quarta-feira, 23 de julho de 2008

Canastra - Paracatu

Finalmente no topo da Serra da Canastra, graças a destreza do piloto ??? Nãoooo, foi o motor Solo de 53hp, que me levou para cima. No meio da serra, é impossível o pouso fora, tudo rocha, então é importante ficar no cone de um lado ou outro da serra, que tem alguma atividade agrícola. No horizonte as pequenas nuvens que me ajudaram a voar os 380km restantes sem motor. Saí um pouco fora da rota, para conseguir me apoiar no alinhamento das nuvens. No final do dia curva de 90 graus a a direita, para o planeio final a Paracatu (MG).


Pousado no aeroporto de Paracatu, vi algumas melhoras, desde a ultima visita em 2003/4 ? Puseram esta cerca, constuíram um pequeno prédio que serve de recepção com banheiro, etc. Tem segurança 24h, a pista agora é mantida pela prefeitura local.

O balde de água, serve para segurar a asa no chão, em caso de vento, cortesia de Paracatu !!!! Uma boa opção de parada, tem AVGAS , algumas aeronaves agrícolas tem sua sede no local, isso significar 2-3 hangares, gasolina e mecânico. Apenas 1 ultraleve está baseado lá, segundo as informações que me passaram.


A poderosa ANAC, libera a pista de Paracatu, após interdição que durou um bom tempo



Em Paracatu, fiquei no mesmo hotel, Veredas, com um batuque de final de tarde subindo do barzinho ao lado. No dia seguinte, novamente decolei as 10:45, e aí fiquei 1h30 voando baixo entre a minha de ouro e urânio, acima, e a pista. Ficava a 300m de altura, voltava pra pista, um vai e volta danado. Acho que o pessoal da mineração acho que eu estava espionando !! Tinha uns pássaros que também planavam baixo. Nuvens ?? Nada.. Só no horizonte, no setor W, já no platô de Cristalina.

Depois deste tempo todo gramando, estava na hora de sair de lá, pois tinha 200 km para vencer até Formosa (GO), com vento de frente. Então adotei a tática radical, a apenas 750m acima da pista, uns 500m acima do pico dos morros, tomei uma rota 70 graus fora da proa do destino as12:15. Mirei nos unicos arados que conseguia ver, pois a rota direto a Formosa é cheia de vales e montanhas sem opção de pouso, e como ainda estava baixo, não dava para encarar.


Nenhum comentário: