sábado, 5 de dezembro de 2009

Voo de sábado com neve

Vôo de Sábado. 400km

Após  ir ao torneiro mecanico resolver o suporte da camera fotográfica, rumei para o Aeródromo de ChosMalal.  Um novo desafio, fazer tudo sozinho, já que praticamente todos foram embora.  Cholo foi para General Roca, levando o biplace IS28, e volta hoje a noite, ele ficará como equipe do planador TO. Aqui  precisamos de ajuda para tudo, pois o vento forte, frio, baterias, oxigênio simplesmente não dá para faze tudo sozinho.



De manhã  lenticulares lindas mostravam uma onda que não deveria existir, pois a previsão do vento era outra.  Até eu decolar as 11:00 ela já tinha ido embora, em compensação excelentes térmicas de 5m/s deram um forte entusiasmo inicial para o vôo de hoje.  Aproei o deserto, ou seja lado leste pois as nuvens indicavam térmicas boas, e queria variar um pouco a paisagem. 


Formações diferentes do lado leste de Chos Malal, a caminho do Lago Barreales

Até o lago Los Barreales, bem grande com 170km2 de superfície, consegui ir bem, depois estava muito azul o céu, resolvi aproar Zapala/San Martin, voei mais uns bons quilômetros, mas vi que havia tempestades no vale principal da Cordilheira dos Andes, próximo a Zapala, resolvi voltar para ChosMalal. 


Tempo ruim em volta, um buraco para atravessar já próximo a Chos Malal

A volta foi um pouco difícil, pois as térmicas já não funcionavam tão bem, toda energia indo para as tempestades que se alastraram.  Fiquei surpreendido com a velocidade que o tempo foi mudando, no Brasil de meteorologia tropical bem umida, conheço bem o funcionamento do ciclo das frentes e chuvas isoladas, Cumulus Nimbus, etc. Mas aqui, clima temperado com Cordilheira, tudo é diferente.  Fiquei tenso porque em vários locais a base baixou bastante. 


Rio Neuquen e o tempo mudando

As precipitações eram de neve, pois a base estava a 3000m, zero graus Celsius.  Mas tudo virava virga, ou seja não chegava no solo, como aqui é muito seco, evapora antes de tocar o deserto.  Nas Montanhas certamente teremos mais neve amanhã, pois aí as nuvens praticamente encostam nelas.  Esta região é muito seca, e chove normalmente a partir de maio (junho/julho). Pela primeira vez peguei neve em voo, sem entrar em nuvem, chuviscou neve mesmo, na foi muito forte, mas o suficiente para ver no plexi do planador, como estava frio não derretia.


Base das nuvens descendo

Confesso que fiquei um pouco preocupado neste vôo principalmente com as bases baixando, e o tempo fechando em vários lugares.  Mas tinha bastante sol ainda no lado Leste, e também em áreas da Cordilheira, serviu de aprendizado meteorológico.  O tempo não fechou completamente, mesmo depois do pouso, ainda vi várias áreas ensolaradas.


Vista do céu após o pouso

 O planador precisa ser cuidado, tenho forte cheiro de gasolina na cabine, creio que existe um vazamento (novamente !!!) no tanque esquerdo, hoje fiquei até um pouco mareado pelo cheiro da gasolina da YPF  Fangio XXI (gasolina automotiva de alta octanagem).  E o freio de roda está com um ruído bem estranho, deve ser a lona gasta, mas que tem que ser verificada.  A previsão do tempo não parece ser muito boa nos próximos dias, então na segunda feira irei arrumar tudo isso.

Saturday flight


After making a new base for the camera support, I  headed to ChosMalal’s aerodrome.  A new challenge, do everything without any ground help, since nearly everyone left.  Cholo went to General Roca, to deliver the club’s two-seater IS28  and will be back tonight, he will be TO’s crew for the remainder of this trip. Here we need help for everything, due to the constant strong winds, cold, batteries, oxygen, etc etc

A nice lenticular cloud this morning showed wave that should not exist according to the wind forecast.  Until I take off at 11:00 it was gone , but excellent thermals of 5m/s gave a strong initial enthusiasm for the flight. Went to the desert (east) as the clouds showed good thermals and a new landscape is always welcome vs. the main Andes Valley.  Till Los Barreales lake the day was strong and good, but than there was very blue sky,  I decided to head to Zapala / San Martin, after a few km I decided to return home, as the storms in the main valley of the Andes were growing fast.

Returnin was a little difficult although the 20km/h South wind helped, part of the sky energy was in shade or  going to the storms that raged. I was surprised at how fast the weather changed,  in Brazil's tropical and humid weather I know the meteorological cycle of the fronts and isolated rains, Cumulus Nimbus, etc.. But here, with temperate climate, high mountains, everything is different. I became tense because in several places the cloudbase lowered more than I was comfortable with.  Rainfall was snow, as  cloud the base was at 3000m, zero degrees Celsius.  No rain touched down, virga ?. Mountains certainly will have more snow tomorrow, as the clouds just leaned on them. This region is very dry, and it rains usually from May (June / July). For the first time I got snow in flight, without entering a cloud, snow even drizzled in was very strong, but enough to see in the plexi of the glider, was cold and did not melt.

I confess I was a little worried during this flight especially with the cloud bases dropping. But there was always nice sunshine on the east side, and also in areas of the Cordillera. This day served as a weather learning process.  The weather did not deteriorate completely, even after landing, I saw several sunny areas.

The glider must be taken care of, I have a strong smell of gasoline in the cabin, I believe there is a leak (again!) in the left wing tank, I was nauseated by the smell of Super Fangio (automotive gasoline, high octane). Also the wheel brake has a loud  noise, the drum brake might need replacement of the …… (forgot the English name).  Let’s hope for the weather to improve , wave please !!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Você não sabe o orgulho que eu tenho de você.Sempre e desde sempre.Continuo acompanhando.