quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SUL AMERICANO CHAVES PROVA 3

SUL AMERICANO 2010 PROVA 3

Sai cedo para cidade, telefonar, usar internet, já que aqui continua lenta a infra estrutura.  O dia prometia ser bem interessante.  A previsão dos meteorologistas era para base alta, ao redor de 2500-3000m, a situação bem cômoda para os pilotos sem duvida.  Nenhum sistema frontal previso para a região do campeonato para os próximos dias.

Um aparte, os nosso amigos de Rio do Sul, Germano e Emilio e Cia se foram hoje cedo, então nosso camping ficou um pouco mais vazio. Mas teremos visitas já no próximo final de semana de outros amigos que virão do Brasil para acompanhar o campeonato in loco.

Levamos o planador para pista mais cedo, hoje a classe aberta de "somente" 35 planadores decolou na frente dos 55 da classe std, que é um mundo de planadores.  Corrigida a pane de freio, não consegui fazer o setting do computador de bordo LX8000, algo deixa ele no default, e foi uma forte causa de eu ter pousado fora ontem.  Passo a acreditar mais no SeeYou que está no IPAQ, apesar de parecer mais simples funciona muito bem.

Fui o ultimo a decolar na classe aberta, e o motor não deu partida, bateria não foi corretamente carregada a noite, pois teve falha de energia no camping, que desligou os carrregadores das baterias.  Sai do chão rebocado mesmo, para na passar pelo stress de decolar no meio da classe seguinta. 

Fiz o vôo sem saber se o motor iria pegar em caso de necessidade, mais um incentivo para voar direito, e não pousar fora.  Base alta, a maioria largou a 2500m, com poucas nuvens , voamos principalmente segu9indo os fiapos de nuvens, ou até mesmo no azul.  Tivemos térmicas médias de 3m/s mais algumas com 4 e 5m/s, ou seja um dia realmente bom. 

Não acostumado a voar com bandão de planadores, fui fazendo o caminho sozinho, e trocando idéias com o Claudio Blois, que voa um ASW20 alugado do Osvaldo.  Ao mesmo tempo o "balizamento" dos inúmeros planadores ajudou uma parte da prova, até a primeira área.  Muito bacana voar junto com vários aludos, e outros muitos planadores de alta performance.

Conseguimos voar alto, e mantendo uma boa sequencia de térmicas, uma pena que a Codilheira da Ventana, próxima a Cel Pringles, não funcionou muito bem, pensei que as pedra iriam gerar fortes térmicas, mas foi o trecho mais fraco da prova, pelo menos para mim.  Cruzei várias vezes com planadores de todos os lados, o Chileno eu voou um pouco comigo, uma dupla girando térmica de 2m, em vez de andar para achar o 4m, e assim por diante.

A volta foi rápida com vento de cauda, foi influenciada pelo otimista Blois que colocou o Anel de Mc Ready em 3.5 para voltar, eu pus em 2.5, e tive a sensação de ter ido longe demais, já meio no azul.  No final cheguei 9 minutos depois, o que não é tão ruim assim.   Cruzei com uma esquadrilha de 15-20 planadores da outra classe, eu voavam prova de velocidade em circuito fechado.  Novamente o LX mostrava altura de chegada totalmente diferente do SeeYou, fiz o planeio mais conservador por ele.  A informação do Blois a minha frente do buraco azul a ser atravessado, fez a volta um pouco mais conservadora (lenta).

Cheguei alto, para pouso direto com mais 3 planadores, a 180km.h abri o trem de pousco, e a 160 o freio aerodinâmico, para diminuir a energia e pousar.  Neste campeonato rasantes são proibidos, por segurança.

A noite, nossa Chefe de Delegação, Julieta Rehn, informou que eu ganhara a prova ! Fiquei feliz, pois ontem fui um dos últimos.  Egon em 2, já está longe na frente em primeiro na nossa classe. Blois  e Schmidt em 5, Fabiano em 8 e Widmer em 10 colocação completaram os bons resultados do dia.


E agora dormir !


--
Thomas Milko

Nenhum comentário: