quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

DOMUYO STRIKES BACK

Dia estava bacana, mas como era o primeiro dia depois do retorno a Chos Malal, levei 1h30 até conseguir entrar no planador, preparar todos os detalhes, agora sem o prestativo equipe que ficou no Brasil, ta vendo Rocco ??

Deu certo limar a borda do escapamento, então tudo certinho no planador.  O vento estava muito forte no solo, o Nimbus 3DM já tinha decolado, mas não conseguiu chegar na onda (desligou cedo demais o motor), e o Cholo com o IS28, teve que desligar a 2000m, pois na forte turbulência, não conseguiu ficar atrás do rebocador , pousou antes de eu sair para pista.

Quando comecei a taxiar para pista, Custódio (o jefe do aeródromo) me avisou que o Jatinho do Governador de Neuquen tinha decolado da capital homonima com pouso previsto em 20minutos.  Deu justo o tempo de eu sair do chão quando escutei ele no rádio.

Levei menos de 100m para decolar, parecia um elevador mas não andava para frente em compensação.  Desliguei a 3000m pouco depois da cidade de Chos Malal, perdi 1200m rapidamente, e religuei o motor, subi um pouco, e consegui contactar os rotores subindo um pouco neles e em seguida entrei facilmente na onda.  Resolvi ir para o norte, pois haviam algumas nuvens lenticulares bonitas, vs o sul que mostrava apenas nuvens de rotor.  Fiquei um pouco baixo no Domuyo, sempre fico atras de vulcão, ainda não acertei bem como voar perto dele.  Mas no "panico", quando fiquei a 5000m peguei vento de cauda de 50-70km/h para sair da zona de alta montanha que circunda o vulcão, peguei a onda novamente, e daí para Malargue, 220km ao norte, consegui voar tranquilamente entre 5000 e 6500m com boa demarcação de nuvens de onda.

Depois de Malargue começou a secar tudo, não havia mais nuvens indicativas, resolvi ir novamente para o sul, voo bem tranquilo e alto, até chegar no Vulcão Domuyo, fiquei ultra abaixo da minha altitude de segurança, menos de 4000m, nao consegui pegar a primaria, novamente vento de cauda a menos de 3000m (que é muitooooo baixo na zona que eu estava), próximo a Barrancas (local de pouso fora) subi novamente.

Já proximo ao Vulcão Tromen, que fica perto da pista, uma linda lenticular levantava tudo.  Voei um pouco ao lado do IS28 com Hector (das Canárias) e Cholo dando instrução, batemos fotos, e as 15:00 tive que pousar por motivos.... fisiológicos.  Uma pena, pois o dia estava melhorando cada vez mais.

Voei um pouco mais de 600km, mas um ingles voou 1400km desde Bariloche, e o Ohlmann decolou as 14 e ainda fez um passeio de 1200km, pode isso ???


Nenhum comentário: