pena, e logo a frente subi com térmica bem forte.   O dia ficou muito bom com base a 2500m, fomos matando cada pilão (ponto de virada) com certa facilidade, e escolhendo bastante caminhos consegui voar com velas mais rápidas.  Meu concorrente Lituano me passou, pois voa um Trango Xc3 tamanho enorme (L), mas não soube voar na frente sozinho, segundo ele mesmo ficou muito otimista por estar indo bem, e acabou pousando no meio do caminho.  Planeio final novamente cheguei muito alto, junto com os outros pilotos, pois o caminho para este pilão sempre sobe muito.  Chegada 7 segundos após o primeiro colocado da Sport em velocidade, mas tive mais pontos de liderança, terminando a prova em #6 na geral, o que para mim foi um resultado muito bem. 

Foi interessante o planeio final bem longo que fiz ao lado de várias velas, em especial a vela GTO2 da Gin, do excelente piloto polonês, a vela da Gin voa um pouco mais rápido que a Triton 2 que eu vôo, entretanto como trabalhava as linhas o tempo todo, acabei ficando mais alto, além disso é uma vela que necessita pilotagem mais ativa por parte do piloto, que levou uma pequena fechada próximo ao goal, chegamos ambos praticamente juntos.

Encerrando a temporada Macedônica, novamente fiquei no pódio com #2 na Sport, #1 em Time e #14 na geral.  Na cerimônia de encerramento entreguei bandeiras do Brasil para o staff do campeonato, como sinal de agradecimento ao impecável trabalho realizado.  Motoristas + Navegadores + Coordenador de Resgate + Pontuação, tudo funcionou muito bem.

Vale salientar a boa organização do Goran, que além de coordenar toda a organização está presente na comissão de provas, nas decolagens, efetuando briefings objetivos e rápidos e presente no goal também.  


#2 no Pódio ao lado do piloto local Martin


Nenhum comentário: