sexta-feira, 29 de maio de 2015

Lienz ou Liezen... ?????

Maio 27

Depois de brigar por um bom tempo para fixar a bicicleta no estranho e alto rack que veio com o motorhome, comecei a viagem para Áustria.  Estava tarde, parei em 2 postos de gasolina na rodovia após Salzburgo, mas não gostei deles.  Depois que entrei na rodovia menor não tinha local para parar e dormir.  Em Kitzbühel, estação de esqui onde fui uma vez na década de 70”com família esquiar, entrei na cidade fui parar na parte alta, e para manobrar... foi enroladíssimo.  Decidi seguir viagem, e quando vi alguns caminhões parados, parei ao lado deles, usando a sombra deles para não ser visto.  Pelo que entendi na Áustria os motorhomes tem que necessariamente dormir nos Campings, podendo sofrer multa se pararem durante a noite na rua, bem diferente da Alemanha.  Importante salientar que esta rota passa no meio dos Alpes, e minha velocidade média estava bem baixa, talvez em virtude do cansaço, pois parei quase a meia noite. 


Na entrada do tunel, neve !!!  

Nunca tinha visto esse sinal, até que minha Ducato tem algumas informações interessantes... 

Já no dia 27, pensei que levaria só mais uma hora para chegar em Lienz, mas levei quase 3h. Começou a nevar na parte mais alta da estrada, sem atrapalhar a direção, mas estrada é sinuosa e molhada, fui um pouco mais devagar mesmo.   Alguns trechos em obras, com desvios, enfim foi um trecho lento.   Mas para o policial que me parou 15km antes de chegar em Lienz, eu estava andando muito rápido.  Informou que eu trafegava a 79km/h, e como o limite na estrada era 80km, pus no piloto automático (...).  O detalhe foi que toda vez que aparece o nome de vila/cidade, a velocidade deve ser reduzida imediatamente a 50km/h e eu não sabia deste pequeno detalhe.  Na Alemanha, tem placas mostrando a redução de velocidade, enfim ajudei o governo Austríaco em 50Euros cobrados na hora, com direito a NF preenchida na minha frente.

Sempre com obras, a estrada parava por causa da mão única 

E no vale de Lienz... sol forte 

Finalmente cheguei em Lienz, feliz da vida, pois o tempo estava totalmente aberto.  Achei um pouco estranho que as árvores estavam se mexendo demais, quando abri o carro percebi... O Föehn estava soprando forte, pelo menos 50km/h.  Deixei o carro na estação de trem, e saí com a bicicleta para explorar o centro, e comprar um simcard austríaco para ter conexão com o mundo.    Na simpática praça principal wifi grátis para todos.   Mandei SMS para os amigos do RJ que estavam vindo também, mas eles também estavam atrasados devido ao transito de Munique, já eu acho que pararam lá para beber cerveja na capital da Bavária.   Tentava achar o Dió que dizia estar na rodoviária, mas como ele não tinha acesso internet ou fone local, não consegui me comunicar com ele. 

 Praça principal da simpática Lienz, com wifi gratis

 Quando mandei as coordenadas para o DIÓ... 

De bicicleta fui a 2 campings, escolhi o mais simpático e próximo do centro da cidade.  Voltei peguei o circo todo, e estacionei num ótimo local com uma vista maravilhosa para os “Lienzer Dolomiten”.  Já a simpática moça do Tourist Information me encheu de mapas, para eu caminhar ou fazer passeios de bike.  Com ajuda do whats-up com BrunoAraxá, do Brasil, passei as coordenadas de onde estava, e ele enviou via SMS para o Dio, aí descobrimos que eu estava a 200km dele !!!! Ou seja errei o o destino, talvez pelo cansaço no dia anterior, havia colocado Lienz em vez de Liezen, mas um caso de dislexia ??? Enfim, mistério resolvido, uma pena mesmo pois gostaria de encontra-los, eles que vão tentar voar parte da rota do X-Alps com resgate por terra do Dioclécio.   

 Bem estacionado no Camping Falke, o mais próximos do centro, 10min a pé 


Mas como sábado já terei de estar na Itália para o Pré-PWC em Feltre, resolvi que não compensa va voltar os 230km, sendo que já estava a menos de 200km do meu destino no norte da Itália. 

Liguei para o instrutor Bruno Girstmair, que parece ser a legenda local, e ele me deu os detalhes, sugerindo que eu chegue amanhã cedo no pouso, para vermos como está tudo, e quem sabe fazer um voo bom.  O “lounge” do pouso é muito criativo, como dá para ver pelas fotos.   Mas com a ventania que soprava (Föehn) não dava para ficar muito tempo no ar livre sem fazer exercício.


 Morrinho dos estudantes...

 Visão geral
Sacadas engraçadas 




Site do Austro Control que mostra como prever o Föehn, que nada mais é que a diferença de pressão nos 2 lados dos Alpes, o gráfico realmente bateu, pois no dia seguinte eu voei, sem vento.

Nenhum comentário: