terça-feira, 28 de junho de 2016

Campeonato Português 2016 - Monte Alegre

 Portugal !!!!

Minha bagagem extraviada por alguns dias chegou no sábado de manhã em Lisboa e logo em seguida peguei o confortável "comboio" (trem) para o Porto, lá fui apanhado pelo Nuno da Flymaster que me deu carona.  Paramos num pequeno povoado para nos juntar a pilotos do Algarve e assistir a vitória de Portugal sobre a Croácia na Eurocopa de futebol 2016.


Fui para Monte Alegre, província de Trás os Montes a 170km ao NE da cidade do Porto na fronteira com a Espanha. A ideia era ter voado na Serra da Estrela, que possui melhor meteorologia porém, devido à exercícios militares da NATO, o espaço aéreo de toda parte leste do país foi fechado para atividades aerodesportivas.  Ao redor de 75 pilotos participam do Campeonato Português de Parapente, com cerca de 50% estrangeiros, alguns ja treinando para a etapa do mundial  PWC que será aqui próximo na semana que vem.



Inscrição efetuada, briefing de abertura no luxuoso auditório do centro esportiva do pequeno povoado de 10.000 almas demoramos bastante para subir a para decolagem. Na rampa as nuvens estávamos abaixo de nós, o vento norte trazia bastante umidade e com isso o dia demorou bastante para "arrancar". Fomos deslocados para a rampa norte e tudo foi atrasando, decolamos as 16:00 com largada 30min depois.  Claro que demorei a decolar e na abertura da janela ainda estava baixo, o vento estava muito forte tive dificuldades para subir. No contravento o progresso era pequeno, e as térmicas cisalhadas estava sempre próximas das gigantescas hélices geradoras de eletricidade. 



Por vezes tive receio de não conseguir descer para o vale para pousar e cada vez mais próximo das ameaçadoras hélices fiquei tenso. Quando peguei uma térmica melhorzinha, erroneamente passei por cima das hélices cruzando para sotavento das montanhas, voei numa linha de rotores com alguma sustentação, mas não progredi muito, e pousei praticamente parado no ar decido ao vento.



O pouso foi chato pois o vento estava forte, vegetação balançando bastante tive que acelerar para avançar um pouco, pousei quase parado num ótimo matagal.  Estava próximo da estrada de  asfalto principal, mas o meu celular português  ficou sem créditos e eu estava na Galícia (Espanha), logo o pacote de dados não funcionava.  Localizadores por satélite esquecido no hotel, escutava a fonia do resgate mas eles não me escutavam, depois de apertar muitos botões no meu pequeno rádio chinês Baofeng reverti a transmissão para High Power, aí sim consegui transmitir minha posição em coordenadas geográficas, resgate veio em menos de 30min. 

Maior distância voada foi de 30km, eu voei míseros 6km... sem comentários.  Deu tudo certo, e apesar da pequena distância fiquei feliz por estar um pouco mais confiante no vôo.

Ponto de onibus na Galícia (Espanha) onde fiquei esperando o resgate... 

Povoado de Pedrosa 

Outros pilotso reunidos esperando a partida do onibus para Monte Alegre

Nenhum comentário: