segunda-feira, 4 de julho de 2016

PWC PORTUGAL - PROVA 1


Novamente fomos para Azinha, decolagem a 1h30 de Celorico da Beira, previsão de muita instabilidade que depois veio a se confirmar.  Decolei mais para o final mesmo, meio tenso porque estava um pouco turbulento.  Um pouco de dificuldade para subir alguns foram para o pouso, mas aos poucos fui subindo. A largada era 8km à frente com vento meio contra, e acabei indo para a prova após a janela estar aberta. Muita gente por perto mas agora com nível bem mais alto com a maioria das velas de 2 linhas.

Voei no início próximo do piloto inglês que estava com uma vela Spicy (Cayenne5 light). Com tantas velas mais rápidas foi bom ter alguém com desempenho similar próximo. Ficamos ambos um pouco baixos mas eu subi mais rápido e depois disso voei apenas com  Enzos a minha volta e a frente. Nuvens crescendo e vento forte mas estava rendendo bem o dia. E eis que escuto uma gritaria danada no rádio, colisão em voo e em seguida ambos pilotos descendo com reserva, um teve a vela completamente rasgada.  Ele levou uma fechada no meio da térmica girou e entrou no outro parapente por trás ... Vale salientar que deu para ver claramente que o piloto com o reserva Beamer estava descendo muito mais lentamente que o outro com o paraquedas redondo. Ainda bem que estavam ambos altos e tudo terminou bem. Mais um motivo para ficar muito esperto nas situações de muitas velas ao redor.

No último pilão antes do planeio final para o gol voei muito lento pois o vento tinha apertado um pouco mais, mas como estava acima de 2000m tinha bastante altura para buscar as térmicas. Virado o ponto, finalmente um bom vento de cauda para o goal.  Subindo na estrada de nuvens foi sem dúvida a parte mais fácil do voo.  Quando estava com 300m de reserva a poucos km da chegada a prova foi parada devido a um CB proximo é uma linha de nuvens pesadas. Estava a 2500m mal, aproei o vento para fugir das nuvens, e vi vários parapentes mais baixos fazendo o mesmo. Pousei no mesmo local que outros tinham acabado de pousar, fui bastante chacoalhado pelas térmicas misturadas com o vento, mesmo de Triton2 estava quase parado no ar.  

Dobrei rapidamente a vela junto com meia dúzia de franceses, escutando os trovões próximos,  pedi carona pra 2 senhoras que estavam a conversar comigo mas estava atrasadas e não quiseram dar "boleia" para nós . Resolvemos então seguir o conselho da Japonesa Keiko e caminhamos cerca de 1km para a pequena vila chamada de Pomar.

Levaram apenas 3 horas para nos resgatar, acho que um novo recorde de resgate furado em campeonatos.  E ainda ficamos num posto de gasolina esperando mais pilotos para encher o ônibus vintage.   Sistema de resgate deixando a desejar, a prova inclusive foi atrasada porque alguns pilotos não "couberam" nas vans.  Poderiam repensar um pouco ...

Bigode (Donizete Lemos) ficou em 2do lugar na prova ! Eu fiquei em 58 posição, ótimo para mim, a primeira das classes Sport e Serial (D). 


 As "cabeçudas" antes da decolagem

 Prova parada por um bom motivo...


 Caminhando para a aldeia de Pomar

Recepção calorosa na vila... 

Resgateiros papeando comigo no posto de gasolina 

El Ultra Possante e Temido Bus Vintage 

A bordo finalmente, após mais de 3h de espera


Nenhum comentário: