terça-feira, 3 de agosto de 2010

Instrumentos e Flarm

Interessante também são os instrumentos, não existe consenso cada equipe no final leva o equipamento vendido próximo de casa.  Os americanos e canadenses, além do Blois, com o Clear Nav, muito Zander também e LX8000, cujo fabricante tem um chalé no aeroclube que fica a 8km daqui (ponto de virada 099). Muitos pilotos bem treinados, isso é fácil de perceber, por outro lado muito acostumados a voar nos "paliteiros", que ainda me deixam um pouco tenso, mas bem menos que no início.   Irei fotografar alguns painéis se der tempo !

Flarm é consenso, quase todos tem, apesar de não ser obrigatório.  Ajudou muito nos dias com visibilidade reduzida quando voamos proximo a base em direção oposta, como o tempo está mais azul não faz tanta diferença.  Na térmica com 30 planadores até atrapalha um pouco, pois o alarme soa com bastante frequencia.  Mas creio ser um grande aumento na segurança, eu que era contra o uso de Flarm no Brasil, mudei de idéia totalmente.  E se fizermos uma compra em quantidade teremos um bom desconto, já conversando com o pessoal da LX, e como é instrumento aeronáutico é isento da maioria dos impostos.  

Tem o instrumento Butterfly que muitos estão usando (o Blois também tem) que é um display que mostra visualmente os outros planadores e ainda calcula a taxa de subida dos outros... aí o que acontece, um monte de gente coloca o Flarm no modulo "stealth" então por 5 minutos o Flarm não é detectado o que não é um grande problema de segurança, pois o Flarm ajuda mais quando estamos navegando, na térmica vale mesmo é olhar para fora.  
Já é possível usar um display que agrega informações do Flarm , Transponder e o futuro ADS-b, ou seja praticamente um TCAS (radar anti colisão) no pequeno painel de planador.  Para o Brasil essa pode ser uma interessante solução.  Ainda meio cara, o instrumento é fabricado pela Garrecht (Volokslogger) e outros também.  Fica assim:
- Flarm box
- TCA transponder box
- Visor LCD que pode ser Butterfly, LX, PDA, etc que consolida esses dados e temos na prática um Traffic Avoidance System bem melhor que os portáteis tipo ZAON.

Depois tem que pesquisar com calma, mas é o caminho anti colisão mesmo.

Hoje a noite palestra da OSTIV sobre segurança de vôo e novas idéias

3 comentários:

Daniel Burd disse...

Thomas, tenho lido diariamente seu blog. Continue nos alimentando. Estou na torcida!

Unknown disse...

Thomas,
Sobre os instrumentos, se possivel, identifique os links para os fabricantes. Boa Sorte e bons voos. Abraco.

Paulo Rodrigues disse...

Pratico voo livre "parapent".
E a muito tempo tenho interesse em adquirir um flarm.
Onde consigo comprar aqui no Brasile qual deve ser o preço?