sexta-feira, 17 de junho de 2016

Islandia - Primeira Térmica ehhhhhhhh

Hoje amanheceu um pouco melhor, não chuviscava e o céu apesar de 8/8 de cobertura estava um pouco mais aberto.  Lá fomos nós encarar a subida para Burfell, caminho íngreme sobre cinzas e pedras obviamente vulcânicas, só automóveis com tração 4x4 conseguem subir, o nosso Suzuki Vitara com motorzinho meio cansado após 160.000km encarou bem a subida.  Até sol conseguimos ver no horizonte, todos super otimistas, marcaram uma fenomenal prova de 30km !!! Quase um recorde aqui no país.  Mas o sol se mandou, e na hora da decolagem, estava novamente bem encoberto, alguns decolaram e conseguiam se manter na altura da rampa.  Minha decolagem foi ótima, corri decolei, voltei para o chão umas 2 vezes, pelo desnível não ser muito grande até a ponta do penhasco de 600m acima do solo.  Como ontem fui um dos primeiros a pousar, hoje resolvi voar um pouco mais, e fiquei em cima da rampa tentando subir, e engatei na primeira térmica polar da minha vida.  Incrível com o céu totalmente encoberto, mesmo assim alguma atividade térmica.   Depois de uns 20min, parti para a super prova, consegui voar uma linha um pouco melhor e consegui voar um pouco mais que velas mais avançadas que estavam na minha frente, mas os Enzos e outras velas D foram mais longe... Foi praticamente um planeio até o chão.  

Pouco vento no meio da montanha, vulcão Hekla ao fundo, no lado esquerdo da foto um sismógrafo 

E o tempo estava assim mesmo totalmente encoberto mas conseguimos subir uns 300m acima da rampa até a base das nuvens 

E o pouso ao lado da estrada de cascalho, depois de uma siesta chegou o resgate Russo/Israelense a bordo do potente Suzuki Jimmy 

 E no posto de gasolina a minha versão Islandesa, vejam o parapente no banco de passageiros..,

 Aqui é permitido pousar nas rodovias (acho)...

 Um pouco maior que nosso Suzuki Vitara...


Nenhum comentário: