quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ALTOS E BAIXOS

Chaves é cheio de altos e baixos, a meteorologia continua pregando interessantes surpresas. Num dia a meteorologia dizia que o tempo iria ser bom, prova de 2 1/2 mas nem conseguimos decolar.  Frente estacionou no norte, vento sul, a frente voltou um pouco com ar quente, nem urubu conseguia voar mesmo com 33 graus.  No dia seguinte, todos meio sem saber o que iria acontecer, vira para vento Norte, dia térmico previso para iniciar relativamente tarde.  Decolaram em 1h28min os 85 planadores puros, todos conseguiram subir bem.  As provas de 2horas, foram pequenas demais para o dia !!!

Tudo foi alegria, índice térmico forte, térmicas de 3 a 4m/s, largada a 2300m, cumulus, enfim o dia clássico do voo a vela, e tudo isso depois das 15 !!!  Cláudio Schmidt ganhou a prova da classe Std com impressionante média de 131km/h, Egon foi muito bem também apesar de ter largado mais cedo que a maioria cravou 127km/h de média na classe aberta.  No planeio final novamente alguns planadores pousados nos arados proximo a pista, o vento contra no solo surpreendou a muita gente.  Eu estava com excelente média, mas fiquei a 300m no planeio final tive que rodar térmica fraquíssima, e com isso a média piorou bastante.  Todos aterrisaram sorridentes com  a certeza de um ótimo voo.

Blois para variar teve mais um colapso de trem de pouso, mas isso ele já tirou de letra, pista de grama, sem maiores problemas.  Acredito que ele tenha passado mais horas mexendo no planador do que propriamente voando, quem sabe na próxima vez ele irá trazer seu Lak17 , já que pareceu bem animado com os voos na Argentina.

Forte discussão sobre sistema de handicap, segundo o Presidente da FAVAV, houve um erro no sistema da dispersão dos planadores (muitos pousos fora vs os que chegaram), e a pontuação saiu falha, irão recalcular todos os dias do campeonato, mas não se prevê alterações significativas nos resultados.  Também chama atenção desde o primeiro dia o handicap do ASH25, que voa com índice de handicap praticamente igual a DG800b.

Um comentário:

zdenek peter volf disse...

...para acabar com as brigas inuteis, e so usar o mesmo handicap que esta sendo usado nos Mundiais FAI, disse o Uli Schwenk...
Howgh !