sexta-feira, 29 de maio de 2015

Garmish-Partnerkirsh deu voo !!! Lugar muito bonito



Maio 26 – Garmish-Partnerkirsh

Sede da famosa Olimpíada de 1936, pré segunda guerra, ficou famosa já na época pelo belíssimo cenário alpino além da evidente propaganda do partido Nacional Socialista com um bigodudo alemão que depois faria da Europa uma bagunça danada.  A previsão estava ruim por mais alguns dias, mas mesmo assim fui para lá novamente, pois achei o lugar muito bonito, e na primeira vez não tinha conseguido voar.   

 Ciclistas nas rodovias da Áustria, presença constante

 Lindo lago de Erdsee

Lugar bacana não ?

Depois de um longo passeio em volto do lago Eibsee procurei um lugar bom para dormir.  Estacionei ao lado de um trailer que parecia meio abandonado, de um lado casas e do outro a zona rural, com a vista das nevadas montanhas.  

Não precisa entender alemão ... pra ver que em Grainau não podia estacionar

 Esse jantar foi cortesia da família alemã, que fez questão que eu levasse as sobras do almoço

Quando visitei Garmish 10 dias antes, o clima estava relativamente agradável com 20 graus de temperatura, desta vez estava garoando, e as montanhas bem brancas novamente.   Uma frente fria havia passado pelos Alpes e derrubado todas temperaturas e a volta da neve na alta montanha. Garoou grande parte da noite, mas qual não foi minha surpresa, que de manhã não parecia tão ruim assim, a previsão era péssima.  Então resolvi me arrumar rápido, e fui para o teleférico de Kreuzeck, que junto com o Wankel, são os únicos em funcionamento nesta época do ano com decolagem de parapente.   No lift avistei 2 pilotos de duplo com seus clientes, perguntei como estava, e resolvi subir (17Euros apenas ida).  Sozinho numa gondola para 8/10 pessoas foi até meio estranho.  

 Nessas passadas eu quase caí várias vezes, fui literalmente escorregando... com o parapente pesado nas costas

 Os dupleiros mostrando o caminho

Lá em cima o panorama estava um pouco diferente, ou seja totalmente branco !  Neve por todo lado, com um rastro onde as pessoas caminhavam para chegar na decolagem.  Menos de 50m após o desembarque do lift, mas na caminhada quase caí várias vezes, pois além do meu velho e macio tênis “careca”, tudo estava um pouco molhado.  Observei por um bom tempo os pilotos de duplo decolando, um fluxo constante de passageiros, pois Garmish é um dos locais mais procurados nos Alpes alemães.  

Abri meu equipamento em frente a cabana com a ilusão que iria molhar um pouco menos.  Mas quando estendi a vela na neve... vi que não teria jeito, tudo ficaria muito molhado mesmo.  Vento bem fraco, me posicionei para decolagem Alpina, ou seja de frente (para nós no Brasil), que tenho pouca experiência pois 99% das vezes a decolagem é invertida mesmo.  Saí correndo a toda velocidade, mas com falta de tração, pois meu tênis patinava na neve... Mas mesmo assim a vela subiu de forma não paralela,  e como não corrigi a tempo acabei caindo na neve alguns metros abaixo, até que foi bem macio, sem maiores problemas.   Caminhei de volta morro acima, fincando bem o calcanhar na neve, assim consegui firmar melhor meu pé no chão.  

 Brrrrrrrr frio

 Não queria molhar o equipamento novo...

 Claro que tudo ficou meio molhado...

Na segunda tentativa já havia chegado o piloto Venezuelano de tandem, que inclusiva havia voado no começo do ano em Roldanillo, mas não conversamos lá.  E ele ficou de olho na minha decolagem.  Desta vez a decolagem alpina “albatroz” foi melhor, a vela subiu de forma simétrica.  Mas depois que saí do chão vi a neve chegando muito perto, ou seja quase pousei de novo, dei uma pequena freada e passei pelo morrote, e aí sim voando em paz partindo dos 1650m acima do nível do mar, com um desnível ao redor de 1000m.  O visual do voo foi incrível, claro, estava há alguns quilômetros da montanha mais alta da Alemanha o Zugspitze.  Foi um voo super calmo, pois o céu estava bastante encoberto, mas aproveitei para filmar um pouco e aproveitar o visual.  O pouso também foi tranquilo num gramado bonito, não consegui fazer mosca, mas fiquei mesmo assim muito feliz, afinal foi meu segundo voo com esta nova vela e minha primeira decolagem na Neve, com vento fraquíssimo. 

No passeio a tarde, antes de tomar chuva, até que o sol mostrou as caras sim, visual incrível

A tarde uma longa caminhada próximo ao estádio Olimpico, com direito a subida no teleférico Eckbauer, que completará 50 anos de funcionamento ano em 2016 !!!!!  Peguei um pouco de chuva no meio do caminho, era a chegada de outra frente fria...

 Criançada com a escola no centro de Garmish




Nenhum comentário: