quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Fiesch 180km

No ultimo dia do campeonato já haviam batido o record da rampa com um triângulo FAI de mais de 300 quilômetros.  Junto com o Martin que chegou apenas no meio do evento, decidimos voar no dia seguinte também.  Durante o jantar/churrasquinho, os pilotos locais me explicaram por onde poderia tentar fazer o voo, os cuidados a tomar e assim por diante.  E sem duvida foi o meu melhor voo, queria ter voado um triângulo de 200km, passando pelo mítico Matterhorn (montanha de Zermatt, ícone do país).  Mas devido a maior nebulosidade fiquei apenas no vale apelidado de Paraglider Highway, com muita gente voando nas partes mais próximas da decolagem, fui até o extremo W do vale, no Furka Pass, e depois fui para o Leste, passando Crans Montana, avistando já o Mont Blanc, deixando ao lado o aeroporto militar de Sion, e o civil também !  Avistei de longe o Lac Leman ou lago de Genebra, ou seja um visual incrível, para o meu voo de 180km, o mais longo desta viagem.

Voei 7horas com base alta, atingindo 3.800m várias vezes, um frio danado nas mãos apesar da luva de inverno.  Entrei em pedaços de montanha porque vi outros parapentes, jamais faria isso sozinho, enfim foi um voo super bacana mesmo.  E com isso fechei com chave de ouro a etapa Fiesch 2015.


O famoso Glaciar Aletsch na primeira térmica após a decolagem, um privilégio, compartilhando a térmica com uma asa delta 

Indo para o primeiro pilão, para W, voando em cima dos "Goms", dá para ver o formato de gomos de laranja mesmo, o detalhe é não ficar baixo, porque aí o vento ... 

Indo para o lado Leste, avistei o Joerg Ewald (Flytec) a bordo de seu Enzo2, que me ajudou a "entrar" um pouco mais dentro das montanhas 

Alto mas próximo das pedras, ao fundo o vale do Sion, com seu aeroporto comercial e TMA a ser evitada 

Já na volta peguei um trecho muito turubulento, com vento que quase me fez desistir, avistar este piloto com a vela Mentor 4 também voltando me deu um pouco de segurança para voar em parceria velada, e portanto continuar na volta para Fiesch 

Num vilarejo de esqui antes de contornar o morro na frente, ainda faltava uns kms para a chegada, e estava com um planeio muito apertado, apenas 100m de reserva, mas fui tocando em frente 

Passando a gondola de Fiesch, já com segurança para o planeio final 

Na aproximação para o pouso oficial com o trem passando embaixo !

Poderia ter ousado um pouco mais neste dia, pois havia mais 2h de voo, mas a falta de conhecimento detalhado da região fez eu executar um voo mais conservador, quem sabe numa próxima vez ! A roleta suiça da meteorologia nos brindou um dia fantástico, como poucos nos Alpes.

Nenhum comentário: